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 O Guia Prático do Visual Basic 2008

 Autor: Vítor Pereira
 Páginas: 778
 ISBN:
978-989-615-067-9
 Edição: Set/2008
 Colecção: Tecnologias
 Mais sobre o livro:
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Para quem se quer iniciar ou aperfeiçoar no fascinante e divertido mundo da programação...

Introdução

O Visual Studio 2008, com o nome de código Orcas, é o sucessor do Visual Studio 2005 e também o principal ambiente de desenvolvimento integrado da Microsoft. Lançado recentemente, em simultâneo com a versão 3.5 da plataforma .NET, está disponível em diversas edições, incluindo a versão Express, gratuita. Das várias linguagens disponibilizadas pelo Visual Studio, o Visual Basic é a linguagem de programação mais popular a nível mundial e a de maior produtividade.

Para quem se quer iniciar ou aperfeiçoar no fascinante e divertido mundo da programação, mas também para estudantes e ainda para actuais programadores de Visual Basic e/ou de outras linguagens de programação que pretendam consolidar conhecimentos e aprofundar aspectos mais avançados, a versão 2008 do Visual Basic é a que melhor combina o binómio simplicidade e produtividade. É seguro afirmar, portanto, que nunca houve melhor altura para aprender a programar um computador, tanto a nível de simplicidade como de funcionalidades disponibilizadas.

Estruturado de forma pedagógica, este livro está organizado em 28 capítulos divididos por quatro partes. Depois de uma primeira parte introdutória ao Visual Basic e à plataforma .NET, aprenda, ou relembre, na Parte II, os fundamentos da programação de computadores: tipos de dados, variáveis e literais, operadores, estruturas de decisão e repetição, vectores e strings, métodos, tratamento de erros e debugging e ainda o paradigma da programação orientada aos objectos. Na Parte III explore a construção My do Visual Basic e conceitos avançados da plataforma .NET como, por exemplo, as consultas LINQ, as colecções − designadamente vectores dinâmicos, vectores de bits, pilhas, filas, dicionários, listas ligadas e conjuntos −, os streams e o sistema de ficheiros. Por último, a Parte IV aborda o desenvolvimento de aplicações Windows, nomeadamente através de projectos completos e do aliciante desenho de gráficos.


Índice

PREFÁCIO
Introdução
Público-alvo e Pré-requisitos
Características Principais
Convenções Usadas
Visão Geral e Organização
Sobre o Autor
 

PARTE I: Introdução E Visão Geral

1   INTRODUÇÃO AO VISUAL BASIC 2008 EXPRESS EDITION

1.1 Introdução
1.2 Características Principais
1.3 Instalação e Configuração
1.4 A Plataforma .NET
1.5 Resumo

2   O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO

2.1 Introdução
2.2 Barra de Menus
2.3 Barras de Ferramentas
2.4 As Janelas do IDE
2.5 Resumo

3   INTRODUÇÃO AO VISUAL BASIC

3.1 O Primeiro Programa
3.2 Visão Geral do Visual Basic
3.3 Estruturas Básicas da Programação
3.4 Interacção com o Utilizador em Modo de Consola
3.5 Palavras Reservadas
3.6 Introdução ao Debugging
3.7 Introdução ao Help
3.8 Resumo

PARTE II: O Visual Basic

4 TIPOS DE DADOS

4.1 Aplicações do Computador e Tipos de Dados
4.2 Introdução às Variáveis
4.3 Tipos de Dados
     4.3.1 Numéricos Inteiros
     4.3.2 Numéricos Não Inteiros
     4.3.3 Caracteres
     4.3.4 Booleanos
     4.3.5 Datas
     4.3.6 O Tipo Object
     4.3.7 Estruturas
4.4 Operações Básicas
4.5 Conversões entre tipos de dados
     4.5.1 Conversões Por Promoção e Despromoção
     4.5.2 Quando usar conversões com despromoção
     4.5.3 Funções de Conversão de Tipos de Dados
     4.5.4 A Função CType
4.6 Resumo

5   VARIÁVEIS E LITERAIS

5.1 Elementos da Programação
5.2 Declaração de Variáveis
5.3 Nomes dos Elementos da Programação
5.4 Âmbito das Variáveis
5.5 Caracteres Identificadores do Tipo de Dados
5.6 Literais
     5.6.1 Literais Hexadecimais e Octais
5.7 Operador Atribuição e Expressões
5.8 Precedência de Operadores e Avaliação de Expressões
5.9 Opções do Compilador
     5.9.1 Option Explicit
     5.9.2 Option Strict
     5.9.3 Option Compare
     5.9.4 Option Infer
5.10 Resumo

6    OPERADORES

6.1 Introdução
6.2 Aritméticos
6.3 Relacionais
     6.3.1 Comparação de Números
     6.3.2 Comparação de Objectos
     6.3.3 O Operador TypeOf...Is
6.4 Lógicos e Bit a Bit
6.5 Atribuição
6.6 Deslocamento
6.7 Concatenação
6.8 Introdução às Funções Predefinidas
6.9 Precedência e Associatividade
6.10 Resumo

7     ESTRUTURAS DE DECISÃO

7.1 Introdução às Estruturas de Decisão
7.2 A Declaração If...Then...Else
     7.2.1 Alternativas Múltiplas: ElseIf
     7.2.2 Declarações If...Then...Else Encadeadas
7.3 A Declaração Select Case
7.4 Resumo

8   ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO

8.1 Introdução às Estruturas de Repetição
8.2 Ciclo For...Next
8.3 Ciclos Do Loop
8.4 Ciclo For Each...Next
8.5 Conceito de Iteração, Contador e Acumulador
8.6 Ciclos Encadeados
8.7 Ciclos Infinitos
8.8 Resumo

9   VECTORES E ENUMERAÇÕES

9.1 Vectores
      9.1.1 Introdução
      9.1.2 Vectores e Ciclos
9.2 A classe Array
9.3 Redimensionar Vectores
9.4 Matrizes
9.5 Jagged Arrays
9.6 Enumerações
9.7 Resumo

10   STRINGS

10.1 Informação sobre Caracteres
10.2 Operações Básicas
10.3 A Classe String
10.4 Acesso aos Caracteres
10.5 Criar Strings
10.6 Remover Caracteres
10.7 Comparar Strings
10.8 Outras Operações Comuns
10.9 Funções do Visual Basic
10.10 O Operador Like
10.11 A Classe StringBuilder
10.12 Resumo

11    SUBROTINAS E FUNÇÕES

11.1 Dividir, Reutilizar e Abstrair
11.2 Dois Tipos de Métodos: Subrotinas e Funções
11.3 Subrotinas
11.4 Funções
11.5 Escolha de Nomes de Métodos
11.6 Correspondência Argumentos-Parâmetros
11.7 Passagem por Valor e por Referência
11.8 Parâmetros Opcionais
11.9 Vector de Elementos Opcionais
11.10 Sobrecarga de Métodos
11.11 Funções Recursivas
11.12 Resumo

12   TRATAMENTO DE ERROS E DEBUGGING

12.1 Tipos de Erros
       12.1.1 Erros de Sintaxe
       12.1.2 Erros de Lógica
       12.1.3 Erros de Execução
12.2 Exercício Prático de Tratamento de Erros
12.3 Resumo

13   PROGRAMAÇÃO ORIENTADA AOS OBJECTOS

13.1 Introdução
13.2 Conceitos Básicos
       13.2.1 Classes e Objectos
       13.2.2 Níveis de Acesso
       13.2.3 Propriedades
       13.2.4 Métodos
       13.2.5 Membros Partilhados
       13.2.6 Construtores
       13.2.7 Sobrecarga de Métodos
       13.2.8 Redefinição de Operadores
       13.2.9 Classes Parciais
       13.2.10 Classes Não Deriváveis
13.3 Resumo

14   TÉCNICAS AVANÇADAS DE POO

14.1 Encapsulamento
14.2 Herança
14.3 Polimorfismo
     14.3.1 Redefinição de Métodos em Classes Derivadas
14.4 Comentários XML
14.5 O Object Browser
14.6 Desenvolvimento de uma Classe
14.7 Membros Genéricos
14.8 Resumo

PARTE III: VISUAL BASIC E A PLATAFORMA .NET

15   A CONSTRUÇÃO MY

15.1 O objecto My.Application
       15.1.1 O objecto My.Application.Info
15.2 O objecto My.Computer
       15.2.1 O objecto My.Computer.Audio
       15.2.2 O objecto My.Computer.Clipboard
       15.2.3 O objecto My.Computer.Clock
       15.2.4 O objecto My.Computer.FileSystem
       15.2.5 O objecto My.Computer.FileSystem.SpecialDirectories
       15.2.6 O objecto My.Computer.Info
       15.2.7 O objecto My.Computer.Keyboard
       15.2.8 O objecto My.Computer.Mouse
       15.2.9 Os objectos My.Computer.Name e My.Computer.Ports
       15.2.10 O objecto My.Computer.Network
15.3 O objecto My.Forms
15.4 O objecto My.Resources
15.5 O objecto My.User
15.6 Resumo

16   O ESPAÇO DE NOMES SYSTEM

16.1 Estruturas dos Tipos de Dados Básicos
       16.1.1 As Estruturas de Inteiros
       16.1.2 As Estruturas de Vírgula Flutuante
       16.1.3 A Estrutura Decimal
16.2 A estrutura Object
16.3 A estrutura Char
       16.3.1 Método IsControl
       16.3.2 Métodos IsDigit, IsNumber, IsLetterOrDigit
       16.3.3 Métodos IsLetter, IsPunctuation, IsLower, IsUpper
       16.3.4 Métodos ToLower, ToUpper
       16.3.5 Método ToString
16.4 A estrutura DateTime
16.5 A classe Math
16.6 A classe Random
16.7 A classe Convert
16.8 A classe Environment
16.9 A classe Console
16.10 Resumo

17   LANGUAGE-INTEGRATED QUERY (LINQ)

17.1 O espaço de nomes System.Linq
17.2 A sintaxe de uma consulta LINQ
17.3 A cláusula Select
       17.3.1 A cláusula Select com transformação
17.4 A cláusula Where
17.5 Agregação de dados
       17.5.1 Agregação com condições
       17.5.2 Agregação com strings
17.6 Eliminar valores repetidos
17.7 Operadores de Conversão
17.8 Operadores de Elementos
17.9 Ordenação
       17.9.1 Ordenação descendente
       17.9.2 Ordenação composta
17.10 Agrupamento de dados
17.11 Resumo

18   COLECÇÕES

18.1 Espaços de nomes sobre Colecções
18.2 A classe Microsoft.VisualBasic.Collection
       18.2.1 Colecções de Elementos Simples
       18.2.2 Colecções de Pares chave/valor
18.3 As classes ArrayList e List
18.4 A classe BitArray
18.5 A classe Queue
18.6 A classe Stack
18.7 As classes Dictionary, HashTable e SortedDictionary
18.8 A classe SortedList
18.9 A classe LinkedList
18.10 A classe HashSet
18.11 Resumo

19   STREAMS

19.1 O espaço de nome System.IO
19.2 A classe System.IO.Stream
19.3 Input/Output da Consola
19.4 Redireccionar os “Standard Streams”
19.5 As classes StreamReader e StreamWriter
19.6 As classes StringReader e StringWriter
19.7 As classes BinaryReader e BinaryWriter
19.8 Acesso Directo a Ficheiros
19.9 Resumo

20   O SISTEMA DE FICHEIROS

20.1 Introdução aos métodos do Visual Basic
       20.1.1 Métodos de Ficheiros
       20.1.2 Métodos do Sistema de Ficheiros
20.2 O Objecto My.Computer.FileSystem
       20.2.1 O Objecto My.Computer.FileSystem.SpecialDirectories
20.3 A classe FileSystemInfo
       20.3.1 A classe FileInfo
       20.3.2 A classe DirectoryInfo
20.4 A classe File
20.5 A classe Directory
20.6 A classe DriveInfo
20.7 A classe Path
20.8 Resumo

PARTE IV: APLICAÇÕES WINDOWS

21   CONSTRUÇÃO DA INTERFACE GRÁFICA

21.1 A Caixa de Ferramentas (Toolbox)
21.2 Visão Geral dos Controlos
       21.2.1 Aba Common Controls
       21.2.2 Aba Containers
       21.2.3 Aba Menus & Toolbars
       21.2.4 Restantes Abas
21.3 Aplicações Windows: Primeiro Exemplo
21.4 Interacção com o Utilizador em Windows
21.5 Desenho da GUI: Apresentação de boas práticas
21.6 Propriedades dos Controlos
21.7 Projecto em Visual Basic: Gestão de Filmes
       21.7.1 Desenho da Interface Gráfica
21.8 Especificar a Ordem dos Tabs
21.9 Posicionamento dos Controlos no Form
21.10 Resumo

22   CONSTRUÇÃO DE UM JOGO

22.1 Antevisão do Projecto
22.2 Controlos Utilizados
22.3 Controlos RadioButton, CheckBox e GroupBox
22.4 Controlos ListBox e ComboBox
22.5 Controlos NumericUpDown e ToolTip
22.6 Projecto em Visual Basic: Jogo ‘Adivinha o Número’
       22.6.1 Desenho da Interface Gráfica
       22.6.2 Adicionar Código aos Eventos
22.7 Resumo

23   CRIAÇÃO DE UM EDITOR DE TEXTO

23.1 Antevisão do Projecto
23.2 Caixas de Diálogo Predefinidas
23.3 Caixa de Diálogo MessageBox
       23.3.1 Botões disponíveis
       23.3.2 Ícones disponíveis
       23.3.3 Botão por omissão
       23.3.4 Valor retornado
       23.3.5 Exemplos de Utilização
23.4 Caixa de Diálogo ColorDialog
23.5 Caixa de Diálogo FontDialog
23.6 Caixas de Diálogo OpenFileDialog e SaveFileDialog
23.7 Projecto em Visual Basic: Bloco de Notas
       23.7.1 Desenho da Interface Gráfica
       23.7.2 Adicionar Código aos Eventos
       23.7.3 Explicação do Código
23.8 Resumo

24   CONSTRUÇÃO DE UM WEB BROWSER

24.1 Antevisão do Projecto
24.2 Controlos utilizados
24.3 Projecto em Visual Basic: Web Browser
       24.3.1 Criar um Splash Screen
       24.3.2 Adicionar uma Barra de Menus
       24.3.3 Adicionar e Chamar uma Janela Ajuda > Sobre
       24.3.4 Adicionar outros Controlos
       24.3.5 Configurar o Controlo ToolStrip
       24.3.6 Configurar o Controlo StatusStrip
       24.3.7 Inserir o código para navegar em múltiplas abas
       24.3.8 Navegar pela primeira vez
       24.3.9 Adicionar mais Opções de Menu
       24.3.10 Adicionar um Menu de Contexto
24.4 Resumo

25   INTRODUÇÃO ÀS BASES DE DADOS

25.1 Antevisão do Projecto
25.2 Conceitos, Regras e Terminologia básica
25.3 Componentes de acesso a Bases de Dados
25.4 Projecto em Visual Basic: Gestão de Contactos
       25.4.1 Criar uma Base de Dados
       25.4.2 Ligar uma Aplicação a uma Base de Dados
       25.4.3 Visualizar Dados
       25.4.4 Actualizar Dados
25.5 Resumo

26   INTRODUÇÃO AOS GRÁFICOS

26.1 Introdução ao GDI+
26.2 Libertar Recursos
26.3 O espaço de nomes System.Drawing
26.4 O Sistema de Coordenadas
26.5 A estrutura Color
26.6 A estrutura Point
26.7 A estrutura Rectangle
26.8 A estrutura Size
26.9 Resumo

27   A CLASSE GRAPHICS

27.1 Selecção de Métodos
27.2 Métodos DrawLine, DrawEllipse e DrawBezier
27.3 Métodos DrawEllipse e DrawArc
27.4 Método DrawCurve
27.5 Métodos DrawString, DrawClosedCurve, DrawPie, DrawBezier e DrawPolygon
27.6 Método DrawLine: desenho de linhas aleatórias
27.7 Métodos XTransform
27.8 Métodos Save e Restore
27.9 Exemplo Final
27.10 Resumo

28   GRÁFICOS AVANÇADOS

28.1 As classes Pen e Pens
       28.1.1 Alignment
       28.1.2 DashStyle e DashPattern
       28.1.3 CompoundArray
       28.1.4 StartCap e EndCap
       28.1.5 LineJoin
28.2 A classe Brush e classes Derivadas
       28.2.1 As classes SolidBrush e Brushes
       28.2.2 A classe HatchBrush
       28.2.3 A classe TextureBrush
       28.2.4 Outras Subclasses Brush
28.3 Resumo

Autor

Vítor Emanuel Pereira é docente do ensino superior. Possui uma licenciatura em Informática/Matemáticas Aplicadas e é mestre e doutor pela Cranfield University, Inglaterra.

Tem participado em diversos projectos de I&D e supervisionou vários projectos em colaboração com organizações nacionais e internacionais. Lecciona, ao nível do primeiro ciclo de estudos do ensino superior, as disciplinas Algoritmia e Programação, Programação de Computadores, Estruturas da Programação e Análise de Algoritmos, Sistemas de Informação e Bases de Dados e Arquitectura de Computadores.

É autor dos livros O Guia Prático do Visual Basic 2005 Express e O Guia Prático do Visual C# 2005 Express, também publicados pelo Centro Atlântico.
Os seus interesses incluem a Engenharia de Software e os Sistemas de Informação. O seu passatempo preferido é a Astronomia.

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