Dupla de livros "I Love Braga" revela janelas, batentes e azulejos de Braga.
As obras complementares "I Love Braga - Janelas, Batentes e Azulejos" e "Colorir I Love Braga" foram ontem apresentadas, no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa. Presentes na apresentação das obras, os autores Libório Manuel Silva e Sílvia Abreu, salientaram que o principal objectivo é convidar os bracarenses a viver a cidade e ver um conjunto de pormenores como os batentes, as janelas e azulejos, «que estão disponíveis a qualquer hora do dia, sem qualquer restrição de entrada, nem de horário.
Durante a sessão, o vereador do Património da Câmara de Braga, Miguel Bandeira, definiu a obra como «um contributo de excelência para a divulgação e reconhecimento da diversidade do património de Braga».

Diário do Minho, 15 de Novembro de 2015
 

 

A cidade em fachadas
Revelar o que nas cidades está à vista mas raramente se observa é o objetivo do livro 'I Love Braga - Janelas, Batentes e Azulejos'. Esta edição da Centro Atlântico, com fotografias a cores de Libório Manuel Silva, conta um pouco a história da cidade de Braga a partir das suas fachadas.
...
A reboque deste livro foi também editada uma versão para colorir. As ilustrações, baseadas no outro livro, são de Sílvia Abreu.

Evasões, 25 de Dezembro de 2015

 

 

Livro convida a passeio por janelas, batentes e azulejos de Braga

‘I Love Braga - Janelas, Batentes e Azulejos’ - é o mais recente livro de Libório Manuel da Silva, que nos convida a um visita por estes fragmentos da história da cidade, “sem quaisquer restrições físicas ou de horários”. O livro foi apresentado ontem, no Museu D. Diogo de Sousa, pelo vereador da Câmara Municipal de Braga, Miguel Bandeira, que assina o prefácio.
Depois de um trabalho exaustivo, que abrangeu as principais ruas do centro da cidade, Libório Manuel Silva, procurou os batentes antigos ainda existentes em algumas portas, tendo registado mais de 30. Se os batentes estão em vias de extinção, o mesmo não se pode dizer em relação às janelas.
“Braga tem centenas de belas janelas. A dificuldade foi representá-las através de um conjunto, também à volta de 30”, diz o autor.
...
A complementar esta obra histórica está também o livro ‘Colorir Braga’, da autoria de Sílvia Abreu, que convida também os cidadãos a participar activamente na apreciação deste património. O livro, que complementa o primeiro, apresenta um conjunto de pormenores -janelas, batentes e especialmente os padrões de azulejos - em traço para os interessados poderem pintar a seu gosto. “O livro apresenta réplicas dos azulejos, batentes e janelas que as pessoas, adultos ou crianças, podem colorir”, diz Sílvia Abreu.

Correio do Minho, 15 de Novembro de 2015
 

 

Centro Atlântico convida a conhecer e a pintar as janelas, batentes e azulejos de Braga

Diário Digital, 12 de Novembro de 2015
 

 

É dentro do universo real e, simultaneamente, imaginário, das janelas, dos batentes e dos azulejos, da cidade de Braga, agora convocados sob rigor da objectiva de Libório Manuel Silva que se recria uma cosmologia imprevista. Mais do que um coleccionador de objectos, um arquivista de temas urbanos, as séries fotográficas que o fotógrafo agora capta traduzem o trabalho persistente de um hermeneuta da cidade. Ele próprio, no seu labor, um mediador entre o espaço público e o mundo privado, entre o reconhecimento do valor patrimonial e artístico e a concessão, a sensibilização para a tolerância de uma demanda que a todos nos deslumbra.

Miguel Sopas de Melo Bandeira - geógrafo e doutor em Geografia Humana. Professor Associado no Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

Vereador dos Pelouros de Regeneração Urbana, Património, Ligação à Universidade e Planeamento, Ordenamento e Urbanismo da Câmara Municipal de Braga.

 
I Love Braga – Janelas, Batentes e Azulejos 

 

Colorir I Love Braga – Janelas, Batentes e Azulejos

 

 

 Copyright ©2015, www.centroatlantico.pt  | Tel. 808 20 22 21

     Centro Atlântico, Lda.