Introdução
O C# é a linguagem de programação mais importante para o
desenvolvimento de aplicações na plataforma .NET e uma das mais importantes da
actualidade. É uma linguagem totalmente orientada aos objectos com um conjunto
de características avançadas, disponibilizando uma elevada reusabilidade e
eficiência na escrita de programas modernos e sofisticados. Paralelamente, o C#
é uma linguagem com uma sintaxe semelhante ao C/C++ e ao Java sendo, portanto,
uma das linguagens mais populares, simplificando determinados aspectos que
anteriormente limitavam a generalização das linguagens de programação.
Para quem se quer iniciar ou aperfeiçoar no fascinante e divertido mundo da
programação, nomeadamente abordando conceitos como a programação orientada aos
objectos e a programação para o Windows, a versão Visual C# 2005 Express é a
mais eficaz de sempre, oferecendo, simultaneamente, uma extrema facilidade de
programação para iniciados e ferramentas poderosas para programadores mais
avançados. Resumindo, nunca houve melhor altura para aprender a programar.
Organizado em três partes, com um total de dezoito capítulos, este livro aborda
a programação de computadores através do Visual C# 2005 Express Edition
(ferramenta grátis), vocacionada para alunos, principiantes na programação e
para todos os que sempre pensaram que a programação só era acessível a
profissionais. Se possui pouca ou mesmo nenhuma experiência de programação, ou
então se já é programador mas não tem experiência no desenvolvimento de software
em C# e para ambientes gráficos, então este é definitivamente o livro para si.
Depois de uma primeira parte introdutória ao Visual C# 2005 Express, aprenda, ou
relembre, os conceitos da programação – variáveis, operadores, strings,
estruturas de decisão e de repetição, subprogramas, tratamento de erros e, por
último, mas não menos importante, conceitos da programação orientada aos objectos
– de forma simples e seguindo, passo-a-passo, os vários projectos no seu
computador. A terceira parte apresenta a criação de diversas aplicações com
interface profissional para o Windows, incluindo um jogo, um editor de texto
simples, um navegador (Web browser) e exemplos de acesso a bases de dados em SQL
Server 2005 Express, ao mesmo tempo que ilustra o funcionamento dos diversos
controlos e a sua programação com o Visual C# 2005 Express.
Índice
PREFÁCIO
Introdução
Público-alvo e pré-requisitos
Características principais
Convenções usadas
Visão geral e Organização
Código dos Projectos em
Visual C#
SOBRE O AUTOR
Agradecimentos e Dedicatória
PARTE I: INTRODUÇÃO E VISÃO GERAL |
1 |
INTRODUÇÃO AO MICROSOFT
VISUAL
C# 2005 EXPRESS
|
1.1 |
|
Visual C# 2005 Express Edition |
|
1.1.1 |
Características Principais |
|
1.1.2 |
Instalação e Configuração |
|
1.1.3 |
Plataforma .NET |
1.2 |
|
O Ambiente de Desenvolvimento Integrado |
|
1.2.1 |
Barra de Menus |
|
1.2.2 |
Barras de Ferramentas |
|
1.2.3 |
As Janelas do IDE |
1.3 |
|
Resumo |
1.4 |
|
Exercícios |
2 |
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE
COMPUTADORES |
2.1 |
|
Programação de Computadores |
2.2 |
|
Uma Máquina Programável: o Computador |
2.3 |
|
Visão do Utilizador |
2.4 |
|
Visão do Programador |
2.5 |
|
Resumo |
2.6 |
|
Exercícios |
3 |
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO EM
VISUAL C# |
3.1 |
|
Iniciar, Guardar e Fechar Projectos |
3.2 |
|
Primeira Aplicação de Consola |
3.3 |
|
Primeira Aplicação Windows |
3.4 |
|
Interacção com o Utilizador |
3.5 |
|
Palavras Reservadas |
3.6 |
|
Introdução ao "Debugging" |
3.7 |
|
Introdução ao Help |
3.8 |
|
Resumo |
3.9 |
|
Exercícios |
PARTE II: CONCEITOS DA PROGRAMAÇÃO
VISUAL C# |
4 |
TIPOS DE DADOS,
VARIÁVEIS E EXPRESSÕES |
4.1 |
Tipos de Dados e Operações Primitivas |
|
4.1.1 |
Tipos de Dados Numéricos |
|
4.1.2 |
Tipos de Dados de Texto |
|
4.1.3 |
Tipos de Dados Lógicos |
|
4.1.4 |
Outros Tipos de Dados |
|
4.1.5 |
Resumo de Tipos de Dados |
4.2 |
|
Variáveis |
4.3 |
|
Operador Atribuição e Expressões |
4.4 |
|
Conversão entre Tipos de Dados |
4.5 |
|
Precedência de Operadores e Avaliação de Expressões |
4.6 |
|
Resumo |
4.7 |
|
Exercícios |
5 |
OPERADORES DA PROGRAMAÇÃO |
5.1 |
Operadores Aritméticos |
5.2 |
Operadores Relacionais e Introdução às Condições |
5.3 |
Operadores Lógicos e Condições Compostas |
5.4 |
Operadores de Atribuição |
5.5 |
Introdução às Funções pré-definidas |
5.6 |
Precedência e Associatividade dos Operadores |
5.7 |
Resumo |
5.8 |
Exercícios |
6 |
MANIPULAÇÃO DE TEXTO: STRINGS |
6.1 |
|
Informação sobre Caracteres |
6.2 |
|
Operações com Strings |
6.3 |
|
Comparação de Strings |
6.4 |
|
Funções Pré-Definidas |
|
6.4.1 |
Funções Básicas |
|
6.4.2 |
Outras Funções |
6.5 |
|
A Classe StringBuilder |
6.6 |
|
Resumo |
|
6.7 |
|
Exercícios |
7 |
ESTRUTURAS BÁSICAS
DA PROGRAMAÇÃO |
7.1 |
|
Estruturas de Decisão |
|
7.1.1 |
Introdução às Estruturas de Decisão |
|
7.1.2 |
A Declaração if...else |
|
7.1.3 |
Alternativas Múltiplas:
else if |
|
7.1.4 |
Declarações if...else Encadeadas |
|
7.1.5 |
A Declaração switch |
7.2 |
|
Estruturas de Repetição |
|
7.2.1 |
Introdução às Estruturas de Repetição (ou Ciclos) |
|
7.2.2 |
Ciclo for |
|
7.2.3 |
Ciclos
foreach |
|
7.2.4 |
Ciclos
while e do...while |
|
7.2.5 |
Conceito de Iteração, Contador e Acumulador |
|
7.2.6 |
Ciclos Encadeados |
|
7.2.7 |
Ciclos Infinitos |
7.3 |
|
Resumo |
7.4 |
|
Exercícios |
8 |
ESTRUTURAS DE DADOS
COMPOSTAS |
8.1 |
Vectores |
8.1.1 |
Declaração e Manipulação de Vectores |
8.1.2 |
Vectores e Ciclos |
8.1.3 |
Métodos Pré-Definidos |
8.2 |
Matrizes |
8.3 |
Enumerações |
8.4 |
Resumo |
8.5 |
Exercícios |
9 |
SUBPROGRAMAS OU PROCEDIMENTOS |
9.1 |
|
Dividir, Reutilizar e Abstrair |
9.2 |
|
Procedimentos definidos pelo Programador |
9.3 |
|
Funções definidas pelo Programador |
9.4 |
|
Escolha de Nomes de Métodos |
9.5 |
|
Correspondência Argumentos-Parâmetros |
9.6 |
|
Mecanismo de
Passagem de Parâmetros |
9.7 |
|
Resumo |
9.8 |
|
Exercícios |
10 TRATAMENTO DE ERROS E
DEBUGGING |
10.1 |
Tipos de Erros |
10.1.1 |
Erros de Sintaxe |
10.1.2 |
Erros de Lógica |
10.1.3 |
Erros de Execução |
10.2 |
Projecto em Visual C# |
10.3 |
Listagem de Erros de Sintaxe Comuns |
10.4 |
Resumo |
10.5 |
Exercícios |
11 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA AOS
OBJECTOS |
11.1 |
Introdução |
11.2 |
Conceitos Básicos |
11.2.1 |
Classes e Objectos |
11.2.2 |
Níveis de Acesso |
11.2.3 |
Propriedades |
11.2.4 |
Métodos |
11.2.5 |
Membros Estáticos |
11.2.6 |
Construtores |
11.2.7 |
Overloading de Métodos |
11.2.8 |
Overloading de Operadores |
11.2.9 |
Classes Parciais |
11.2.10 |
Classes Selada |
11.3 |
Resumo |
11.4 |
Exercícios |
12 TÉCNICAS
AVANÇADAS DE OOP
|
12.1 |
|
Encapsulamento |
12.2 |
|
Herança |
12.3 |
|
Polimorfismo |
|
12.3.1 |
Membros Virtuais e Redefinição de Métodos |
12.4 |
|
Comentários XML |
12.5 |
|
Ferramentas OOP do Visual Studio |
|
12.5.1 |
A Janela Class View |
|
12.5.2 |
O Object Browser |
12.6 |
|
Resumo |
12.7 |
|
Exercícios |
PARTE III: CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES EM VISUAL C# |
13 CONSTRUÇÃO
DA INTERFACE
GRÁFICA
|
13.1 |
|
A Caixa de Ferramentas (Toolbox) |
13.2 |
|
Visão Geral dos Controlos mais Comuns |
|
13.2.1 |
Aba Common Controls |
|
13.2.2 |
Aba Containers |
|
13.2.3 |
Aba Menus & Toolbars |
13.3 |
|
Desenho da GUI: Apresentação de Boas Práticas |
13.4 |
|
Propriedades |
13.5 |
|
Projecto em Visual C#: Gestão de Filmes |
|
13.5.1 |
Desenho da Interface Gráfica |
13.6 |
|
Especificar a Ordem dos Tabs |
13.7 |
|
Posicionamento dos Controlos no
Form |
13.8 |
|
Resumo |
13.9 |
|
Exercícios |
14 CONSTRUÇÃO
DE UM JOGO:
ADIVINHA O NÚMERO |
14.1 |
Antevisão do Projecto |
14.2 |
Controlos Utilizados |
14.3 |
Controlos
Radio Button, CheckBox e
GroupBox |
14.4 |
Controlos ListBox e
ComboBox |
14.5 |
Controlos
NumericUpDown e ToolTip
|
14.6 |
Projecto em Visual C#: Jogo ‘Adivinha o número’ |
14.6.1 |
Desenho da Interface Gráfica |
14.6.2 |
Adicionar Código aos Eventos |
14.7 |
Resumo |
14.8 |
Exercícios |
15 CRIAÇÃO
DE UM EDITOR
DE TEXTO
|
15.1 |
Antevisão do Projecto |
15.2 |
Caixas de Diálogo Pré-Definidas |
15.3 |
Caixa de Diálogo MessageBox |
15.3.1 |
Botões disponíveis |
15.3.2 |
Ícones disponíveis |
15.3.3 |
Botão por omissão |
15.3.4 |
Valor retornado |
15.3.5 |
Exemplos de Utilização |
15.4 |
Caixa de Diálogo
ColorDialog |
15.5 |
Caixa de Diálogo
FontDialog |
15.6 |
Caixas de Diálogo
OpenFileDialog e
SaveFileDialog |
15.7 |
Projecto em Visual C#: Bloco de Notas |
15.7.1 |
Desenho da Interface Gráfica |
15.7.2 |
Adicionar Código aos Eventos |
15.7.3 |
Explicação do Código |
15.8 |
Resumo |
15.9 |
Exercícios |
16 CONSTRUÇÃO
DE UM WEB
BROWSER |
16.1 |
Antevisão do Projecto |
16.2 |
Controlos Utilizados |
16.3 |
Projecto em Visual C#: Web Browser
|
16.3.1 |
Adicionar uma Barra de Menus |
16.3.2 |
Adicionar e Chamar uma Janela Ajuda > Sobre |
16.3.3 |
Adicionar outros Controlos |
16.3.4 |
Configurar o Controlo ToolStrip |
16.3.5 |
Configurar o Controlo StatusStrip |
16.3.6 |
Inserir o Código para Navegar em Múltiplas Abas |
|
Navegar pela primeira vez |
|
Adicionar mais Opções de Menu |
|
Adicionar um Menu de Contexto |
16.4 |
Resumo |
16.5 |
Exercícios |
17 ACESSO
A BASES
DE DADOS
|
17.1 |
Antevisão do Projecto |
17.2 |
Conceitos, Regras e Terminologia básica |
17.3 |
Componentes de Acesso a Bases de Dados |
17.4 |
Projecto em Visual C#: Gestão de Contactos |
|
Criar uma Base de Dados |
17.4.2 |
Ligar uma Aplicação a uma Base de Dados |
17.4.3 |
Visualizar Dados |
17.4.4 |
Actualizar Dados |
17.5 |
Resumo |
17.6 |
Exercícios |
18 GESTÃO DE BASES DE
DADOS
COM O SQL SERVER
|
MANAGEMENT STUDIO
EXPRESS |
18.1 |
Instalação do SSMSE CTP |
18.2 |
Criar uma Base de Dados |
18.3 |
Criar Consultas e Vistas |
18.4 |
Acesso à Base de Dados |
18.5 |
Resumo |
18.6 |
Exercícios |
ANEXO I: PROGRAMAÇÃO
EM C# |
ANEXO II: RESUMO
DOS CONTROLOS DO WINDOWS |
Autor
Vítor Emanuel Pereira é Professor Auxiliar na Universidade Lusíada,
onde se tem dedicado a nível de docência e de investigação.
Possui uma licenciatura em Informática/Matemáticas Aplicadas e é mestre e doutor
pela Universidade de Cranfield (Inglaterra).
Tem participado em diversos projectos de I&D nacionais e supervisionou vários
projectos em colaboração com organizações nacionais e internacionais. Lecciona,
ao nível de cursos de licenciatura, as disciplinas Programação de Computadores,
Microprocessadores e Bases de Dados.
É autor, nesta mesma colecção, do livro O Guia
Prático do Visual Basic 2005 Express.
Os seus interesses incluem a Engenharia de Software e os Sistemas de Informação.
O seu passatempo preferido é a Astronomia.
Comentários dos Leitores
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