NOTÍCIAS/COMENTÁRIOS

 

Obra é um importante contributo para a cultura de Braga e portuguesa
A apresentação do livro ‘São Geraldo e o Milagre da Fruta’ coube ao Cónego José Marques. O capitular da Sé de Braga afirmou que a obra “inclui datas históricas, o que permite situar São Geraldo. É um contributo para divulgar São Geraldo e os seus milagres.” Por isso mesmo, salientou o cónego José Marques, “este livro é um serviço prestado à catedral, à cultura bracarense e à cultura portuguesa. O facto do Milagre da Fruta ser registado em livro é uma mais valia que enriquece a tradição histórica.”
Opinião idêntica manifestou Lídia Dias, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga. “A apresentação deste livro é um acto simbólico e importante para a preservação de valores”, disse Lídia Dias. A responsável municipal pela Cultura acrescentou que “esta obra vai levar o que é importante na história de São Geraldo às crianças”.
O Deão do Cabido da Sé de Braga, cónego José Paulo Abreu, destacou que o livro aborda São Geraldo como “uma figura simpática” e apresenta “uma história bem contada.”
Correio do Minho, 30 de Novembro de 2014

 

 

S. Geraldo e o Milagre da Fruta” está retratado em livro para as crianças, mas que os adultos também devem ler
A obra é para o editor Libório Silva «mais um contributo de “ouro sobre azul” para a valorização patrimonial bracarense», com «um enredo poeticamente escrito para atrair os mais pequenos, mas com os dados históricos e cronológicos indispensáveis, que tornam o livro de “leitura obrigatória” para os adultos». A autora Catarina Saavedra notou que este seu primeiro livro resultou de um incentivo de colegas e responsáveis da Sé de Braga para a publicação de escritos, que de outra forma teriam continuado privados e que resultam da sua «necessidade de expressar os sentimentos» em relação a um episódio que, enquanto colaboradora do Museu, contribuiu para que fosse representado desde 2004.

Este não é, contudo, um livro religioso, mas de cariz histórico, que procura contar a vida de S. Geraldo com destaque para o “Milagre da Fruta”, «um episódio que continua desconhecido de muitos bracarenses». A ilustradora Sílvia Abreu disse que este trabalho foi «a concretização de um desejo antigo», sendo a sua primeira obra inspirada no “anjo Geraldo”, que teve na vertente infantil do livro «um auxílio para os seus desenhos, que permitiu um trabalho mais realizador, tendo nas cores e na luz motivos de interesse acrescido».
Diário do Minho, 30 de Novembro de 2014

 

 

Milagre da Fruta celebrado com representação e livro
Na Sé de Braga há a tradição de, no dia 5 de dezembro, ornamentar o altar da bonita Capela de S. Geraldo com fruta fresca, um gesto que remete para o chamado Milagre da Fruta, associado a S. Geraldo.
Conscientes da importância e da riqueza do património material e imaterial da cidade de Braga as autoras decidiram reescrever a história do Milagre da Fruta, dando a conhecer esta tradição.
Diário do Minho, 22 de novembro de 2014
 

 
 
S. Geraldo e o Milagre da Fruta
Autora: Catarina Saavedra
Ilustração: Sílvia Abreu
Págs.: 64
ISBN: 978-989-615-198-0
1ª Edição: Nov/2014
PVP: 12,20 EUR
 

 

 Copyright ©2014, www.centroatlantico.pt  | Tel. 808 20 22 21 | Tel. +351  252  371 925

     Centro Atlântico, Lda.