Introdução
O Visual Basic 2010 faz parte do novo Visual Studio 2010 – o
principal ambiente de desenvolvimento integrado da Microsoft. Lançado em
simultâneo com a versão 4.0 da plataforma .NET, está disponível em diversas
edições, incluindo a versão Express, gratuita.
Esta nova versão do Visual Studio é, sem qualquer margem para
dúvida, uma evolução inteligente na disponibilização de ferramentas poderosas e
de classe indiscutível para que cada vez mais pessoas conheçam o fascinante
mundo da programação.
Assim, é seguro afirmar que nunca houve melhor altura para
aprender a programar um computador, tanto a nível de simplicidade como de
funcionalidades disponibilizadas. Por outro lado, nunca a necessidade de
programação de computadores foi tão necessária e apreciada: desde as mais
pequenas rotinas diárias que facilitam a nossa vida quotidiana, passando pelos
aspectos profissionais em todas as áreas da sociedade, até aos momentos de
descanso e lazer.
O Visual Basic é a linguagem de programação mais popular a
nível mundial. Contudo, não se deixe enganar pelo nome: o Visual Basic não é uma
ferramenta de demonstração ou uma versão para desenvolver aplicações de
qualidade ou funcionalidade limitada. É uma poderosa ferramenta que permite,
entre outros, a criação de aplicações para o Windows®
e de bibliotecas de código reutilizável (ficheiros .DLL). É perfeitamente
adequada para aquelas pessoas que desejam aprender a programar mas também para
programadores experientes, com o objectivo de desenvolver software com utilidade
prática e de forma simples e rápida.
Índice
PREFÁCIO
Introdução
Público-alvo e Pré-requisitos
Características Principais
Convenções Usadas
Visão Geral e Organização
SOBRE O AUTOR
PARTE I: Introdução e Visão Geral
1 O MICROSOFT VISUAL BASIC 2010
1.1 Introdução
1.2 Novidades do Visual Studio 2010
1.3 Outras Características do Visual Studio
1.4 Instalação e Configuração
1.5 A Plataforma .NET
1.6 Resumo
1.7 Exercícios Propostos
2 O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO
2.1 Visão Geral do IDE
2.2 Menus
2.3 Barras de Ferramentas
2.4 As Janelas do IDE
2.5 Resumo
2.6 Exercícios Propostos
3 VISÃO GERAL DO VISUAL BASIC
3.1 O Primeiro Programa
3.2 Visão Geral do Visual Basic
3.3 Estruturas Básicas da Programação: Decisões e Repetições
3.4 Interacção com o Utilizador em Modo de Consola
3.5 Resumo
3.6 Exercícios Propostos
PARTE II: O Visual Basic
4 TIPOS DE DADOS
4.1 Aplicações do Computador e Tipos de Dados
4.2 Introdução às Variáveis
4.3 Tipos de Dados
4.3.1 Numéricos Inteiros e Não inteiros
4.3.3 Caracteres
4.3.4 Booleanos
4.3.5 Datas
4.3.6 O tipo Object
4.3.7 Estruturas
4.3.8 Enumerações
4.4 Operações Básicas
4.5 Conversões entre tipos de dados
4.5.1 Conversões Por Promoção e Despromoção
4.5.2 Quando usar conversões com despromoção
4.5.3 Funções de Conversão de Tipos de Dados
4.6 Resumo
4.7 Exercícios Propostos
5 VARIÁVEIS E LITERAIS
5.1 Elementos da Programação
5.2 Declaração de Variáveis
5.3 Nomes dos Elementos da Programação
5.4 Âmbito das Variáveis
5.5 Literais
5.6 Operador Atribuição e Expressões
5.7 Precedência de Operadores e Avaliação de Expressões
5.8 Opções do Compilador
5.8.1 Option Explicit
5.8.2 Option Strict
5.8.3 Option Compare
5.8.4 Option Infer
5.9 Resumo
5.10 Exercícios Propostos
6 OPERADORES
6.1 Introdução
6.2 Aritméticos
6.3 Relacionais
6.4 Lógicos e Bit a Bit
6.5 Atribuição
6.6 Deslocamento
6.7 Concatenação
6.8 Introdução às Funções Predefinidas
6.9 Precedência e Associatividade
6.10 Resumo
6.11 Exercícios Propostos
7 DECISÕES
7.1 Introdução às Estruturas de Decisão
7.2 A Declaração If...Then...Else
7.2.1 Alternativas Múltiplas: ElseIf
7.2.2 Declarações If...Then...Else Encadeadas
7.3 A Declaração Select Case
7.4 Resumo
7.5 Exercícios Propostos
8 REPETIÇÕES
8.1 Introdução às Estruturas de
Repetição
8.2 Ciclo For...Next
8.3 Ciclos Do Loop
8.4 Ciclo For Each...Next
8.5 Conceito de Iteração, Contador e Acumulador
8.6 Ciclos Encadeados
8.7 Ciclos Infinitos
8.8 Resumo
8.9 Exercícios Propostos
9 SUBROTINAS E FUNÇÕES
9.1 Dividir, Reutilizar e Abstrair
9.2 Dois Tipos de Métodos: Subrotinas e Funções
9.3 Subrotinas
9.4 Funções
9.5 Escolha de Nomes de Métodos
9.6 Correspondência Argumentos-Parâmetros
9.7 Passagem por Valor e por Referência
9.8 Parâmetros Opcionais
9.9 Vector de Elementos Opcionais
9.10 Sobrecarga de Métodos
9.11 Funções Recursivas
9.12 Resumo
9.13 Exercícios Propostos
10 VECTORES
10.1 Vectores
10.1.1 Introdução
10.1.2 Vectores e Ciclos
10.2 A classe Array
10.3 Redimensionar Vectores
10.4 Matrizes
10.5 Jagged Arrays
10.6 Resumo
10.7 Exercícios Propostos
11 STRINGS
11.1 Informação sobre Caracteres
11.2 Operações Básicas
11.3 A Classe String
11.4 Acesso aos Caracteres
11.5 Criar Strings
11.6 Remover Caracteres
11.7 Comparar Strings
11.8 Outras Operações Comuns
11.9 O Operador Like
11.10 A Classe StringBuilder
11.11 Resumo
11.12 Exercícios Propostos
12 TRATAMENTO DE ERROS E
DEBUGGING
12.1 Tipos de Erros
12.1.1 Erros de Sintaxe
12.1.2 Erros de Lógica
12.1.3 Erros de Execução
12.2 Exercício Prático de Tratamento de Erros
12.3 Resumo
12.4 Exercícios Propostos
13 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA AOS
OBJECTOS
13.1 Introdução
13.2 Conceitos Básicos
13.2.1 Classes e Objectos
13.2.2 Níveis de Acesso
13.2.3 Propriedades
13.2.4 Métodos
13.2.5 Membros Partilhados
13.2.6 Construtores
13.2.7 Sobrecarga de Métodos
13.2.8 Redefinição de Operadores
13.3 Desenvolvimento de uma Classe
13.4 Membros Genéricos
13.5 Resumo
13.6 Exercícios Propostos
PARTE IiI:
A Plataforma .NET
14 O ESPAÇO DE NOMES SYSTEM
14.1 Estruturas dos Tipos de Dados Básicos
14.1.1 As Estruturas de Inteiros
14.1.2 As Estruturas de Vírgula Flutuante
14.1.3 A Estrutura Decimal
14.2 A classe Object
14.3 A estrutura Char
14.4 A estrutura DateTime
14.5 A classe Math
14.6 A classe Random
14.7 Resumo
14.8 Exercícios Propostos
15
LANGUAGE-INTEGRATED QUERY (LINQ)
15.1 O espaço de nomes System.Linq
15.2 A sintaxe de uma consulta LINQ
15.3 A cláusula Select
15.3.1 A cláusula Select com transformação
15.4 A cláusula Where
15.5 Agregação de dados
15.5.1 Agregação com condições
15.5.2 Agregação com strings
15.6 Eliminar valores repetidos
15.7 Operadores de Conversão
15.8 Operadores de Elementos
15.9 Ordenação
15.10 Agrupamento de dados
15.11 Resumo
15.12 Exercícios Propostos
16 COLECÇÕES
16.1 Espaços de nomes sobre Colecções
16.2 A classe List
16.3 A classe BitArray
16.4 A classe Queue
16.5 A classe Stack
16.6 As classes Dictionary e SortedDictionary
16.7 A classe SortedList
16.8 A classe LinkedList
16.9 A classe HashSet
16.10 Resumo
16.11 Exercícios Propostos
17 STREAMS
17.1 O espaço de nome System.IO
17.2 A classe System.IO.Stream
17.3 Redireccionar os “Standard Streams”
17.4 As classes StreamReader e StreamWriter
17.5 As classes StringReader e StringWriter
17.6 As classes BinaryReader e BinaryWriter
17.7 Acesso Directo a Ficheiros
17.8 Resumo
17.9 Exercícios Propostos
PARTE IV: APLICAÇÕES WINDOWS
18 DESENHO DA INTERFACE GRÁFICAS
18.1 A Caixa de Ferramentas (Toolbox)
18.2 Visão Geral dos Controlos
18.2.1 Aba Common Controls
18.2.2 Aba Containers
18.2.3 Aba Menus & Toolbars .
18.2.4 Restantes Abas
18.3 Aplicações Windows: Primeiro Exemplo
18.4 Interacção com o Utilizador em Windows
18.5 Desenho da GUI: Apresentação de boas práticas
18.6 Propriedades dos Controlos
18.7 Projecto em Visual Basic: Gestão de Filmes
18.7.1 Desenho da Interface Gráfica
18.8 Especificar a Ordem dos Tabs
18.9 Posicionamento dos Controlos no Form
18.10 Resumo
18.11 Exercícios Propostos
19 CONSTRUÇÃO DE UM JOGO
19.1 Antevisão do Projecto
19.2 Controlos Utilizados
19.3 Controlos RadioButton, CheckBox e GroupBox
19.4 Controlos ListBox e ComboBox
19.5 Controlos NumericUpDown e ToolTip
19.6 Projecto em Visual Basic: Jogo ‘Adivinha o Número’
19.6.1 Desenho da Interface Gráfica
19.6.2 Adicionar Código aos Eventos
19.7 Resumo
19.8 Exercícios Propostos
20 CRIAÇÃO DE UM EDITOR DE TEXTO
20.1 Antevisão do Projecto
20.2 Caixas de Diálogo Predefinidas
20.3 Caixa de Diálogo MessageBox
20.3.1 Botões disponíveis
20.3.2 Ícones disponíveis
20.3.3 Botão por omissão
20.3.4 Valor retornado
20.3.5 Exemplos de Utilização
20.4 Caixa de Diálogo ColorDialog
20.5 Caixa de Diálogo FontDialog
20.6 Caixas de Diálogo OpenFileDialog e SaveFileDialog
20.7 Projecto em Visual Basic: Bloco de Notas
20.7.1 Desenho da Interface Gráfica
20.7.2 Adicionar Código aos Eventos
20.7.3 Explicação do Código
20.8 Resumo
20.9 Exercícios Propostos
21 CONSTRUÇÃO DE UM WEB BROWSER
21.1 Antevisão do Projecto
21.2 Controlos utilizados
21.3 Projecto em Visual Basic: Web Browser
21.3.1 Criar um Splash Screen
21.3.2 Adicionar uma Barra de Menus
21.3.3 Adicionar e Chamar uma Janela Ajuda
> Sobre
21.3.4 Adicionar outros Controlos
21.3.5 Configurar o Controlo ToolStrip
21.3.6 Configurar o Controlo StatusStrip
21.3.7 Inserir o código para navegar em
múltiplas abas
21.3.8 Navegar pela primeira vez
21.3.9 Adicionar mais Opções de Menu
21.3.10 Adicionar um Menu de Contexto
21.4 Resumo
21.5 Exercícios Propostos
22 INTRODUÇÃO ÀS BASES DE DADOS
22.1 Antevisão do Projecto
22.2 Conceitos, Regras e Terminologia básica
22.3 Componentes de acesso a Bases de Dados
22.4 Projecto em Visual Basic: Gestão de Contactos
22.4.1 Criar uma Base de Dados
22.4.2 Ligar uma Aplicação a uma Base de
Dados
22.4.3 Visualizar Dados
22.4.4 Actualizar Dados
22.5 Resumo
22.6 Exercícios Propostos
23 PROGRAMAÇÃO DE BASES DE DADOS COM
ADO.NET
23.1 Base de Dados
23.1.1 Base de Dados Microsoft Access
23.1.2 Base de Dados em SQL Server
23.2 Ler dados com a classe DataReader
23.3 Ler dados com a classe DataSet
23.4 Actualizar dados
23.5 Inserir novas Linhas
23.6 Procurar Linhas
23.7 Eliminar Linhas
23.8 Resumo
23.9 Exercícios Propostos
Autor
Vítor Emanuel Pereira é investigador e professor
universitário desde 2001. Possui uma licenciatura em Informática/Matemáticas
Aplicadas e é mestre e doutor pela Cranfield University, Inglaterra.
Como investigador do CLEGI tem participado em diversos projectos e
supervisionado vários trabalhos em colaboração com organizações nacionais e
internacionais. Lecciona, ao nível do primeiro ciclo de estudos, as unidades
curriculares Algoritmia e Programação, Programação de Computadores, Estruturas
da Programação e Análise de Algoritmos, Sistemas de Informação e Bases de Dados,
e Arquitectura de Computadores.
É autor dos livros
O Guia
Prático do Visual Basic 2005 Express, O Guia
Prático do Visual C# 2005 Express e O Guia Prático do Visual Basic 2008, também publicados pelo Centro Atlântico.
Os seus interesses incluem a Engenharia de Software e os Sistemas de Informação.
O seu passatempo preferido é a Astronomia.
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