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O Guia Prático do Visual C# 2005 Express
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O Guia Prático do Visual C# 2005 Express
 Autor: Vítor Pereira
 Páginas: 568
 ISBN:
989-615-030-3
 Edição: Set/2006
 Colecção: Tecnologias
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O C# é a linguagem de programação mais importante para o desenvolvimento de aplicações na plataforma .NET e uma das mais importantes da actualidade.
 

Introdução

O C# é a linguagem de programação mais importante para o desenvolvimento de aplicações na plataforma .NET e uma das mais importantes da actualidade. É uma linguagem totalmente orientada aos objectos com um conjunto de características avançadas, disponibilizando uma elevada reusabilidade e eficiência na escrita de programas modernos e sofisticados. Paralelamente, o C# é uma linguagem com uma sintaxe semelhante ao C/C++ e ao Java sendo, portanto, uma das linguagens mais populares, simplificando determinados aspectos que anteriormente limitavam a generalização das linguagens de programação.

Para quem se quer iniciar ou aperfeiçoar no fascinante e divertido mundo da programação, nomeadamente abordando conceitos como a programação orientada aos objectos e a programação para o Windows, a versão Visual C# 2005 Express é a mais eficaz de sempre, oferecendo, simultaneamente, uma extrema facilidade de programação para iniciados e ferramentas poderosas para programadores mais avançados. Resumindo, nunca houve melhor altura para aprender a programar.

Organizado em três partes, com um total de dezoito capítulos, este livro aborda a programação de computadores através do Visual C# 2005 Express Edition (ferramenta grátis), vocacionada para alunos, principiantes na programação e para todos os que sempre pensaram que a programação só era acessível a profissionais. Se possui pouca ou mesmo nenhuma experiência de programação, ou então se já é programador mas não tem experiência no desenvolvimento de software em C# e para ambientes gráficos, então este é definitivamente o livro para si.

Depois de uma primeira parte introdutória ao Visual C# 2005 Express, aprenda, ou relembre, os conceitos da programação – variáveis, operadores, strings, estruturas de decisão e de repetição, subprogramas, tratamento de erros e, por último, mas não menos importante, conceitos da programação orientada aos objectos – de forma simples e seguindo, passo-a-passo, os vários projectos no seu computador. A terceira parte apresenta a criação de diversas aplicações com interface profissional para o Windows, incluindo um jogo, um editor de texto simples, um navegador (Web browser) e exemplos de acesso a bases de dados em SQL Server 2005 Express, ao mesmo tempo que ilustra o funcionamento dos diversos controlos e a sua programação com o Visual C# 2005 Express.


Índice

PREFÁCIO
Introdução
Público-alvo e pré-requisitos
Características principais
Convenções usadas
Visão geral e Organização
Código dos Projectos em Visual C#

SOBRE O AUTOR
Agradecimentos e Dedicatória

PARTE I: INTRODUÇÃO E VISÃO GERAL
1 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT VISUAL C# 2005 EXPRESS
1.1   Visual C# 2005 Express Edition

1.1.1

Características Principais

1.1.2

Instalação e Configuração

1.1.3

Plataforma .NET
1.2 O Ambiente de Desenvolvimento Integrado

1.2.1

Barra de Menus

1.2.2

Barras de Ferramentas

1.2.3

As Janelas do IDE
1.3 Resumo
1.4 Exercícios
2 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
2.1   Programação de Computadores
2.2 Uma Máquina Programável: o Computador
2.3 Visão do Utilizador
2.4   Visão do Programador
2.5 Resumo
2.6 Exercícios

3 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO EM VISUAL C#
3.1   Iniciar, Guardar e Fechar Projectos
3.2 Primeira Aplicação de Consola
3.3 Primeira Aplicação Windows
3.4 Interacção com o Utilizador
3.5 Palavras Reservadas
3.6   Introdução ao "Debugging"
3.7 Introdução ao Help
3.8 Resumo
3.9   Exercícios
PARTE II: CONCEITOS DA PROGRAMAÇÃO VISUAL C#
4 TIPOS DE DADOS, VARIÁVEIS E EXPRESSÕES
4.1 Tipos de Dados e Operações Primitivas

4.1.1

Tipos de Dados Numéricos

4.1.2

Tipos de Dados de Texto

4.1.3

Tipos de Dados Lógicos

4.1.4

Outros Tipos de Dados

4.1.5

Resumo de Tipos de Dados
4.2 Variáveis
4.3 Operador Atribuição e Expressões
4.4 Conversão entre Tipos de Dados
4.5 Precedência de Operadores e Avaliação de Expressões
4.6 Resumo
4.7 Exercícios
5 OPERADORES DA PROGRAMAÇÃO
5.1 Operadores Aritméticos
5.2 Operadores Relacionais e Introdução às Condições
5.3 Operadores Lógicos e Condições Compostas
5.4 Operadores de Atribuição
5.5 Introdução às Funções pré-definidas
5.6 Precedência e Associatividade dos Operadores
5.7 Resumo
5.8 Exercícios
6 MANIPULAÇÃO DE TEXTO: STRINGS
6.1 Informação sobre Caracteres
6.2 Operações com Strings
6.3 Comparação de Strings
6.4 Funções Pré-Definidas

6.4.1

Funções Básicas

6.4.2

Outras Funções
6.5 A Classe StringBuilder
6.6 Resumo
6.7   Exercícios
7 ESTRUTURAS BÁSICAS DA PROGRAMAÇÃO
7.1 Estruturas de Decisão

7.1.1

Introdução às Estruturas de Decisão

7.1.2

A Declaração if...else

7.1.3

Alternativas Múltiplas: else if

7.1.4

Declarações if...else Encadeadas

7.1.5

A Declaração switch
7.2 Estruturas de Repetição

7.2.1

Introdução às Estruturas de Repetição (ou Ciclos)

7.2.2

Ciclo for

7.2.3

Ciclos foreach

7.2.4

Ciclos while e do...while

7.2.5

Conceito de Iteração, Contador e Acumulador

7.2.6

Ciclos Encadeados

7.2.7

Ciclos Infinitos
7.3 Resumo
7.4 Exercícios
8 ESTRUTURAS DE DADOS COMPOSTAS
8.1 Vectores

8.1.1

Declaração e Manipulação de Vectores

8.1.2

Vectores e Ciclos

8.1.3

Métodos Pré-Definidos
8.2 Matrizes
8.3 Enumerações
8.4 Resumo
8.5 Exercícios
9 SUBPROGRAMAS OU PROCEDIMENTOS
9.1   Dividir, Reutilizar e Abstrair
9.2 Procedimentos definidos pelo Programador
9.3 Funções definidas pelo Programador
9.4 Escolha de Nomes de Métodos
9.5   Correspondência Argumentos-Parâmetros
9.6 Mecanismo de Passagem de Parâmetros
9.7 Resumo
9.8   Exercícios
10 TRATAMENTO DE ERROS E DEBUGGING
10.1 Tipos de Erros

10.1.1

Erros de Sintaxe

10.1.2

Erros de Lógica

10.1.3

Erros de Execução
10.2 Projecto em Visual C#
10.3 Listagem de Erros de Sintaxe Comuns
10.4 Resumo
10.5 Exercícios
11 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA AOS OBJECTOS
11.1 Introdução
11.2 Conceitos Básicos

11.2.1

Classes e Objectos

11.2.2

Níveis de Acesso

11.2.3

Propriedades

11.2.4

Métodos

11.2.5

Membros Estáticos

11.2.6

Construtores

11.2.7

Overloading de Métodos

11.2.8

Overloading de Operadores

11.2.9

Classes Parciais

11.2.10

Classes Selada
11.3 Resumo
11.4 Exercícios
12 TÉCNICAS AVANÇADAS DE OOP
12.1   Encapsulamento
12.2 Herança
12.3 Polimorfismo

12.3.1 Membros Virtuais e Redefinição de Métodos
12.4 Comentários XML
12.5 Ferramentas OOP do Visual Studio
12.5.1 A Janela Class View
12.5.2 O Object Browser
12.6 Resumo
12.7 Exercícios
PARTE III: CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES EM VISUAL C#
13 CONSTRUÇÃO DA INTERFACE GRÁFICA
13.1   A Caixa de Ferramentas (Toolbox)
13.2 Visão Geral dos Controlos mais Comuns

 

13.2.1 Aba Common Controls

13.2.2 Aba Containers

13.2.3 Aba Menus & Toolbars
13.3   Desenho da GUI: Apresentação de Boas Práticas
13.4 Propriedades
13.5 Projecto em Visual C#: Gestão de Filmes

 

13.5.1 Desenho da Interface Gráfica
13.6   Especificar a Ordem dos Tabs
13.7 Posicionamento dos Controlos no Form
13.8 Resumo
13.9   Exercícios
14 CONSTRUÇÃO DE UM JOGO: ADIVINHA O NÚMERO
14.1 Antevisão do Projecto
14.2 Controlos Utilizados
14.3 Controlos Radio Button, CheckBox e GroupBox
14.4 Controlos ListBox e ComboBox
14.5 Controlos NumericUpDown e ToolTip
14.6 Projecto em Visual C#: Jogo ‘Adivinha o número’

14.6.1

Desenho da Interface Gráfica

14.6.2

Adicionar Código aos Eventos
14.7 Resumo
14.8 Exercícios
15 CRIAÇÃO DE UM EDITOR DE TEXTO
15.1 Antevisão do Projecto
15.2 Caixas de Diálogo Pré-Definidas
15.3 Caixa de Diálogo MessageBox

15.3.1

Botões disponíveis

15.3.2

Ícones disponíveis

15.3.3

Botão por omissão

15.3.4

Valor retornado

15.3.5

Exemplos de Utilização
15.4 Caixa de Diálogo ColorDialog
15.5 Caixa de Diálogo FontDialog
15.6 Caixas de Diálogo OpenFileDialog e SaveFileDialog
15.7 Projecto em Visual C#: Bloco de Notas

15.7.1

Desenho da Interface Gráfica

15.7.2

Adicionar Código aos Eventos

15.7.3

Explicação do Código
15.8 Resumo
15.9 Exercícios
16 CONSTRUÇÃO DE UM WEB BROWSER
16.1 Antevisão do Projecto
16.2 Controlos Utilizados
16.3 Projecto em Visual C#: Web Browser

16.3.1

Adicionar uma Barra de Menus

16.3.2

Adicionar e Chamar uma Janela Ajuda > Sobre

16.3.3

Adicionar outros Controlos

16.3.4

Configurar o Controlo ToolStrip

16.3.5

Configurar o Controlo StatusStrip

16.3.6

Inserir o Código para Navegar em Múltiplas Abas

Navegar pela primeira vez

Adicionar mais Opções de Menu

Adicionar um Menu de Contexto
16.4 Resumo
16.5

Exercícios

17 ACESSO A BASES DE DADOS
17.1 Antevisão do Projecto
17.2 Conceitos, Regras e Terminologia básica
17.3 Componentes de Acesso a Bases de Dados
17.4 Projecto em Visual C#: Gestão de Contactos

Criar uma Base de Dados

17.4.2

Ligar uma Aplicação a uma Base de Dados

17.4.3

Visualizar Dados

17.4.4

Actualizar Dados
17.5 Resumo
17.6

Exercícios

18 GESTÃO DE BASES DE DADOS COM O SQL SERVER
MANAGEMENT STUDIO EXPRESS
18.1 Instalação do SSMSE CTP
18.2 Criar uma Base de Dados
18.3 Criar Consultas e Vistas
18.4 Acesso à Base de Dados
18.5 Resumo
18.6 Exercícios
ANEXO I: PROGRAMAÇÃO EM C#
ANEXO II: RESUMO DOS CONTROLOS DO WINDOWS

Autor

Vítor Emanuel Pereira é Professor Auxiliar na Universidade Lusíada, onde se tem dedicado a nível de docência e de investigação.

Possui uma licenciatura em Informática/Matemáticas Aplicadas e é mestre e doutor pela Universidade de Cranfield (Inglaterra).

Tem participado em diversos projectos de I&D nacionais e supervisionou vários projectos em colaboração com organizações nacionais e internacionais. Lecciona, ao nível de cursos de licenciatura, as disciplinas Programação de Computadores, Microprocessadores e Bases de Dados.

É autor, nesta mesma colecção, do livro O Guia Prático do Visual Basic 2005 Express.
Os seus interesses incluem a Engenharia de Software e os Sistemas de Informação. O seu passatempo preferido é a Astronomia.

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