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 O Guia Prático do Visual Basic 2010

 Autor: Vítor Pereira
 Páginas: 576
 ISBN:
978-989-615-092-1
 Edição: Jun/2010
 Colecção: Tecnologias
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O Visual Basic 2010 faz parte do novo Visual Studio 2010 -
o principal ambiente de desenvolvimento integrado da Microsoft.

Introdução

O Visual Basic 2010 faz parte do novo Visual Studio 2010 – o principal ambiente de desenvolvimento integrado da Microsoft. Lançado em simultâneo com a versão 4.0 da plataforma .NET, está disponível em diversas edições, incluindo a versão Express, gratuita.

Esta nova versão do Visual Studio é, sem qualquer margem para dúvida, uma evolução inteligente na disponibilização de ferramentas poderosas e de classe indiscutível para que cada vez mais pessoas conheçam o fascinante mundo da programação.

Assim, é seguro afirmar que nunca houve melhor altura para aprender a programar um computador, tanto a nível de simplicidade como de funcionalidades disponibilizadas. Por outro lado, nunca a necessidade de programação de computadores foi tão necessária e apreciada: desde as mais pequenas rotinas diárias que facilitam a nossa vida quotidiana, passando pelos aspectos profissionais em todas as áreas da sociedade, até aos momentos de descanso e lazer.

O Visual Basic é a linguagem de programação mais popular a nível mundial. Contudo, não se deixe enganar pelo nome: o Visual Basic não é uma ferramenta de demonstração ou uma versão para desenvolver aplicações de qualidade ou funcionalidade limitada. É uma poderosa ferramenta que permite, entre outros, a criação de aplicações para o Windows® e de bibliotecas de código reutilizável (ficheiros .DLL). É perfeitamente adequada para aquelas pessoas que desejam aprender a programar mas também para programadores experientes, com o objectivo de desenvolver software com utilidade prática e de forma simples e rápida.


Índice

PREFÁCIO
Introdução
Público-alvo e Pré-requisitos
Características Principais
Convenções Usadas
Visão Geral e Organização

SOBRE O AUTOR

PARTE I: Introdução e Visão Geral

1   O MICROSOFT VISUAL BASIC 2010

1.1 Introdução
1.2 Novidades do Visual Studio 2010
1.3 Outras Características do Visual Studio
1.4 Instalação e Configuração
1.5 A Plataforma .NET
1.6 Resumo
1.7 Exercícios Propostos

2   O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO

2.1 Visão Geral do IDE
2.2 Menus
2.3 Barras de Ferramentas
2.4 As Janelas do IDE
2.5 Resumo
2.6 Exercícios Propostos

3   VISÃO GERAL DO VISUAL BASIC

3.1 O Primeiro Programa
3.2 Visão Geral do Visual Basic
3.3 Estruturas Básicas da Programação: Decisões e Repetições
3.4 Interacção com o Utilizador em Modo de Consola
3.5 Resumo
3.6 Exercícios Propostos

PARTE II: O Visual Basic

4 TIPOS DE DADOS

4.1 Aplicações do Computador e Tipos de Dados
4.2 Introdução às Variáveis
4.3 Tipos de Dados
     4.3.1 Numéricos Inteiros e Não inteiros
     4.3.3 Caracteres
     4.3.4 Booleanos
     4.3.5 Datas
     4.3.6 O tipo Object
     4.3.7 Estruturas
     4.3.8 Enumerações
4.4 Operações Básicas
4.5 Conversões entre tipos de dados
     4.5.1 Conversões Por Promoção e Despromoção
     4.5.2 Quando usar conversões com despromoção
     4.5.3 Funções de Conversão de Tipos de Dados
4.6 Resumo
4.7 Exercícios Propostos
 

5   VARIÁVEIS E LITERAIS

5.1 Elementos da Programação
5.2 Declaração de Variáveis
5.3 Nomes dos Elementos da Programação
5.4 Âmbito das Variáveis
5.5 Literais
5.6 Operador Atribuição e Expressões
5.7 Precedência de Operadores e Avaliação de Expressões
5.8 Opções do Compilador
      5.8.1 Option Explicit
      5.8.2 Option Strict
      5.8.3 Option Compare
      5.8.4 Option Infer
5.9 Resumo
5.10 Exercícios Propostos
 

6    OPERADORES

6.1 Introdução
6.2 Aritméticos
6.3 Relacionais
6.4 Lógicos e Bit a Bit
6.5 Atribuição
6.6 Deslocamento
6.7 Concatenação
6.8 Introdução às Funções Predefinidas
6.9 Precedência e Associatividade
6.10 Resumo
6.11 Exercícios Propostos

7     DECISÕES

7.1 Introdução às Estruturas de Decisão
7.2 A Declaração If...Then...Else
     7.2.1 Alternativas Múltiplas: ElseIf
     7.2.2 Declarações If...Then...Else Encadeadas
7.3 A Declaração Select Case
7.4 Resumo
7.5 Exercícios Propostos

8   REPETIÇÕES

8.1 Introdução às Estruturas de Repetição
8.2 Ciclo For...Next
8.3 Ciclos Do Loop
8.4 Ciclo For Each...Next
8.5 Conceito de Iteração, Contador e Acumulador
8.6 Ciclos Encadeados
8.7 Ciclos Infinitos
8.8 Resumo
8.9 Exercícios Propostos

9   SUBROTINAS E FUNÇÕES

9.1 Dividir, Reutilizar e Abstrair
9.2 Dois Tipos de Métodos: Subrotinas e Funções
9.3 Subrotinas
9.4 Funções
9.5 Escolha de Nomes de Métodos
9.6 Correspondência Argumentos-Parâmetros
9.7 Passagem por Valor e por Referência
9.8 Parâmetros Opcionais
9.9 Vector de Elementos Opcionais
9.10 Sobrecarga de Métodos
9.11 Funções Recursivas
9.12 Resumo
9.13 Exercícios Propostos

10   VECTORES

10.1 Vectores
        10.1.1 Introdução
        10.1.2 Vectores e Ciclos
10.2 A classe Array
10.3 Redimensionar Vectores
10.4 Matrizes
10.5 Jagged Arrays
10.6 Resumo
10.7 Exercícios Propostos

11    STRINGS

11.1 Informação sobre Caracteres
11.2 Operações Básicas
11.3 A Classe String
11.4 Acesso aos Caracteres
11.5 Criar Strings
11.6 Remover Caracteres
11.7 Comparar Strings
11.8 Outras Operações Comuns
11.9 O Operador Like
11.10 A Classe StringBuilder
11.11 Resumo
11.12 Exercícios Propostos

12   TRATAMENTO DE ERROS E DEBUGGING

12.1 Tipos de Erros
        12.1.1 Erros de Sintaxe
        12.1.2 Erros de Lógica
        12.1.3 Erros de Execução
12.2 Exercício Prático de Tratamento de Erros
12.3 Resumo
12.4 Exercícios Propostos

13   PROGRAMAÇÃO ORIENTADA AOS OBJECTOS

13.1 Introdução
13.2 Conceitos Básicos
       13.2.1 Classes e Objectos
       13.2.2 Níveis de Acesso
       13.2.3 Propriedades
       13.2.4 Métodos
       13.2.5 Membros Partilhados
       13.2.6 Construtores
       13.2.7 Sobrecarga de Métodos
       13.2.8 Redefinição de Operadores
13.3 Desenvolvimento de uma Classe
13.4 Membros Genéricos
13.5 Resumo
13.6 Exercícios Propostos

PARTE IiI:  A Plataforma .NET

14   O ESPAÇO DE NOMES SYSTEM

14.1 Estruturas dos Tipos de Dados Básicos
       14.1.1 As Estruturas de Inteiros
       14.1.2 As Estruturas de Vírgula Flutuante
       14.1.3 A Estrutura Decimal
14.2 A classe Object
14.3 A estrutura Char
14.4 A estrutura DateTime
14.5 A classe Math
14.6 A classe Random
14.7 Resumo
14.8 Exercícios Propostos

15   LANGUAGE-INTEGRATED QUERY (LINQ)

15.1 O espaço de nomes System.Linq
15.2 A sintaxe de uma consulta LINQ
15.3 A cláusula Select
       15.3.1 A cláusula Select com transformação
15.4 A cláusula Where
15.5 Agregação de dados
       15.5.1 Agregação com condições
       15.5.2 Agregação com strings
15.6 Eliminar valores repetidos
15.7 Operadores de Conversão
15.8 Operadores de Elementos
15.9 Ordenação
15.10 Agrupamento de dados
15.11 Resumo
15.12 Exercícios Propostos

16   COLECÇÕES

16.1 Espaços de nomes sobre Colecções
16.2 A classe List
16.3 A classe BitArray
16.4 A classe Queue
16.5 A classe Stack
16.6 As classes Dictionary e SortedDictionary
16.7 A classe SortedList
16.8 A classe LinkedList
16.9 A classe HashSet
16.10 Resumo
16.11 Exercícios Propostos

17   STREAMS

17.1 O espaço de nome System.IO
17.2 A classe System.IO.Stream
17.3 Redireccionar os “Standard Streams”
17.4 As classes StreamReader e StreamWriter
17.5 As classes StringReader e StringWriter
17.6 As classes BinaryReader e BinaryWriter
17.7 Acesso Directo a Ficheiros
17.8 Resumo
17.9 Exercícios Propostos

PARTE IV: APLICAÇÕES WINDOWS

18 DESENHO DA INTERFACE GRÁFICAS

18.1 A Caixa de Ferramentas (Toolbox)
18.2 Visão Geral dos Controlos
       18.2.1 Aba Common Controls
       18.2.2 Aba Containers
       18.2.3 Aba Menus & Toolbars .
       18.2.4 Restantes Abas
18.3 Aplicações Windows: Primeiro Exemplo
18.4 Interacção com o Utilizador em Windows
18.5 Desenho da GUI: Apresentação de boas práticas
18.6 Propriedades dos Controlos
18.7 Projecto em Visual Basic: Gestão de Filmes
       18.7.1 Desenho da Interface Gráfica
18.8 Especificar a Ordem dos Tabs
18.9 Posicionamento dos Controlos no Form
18.10 Resumo
18.11 Exercícios Propostos

19   CONSTRUÇÃO DE UM JOGO

19.1 Antevisão do Projecto
19.2 Controlos Utilizados
19.3 Controlos RadioButton, CheckBox e GroupBox
19.4 Controlos ListBox e ComboBox
19.5 Controlos NumericUpDown e ToolTip
19.6 Projecto em Visual Basic: Jogo ‘Adivinha o Número’
       19.6.1 Desenho da Interface Gráfica
       19.6.2 Adicionar Código aos Eventos
19.7 Resumo
19.8 Exercícios Propostos

20   CRIAÇÃO DE UM EDITOR DE TEXTO

20.1 Antevisão do Projecto
20.2 Caixas de Diálogo Predefinidas
20.3 Caixa de Diálogo MessageBox
       20.3.1 Botões disponíveis
       20.3.2 Ícones disponíveis
       20.3.3 Botão por omissão
       20.3.4 Valor retornado
       20.3.5 Exemplos de Utilização
20.4 Caixa de Diálogo ColorDialog
20.5 Caixa de Diálogo FontDialog
20.6 Caixas de Diálogo OpenFileDialog e SaveFileDialog
20.7 Projecto em Visual Basic: Bloco de Notas
       20.7.1 Desenho da Interface Gráfica
       20.7.2 Adicionar Código aos Eventos
       20.7.3 Explicação do Código
20.8 Resumo
20.9 Exercícios Propostos

21   CONSTRUÇÃO DE UM WEB BROWSER

21.1 Antevisão do Projecto
21.2 Controlos utilizados
21.3 Projecto em Visual Basic: Web Browser
       21.3.1 Criar um Splash Screen
       21.3.2 Adicionar uma Barra de Menus
       21.3.3 Adicionar e Chamar uma Janela Ajuda > Sobre
       21.3.4 Adicionar outros Controlos
       21.3.5 Configurar o Controlo ToolStrip
       21.3.6 Configurar o Controlo StatusStrip
       21.3.7 Inserir o código para navegar em múltiplas abas
       21.3.8 Navegar pela primeira vez
       21.3.9 Adicionar mais Opções de Menu
       21.3.10 Adicionar um Menu de Contexto
21.4 Resumo
21.5 Exercícios Propostos

22   INTRODUÇÃO ÀS BASES DE DADOS

22.1 Antevisão do Projecto
22.2 Conceitos, Regras e Terminologia básica
22.3 Componentes de acesso a Bases de Dados
22.4 Projecto em Visual Basic: Gestão de Contactos
       22.4.1 Criar uma Base de Dados
       22.4.2 Ligar uma Aplicação a uma Base de Dados
       22.4.3 Visualizar Dados
       22.4.4 Actualizar Dados
22.5 Resumo
22.6 Exercícios Propostos

23   PROGRAMAÇÃO DE BASES DE DADOS COM ADO.NET

23.1 Base de Dados
       23.1.1 Base de Dados Microsoft Access
       23.1.2 Base de Dados em SQL Server
23.2 Ler dados com a classe DataReader
23.3 Ler dados com a classe DataSet
23.4 Actualizar dados
23.5 Inserir novas Linhas
23.6 Procurar Linhas
23.7 Eliminar Linhas
23.8 Resumo
23.9 Exercícios Propostos

Autor

Vítor Emanuel Pereira é investigador e professor universitário desde 2001. Possui uma licenciatura em Informática/Matemáticas Aplicadas e é mestre e doutor pela Cranfield University, Inglaterra.

Como investigador do CLEGI tem participado em diversos projectos e supervisionado vários trabalhos em colaboração com organizações nacionais e internacionais. Lecciona, ao nível do primeiro ciclo de estudos, as unidades curriculares Algoritmia e Programação, Programação de Computadores, Estruturas da Programação e Análise de Algoritmos, Sistemas de Informação e Bases de Dados, e Arquitectura de Computadores.

É autor dos livros  O Guia Prático do Visual Basic 2005 Express, O Guia Prático do Visual C# 2005 Express e O Guia Prático do Visual Basic 2008, também publicados pelo Centro Atlântico.
Os seus interesses incluem a Engenharia de Software e os Sistemas de Informação. O seu passatempo preferido é a Astronomia.

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