53 segredos da cidade
Apresenta-se como um «livro de redescoberta», que chama a atenção para os pormenores, o património e os caminhos esquecidos numa cidade sobre a qual parece já sabermos tudo.

Evasões, 13 de novembro de 2015

 

A cidade onde nasceu Portugal tem segredos (bem) contados.
Guimarães guarda muitos ângulos inesperados à espera de uma nova visita. Que o diga Samuel Silva, que acaba de lançar um livro recheado de muitas pistas.
Foi ele quem nos guiou neste regresso à cidade.
Podia-se esperar que, de Guimarães, já não houvesse muito de surpreendente a contar. Como se espera numa cidade mitificada como berço de um país, o normal seria que estivesse tudo dito, escrito e reescrito, mas Samuel Silva, que por acaso é jornalista do PÚBLICO mas, não por acaso, é vimaranense, decidiu procurar algo mais. Algo mais que, na verdade, sempre, ou quase sempre, esteve aqui, mas no qual nós simplesmente teimamos em não reparar, ou que, às vezes, não nos é dado a ver, a menos que saibamos que existe.
Agora já não temos desculpa.

Público, 5 de Dezembro de 2015
 

 

São mais de 50 os segredos de Guimarães que Samuel Silva, jornalista do Público, e a lente do fotógrafo José Caldeira revelam no livro “Guimarães Top-Secret: Segredos de Guimarães.” Editado pela Centro Atlântico, o livro foi apresentado no passado dia 7 deste mês, no Museu de Alberto Sampaio, pelo doutor António Amaro das Neves.
Desde o património construído, aos ícones mais modernos da cidade até à gastronomia, o objetivo é levar vimaranenses e visitantes curiosos a conhecer verdadeiramente a cidade através do olhar atento dos dois autores – naturais de Guimarães e apaixonados pela cidade que habitam. O livro escrito para “cabeças no ar” é também um desafio aos leitores: fazerem eles próprios novas descobertas.
“Guimarães Top-Secret: Segredos de Guimarães” distancia-se dos habituais pontos referenciados nos guias turísticos e, refere Samuel Silva, “entra em portas desconhecidas, em lugares que nem eu nem o José Caldeira sonhávamos que existissem na nossa cidade”.

O Conquistador, 27 de Novembro de 2015
 

 

 

Mais de 50 segredos de Guimarães revelados em livro
Ao longo das 100 páginas do livro, o jornalista do Público, Samuel Silva e o fotógrafo José Caldeira revelam mais de meia centena de segredos que se escondem na cidade, num processo de redescoberta do município de onde os dois autores são naturais.

7 de Novembro de 2015, Fugas, Público
 

 

 

"Segredos de Guimarães" revelados em livro
O jornalista Samuel Silva coordena edição que conta segredos e histórias improváveis da cidade.
São os segredos de Guimarães vertidos em livro.
Guimarães Top Secret é o nome de um trabalho coordenado por Samuel Silva e que é este Sábado apresentado na cidade vimaranense. O jornalista aliou-se ao fotógrafo José Caldeira e juntos percorreram a cidade em busca daquilo que poucos sabem.
São segredos, lugares improváveis e histórias “fantásticas” num volume que revela mais de 50 segredos da cidade. Samuel Silva assume que o objectivo é contar boas histórias, conhecendo a sua cidade-mãe... Guimarães. “É uma espécie de guia-alternativo da cidade. Tentamos contar boas histórias de locais por onde passamos com alguma frequência. Apontamos a pormenores que passam despercebidos e desvendamos locais que habitualmente estão fechados”, adianta à RUM o coordenador deste trabalho.
Samuel Silva assume que este é “um livro para turistas, mas atractivo para os vimaranenses”. O jornalista afirma que se pretendeu esse equilíbrio ao longo de toda a obra. “O objectivo era fazer a ponte entre um olhar diferente para as coisas por onde passamos todos os dias e os pormenores de locais que são uma mais-valia do ponto de vista turístico na cidade”, sustenta. Samuel Silva dá o exemplo da Igreja da Oliveira para explicar essa tendência espelhada no livro: “Não deixamos de sugerir a quem não é de Guimarães que entre na Igreja da Oliveira, mas o que fazemos não é contar a história da igreja, mas sim de um túmulo, praticamente desconhecido, que fica por baixo da torre, numa zona muito pouco iluminada”.
Nascido em Guimarães, o escritor surpreendeu-se muitas vezes ao longo dos últimos meses. “Quer eu, quer o José Caldeira achávamos que conhecíamos a cidade. A ideia era fazer uma lista de 30 segredos mas chegamos aos 53 porque nos fomos surpreendendo ao longo das descobertas”, assume.
Este é um trabalho que resulta da pesquisa, mas, acima de tudo, de muita conversa. “Isso foi o que mais prazer me deu. As pessoas com quem falei iam sugerindo conversas com outras pessoas. A conversa foi a base deste trabalho. Este é um trabalho que resulta de uma sedimentação. Aos poucos foram-se construindo camadas para chegar a este produto final”, esclarece Samuel Silva.

RUM, 6 de Novembro de 2015

 

 

 
Guimarães Top-Secret: Segredos de Guimarães
Texto e Coordenação: Samuel Silva
Fotografia: José Caldeira
Págs: 100
ISBN: 978-989-615-205-5
1.ª Edição: Nov/2015
PVP: 14,00 EUR
 

 Copyright ©2015, www.centroatlantico.pt  | Tel. 808 20 22 21

     Centro Atlântico, Lda.