Introdução
O Visual Studio 2008, com o nome de código Orcas, é o
sucessor do Visual Studio 2005 e também o principal ambiente de desenvolvimento
integrado da Microsoft. Lançado recentemente, em simultâneo com a versão 3.5 da
plataforma .NET, está disponível em diversas edições, incluindo a versão
Express, gratuita. Das várias linguagens disponibilizadas pelo Visual Studio, o
Visual Basic é a linguagem de programação mais popular a nível mundial e a de
maior produtividade.
Para quem se quer iniciar ou aperfeiçoar no fascinante e
divertido mundo da programação, mas também para estudantes e ainda para actuais
programadores de Visual Basic e/ou de outras linguagens de programação que
pretendam consolidar conhecimentos e aprofundar aspectos mais avançados, a
versão 2008 do Visual Basic é a que melhor combina o binómio simplicidade e
produtividade. É seguro afirmar, portanto, que nunca houve melhor altura para
aprender a programar um computador, tanto a nível de simplicidade como de
funcionalidades disponibilizadas.
Estruturado de forma pedagógica, este livro está organizado
em 28 capítulos divididos por quatro partes. Depois de uma primeira parte
introdutória ao Visual Basic e à plataforma .NET, aprenda, ou relembre, na Parte
II, os fundamentos da programação de computadores: tipos de dados, variáveis e
literais, operadores, estruturas de decisão e repetição, vectores e strings,
métodos, tratamento de erros e debugging e ainda o paradigma da programação
orientada aos objectos. Na Parte III explore a construção My do Visual Basic e
conceitos avançados da plataforma .NET como, por exemplo, as consultas LINQ, as
colecções − designadamente vectores dinâmicos, vectores de bits, pilhas, filas,
dicionários, listas ligadas e conjuntos −, os streams e o sistema de ficheiros.
Por último, a Parte IV aborda o desenvolvimento de aplicações Windows,
nomeadamente através de projectos completos e do aliciante desenho de gráficos.
Índice
PREFÁCIO
Introdução
Público-alvo e Pré-requisitos
Características Principais
Convenções Usadas
Visão Geral e Organização
Sobre o Autor
PARTE I: Introdução
E Visão Geral
1 INTRODUÇÃO AO VISUAL BASIC 2008 EXPRESS EDITION
1.1 Introdução
1.2 Características Principais
1.3 Instalação e Configuração
1.4 A Plataforma .NET
1.5 Resumo
2 O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO
2.1 Introdução
2.2 Barra de Menus
2.3 Barras de Ferramentas
2.4 As Janelas do IDE
2.5 Resumo
3 INTRODUÇÃO AO VISUAL BASIC
3.1 O Primeiro Programa
3.2 Visão Geral do Visual Basic
3.3 Estruturas Básicas da Programação
3.4 Interacção com o Utilizador em Modo de Consola
3.5 Palavras Reservadas
3.6 Introdução ao Debugging
3.7 Introdução ao Help
3.8 Resumo
PARTE II: O Visual Basic
4 TIPOS DE DADOS
4.1 Aplicações do Computador e Tipos de Dados
4.2 Introdução às Variáveis
4.3 Tipos de Dados
4.3.1 Numéricos Inteiros
4.3.2 Numéricos Não Inteiros
4.3.3 Caracteres
4.3.4 Booleanos
4.3.5 Datas
4.3.6 O Tipo Object
4.3.7 Estruturas
4.4 Operações Básicas
4.5 Conversões entre tipos de dados
4.5.1 Conversões Por Promoção e Despromoção
4.5.2 Quando usar conversões com despromoção
4.5.3 Funções de Conversão de Tipos de Dados
4.5.4 A Função CType
4.6 Resumo
5 VARIÁVEIS E LITERAIS
5.1 Elementos da Programação
5.2 Declaração de Variáveis
5.3 Nomes dos Elementos da Programação
5.4 Âmbito das Variáveis
5.5 Caracteres Identificadores do Tipo de Dados
5.6 Literais
5.6.1 Literais Hexadecimais e Octais
5.7 Operador Atribuição e Expressões
5.8 Precedência de Operadores e Avaliação de Expressões
5.9 Opções do Compilador
5.9.1 Option Explicit
5.9.2 Option Strict
5.9.3 Option Compare
5.9.4 Option Infer
5.10 Resumo
6 OPERADORES
6.1 Introdução
6.2 Aritméticos
6.3 Relacionais
6.3.1 Comparação de Números
6.3.2 Comparação de Objectos
6.3.3 O Operador TypeOf...Is
6.4 Lógicos e Bit a Bit
6.5 Atribuição
6.6 Deslocamento
6.7 Concatenação
6.8 Introdução às Funções Predefinidas
6.9 Precedência e Associatividade
6.10 Resumo
7 ESTRUTURAS DE DECISÃO
7.1 Introdução às Estruturas de Decisão
7.2 A Declaração If...Then...Else
7.2.1 Alternativas Múltiplas: ElseIf
7.2.2 Declarações If...Then...Else Encadeadas
7.3 A Declaração Select Case
7.4 Resumo
8 ESTRUTURAS DE
REPETIÇÃO
8.1 Introdução às Estruturas de
Repetição
8.2 Ciclo For...Next
8.3 Ciclos Do Loop
8.4 Ciclo For Each...Next
8.5 Conceito de Iteração, Contador e Acumulador
8.6 Ciclos Encadeados
8.7 Ciclos Infinitos
8.8 Resumo
9 VECTORES E ENUMERAÇÕES
9.1 Vectores
9.1.1 Introdução
9.1.2 Vectores e Ciclos
9.2 A classe Array
9.3 Redimensionar Vectores
9.4 Matrizes
9.5 Jagged Arrays
9.6 Enumerações
9.7 Resumo
10 STRINGS
10.1 Informação sobre Caracteres
10.2 Operações Básicas
10.3 A Classe String
10.4 Acesso aos Caracteres
10.5 Criar Strings
10.6 Remover Caracteres
10.7 Comparar Strings
10.8 Outras Operações Comuns
10.9 Funções do Visual Basic
10.10 O Operador Like
10.11 A Classe StringBuilder
10.12 Resumo
11 SUBROTINAS E FUNÇÕES
11.1 Dividir, Reutilizar e Abstrair
11.2 Dois Tipos de Métodos: Subrotinas e Funções
11.3 Subrotinas
11.4 Funções
11.5 Escolha de Nomes de Métodos
11.6 Correspondência Argumentos-Parâmetros
11.7 Passagem por Valor e por Referência
11.8 Parâmetros Opcionais
11.9 Vector de Elementos Opcionais
11.10 Sobrecarga de Métodos
11.11 Funções Recursivas
11.12 Resumo
12 TRATAMENTO DE ERROS E
DEBUGGING
12.1 Tipos de Erros
12.1.1 Erros de Sintaxe
12.1.2 Erros de Lógica
12.1.3 Erros de Execução
12.2 Exercício Prático de Tratamento de Erros
12.3 Resumo
13 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA AOS
OBJECTOS
13.1 Introdução
13.2 Conceitos Básicos
13.2.1 Classes e Objectos
13.2.2 Níveis de Acesso
13.2.3 Propriedades
13.2.4 Métodos
13.2.5 Membros Partilhados
13.2.6 Construtores
13.2.7 Sobrecarga de Métodos
13.2.8 Redefinição de Operadores
13.2.9 Classes Parciais
13.2.10 Classes Não Deriváveis
13.3 Resumo
14 TÉCNICAS AVANÇADAS DE POO
14.1 Encapsulamento
14.2 Herança
14.3 Polimorfismo
14.3.1 Redefinição de Métodos em Classes Derivadas
14.4 Comentários XML
14.5 O Object Browser
14.6 Desenvolvimento de uma Classe
14.7 Membros Genéricos
14.8 Resumo
PARTE III: VISUAL BASIC E A
PLATAFORMA .NET15
A CONSTRUÇÃO MY
15.1 O objecto My.Application
15.1.1 O objecto My.Application.Info
15.2 O objecto My.Computer
15.2.1 O objecto My.Computer.Audio
15.2.2 O objecto My.Computer.Clipboard
15.2.3 O objecto My.Computer.Clock
15.2.4 O objecto My.Computer.FileSystem
15.2.5 O objecto
My.Computer.FileSystem.SpecialDirectories
15.2.6 O objecto My.Computer.Info
15.2.7 O objecto My.Computer.Keyboard
15.2.8 O objecto My.Computer.Mouse
15.2.9 Os objectos My.Computer.Name e
My.Computer.Ports
15.2.10 O objecto My.Computer.Network
15.3 O objecto My.Forms
15.4 O objecto My.Resources
15.5 O objecto My.User
15.6 Resumo
16 O ESPAÇO DE NOMES SYSTEM
16.1 Estruturas dos Tipos de Dados Básicos
16.1.1 As Estruturas de Inteiros
16.1.2 As Estruturas de Vírgula Flutuante
16.1.3 A Estrutura Decimal
16.2 A estrutura Object
16.3 A estrutura Char
16.3.1 Método IsControl
16.3.2 Métodos IsDigit, IsNumber,
IsLetterOrDigit
16.3.3 Métodos IsLetter, IsPunctuation,
IsLower, IsUpper
16.3.4 Métodos ToLower, ToUpper
16.3.5 Método ToString
16.4 A estrutura DateTime
16.5 A classe Math
16.6 A classe Random
16.7 A classe Convert
16.8 A classe Environment
16.9 A classe Console
16.10 Resumo
17 LANGUAGE-INTEGRATED QUERY (LINQ)
17.1 O espaço de nomes System.Linq
17.2 A sintaxe de uma consulta LINQ
17.3 A cláusula Select
17.3.1 A cláusula Select com transformação
17.4 A cláusula Where
17.5 Agregação de dados
17.5.1 Agregação com condições
17.5.2 Agregação com strings
17.6 Eliminar valores repetidos
17.7 Operadores de Conversão
17.8 Operadores de Elementos
17.9 Ordenação
17.9.1 Ordenação descendente
17.9.2 Ordenação composta
17.10 Agrupamento de dados
17.11 Resumo
18 COLECÇÕES
18.1 Espaços de nomes sobre Colecções
18.2 A classe Microsoft.VisualBasic.Collection
18.2.1 Colecções de Elementos Simples
18.2.2 Colecções de Pares chave/valor
18.3 As classes ArrayList e List
18.4 A classe BitArray
18.5 A classe Queue
18.6 A classe Stack
18.7 As classes Dictionary, HashTable e SortedDictionary
18.8 A classe SortedList
18.9 A classe LinkedList
18.10 A classe HashSet
18.11 Resumo
19 STREAMS
19.1 O espaço de nome System.IO
19.2 A classe System.IO.Stream
19.3 Input/Output da Consola
19.4 Redireccionar os “Standard Streams”
19.5 As classes StreamReader e StreamWriter
19.6 As classes StringReader e StringWriter
19.7 As classes BinaryReader e BinaryWriter
19.8 Acesso Directo a Ficheiros
19.9 Resumo
20 O SISTEMA DE FICHEIROS
20.1 Introdução aos métodos do Visual Basic
20.1.1 Métodos de Ficheiros
20.1.2 Métodos do Sistema de
Ficheiros
20.2 O Objecto My.Computer.FileSystem
20.2.1 O Objecto
My.Computer.FileSystem.SpecialDirectories
20.3 A classe FileSystemInfo
20.3.1 A classe FileInfo
20.3.2 A classe DirectoryInfo
20.4 A classe File
20.5 A classe Directory
20.6 A classe DriveInfo
20.7 A classe Path
20.8 Resumo
PARTE IV: APLICAÇÕES WINDOWS
21 CONSTRUÇÃO DA INTERFACE GRÁFICA
21.1 A Caixa de Ferramentas (Toolbox)
21.2 Visão Geral dos Controlos
21.2.1 Aba Common Controls
21.2.2 Aba Containers
21.2.3 Aba Menus & Toolbars
21.2.4 Restantes Abas
21.3 Aplicações Windows: Primeiro Exemplo
21.4 Interacção com o Utilizador em Windows
21.5 Desenho da GUI: Apresentação de boas práticas
21.6 Propriedades dos Controlos
21.7 Projecto em Visual Basic: Gestão de Filmes
21.7.1 Desenho da Interface Gráfica
21.8 Especificar a Ordem dos Tabs
21.9 Posicionamento dos Controlos no Form
21.10 Resumo
22 CONSTRUÇÃO DE UM JOGO
22.1 Antevisão do Projecto
22.2 Controlos Utilizados
22.3 Controlos RadioButton, CheckBox e GroupBox
22.4 Controlos ListBox e ComboBox
22.5 Controlos NumericUpDown e ToolTip
22.6 Projecto em Visual Basic: Jogo ‘Adivinha o Número’
22.6.1 Desenho da Interface Gráfica
22.6.2 Adicionar Código aos Eventos
22.7 Resumo
23 CRIAÇÃO DE UM EDITOR DE TEXTO
23.1 Antevisão do Projecto
23.2 Caixas de Diálogo Predefinidas
23.3 Caixa de Diálogo MessageBox
23.3.1 Botões disponíveis
23.3.2 Ícones disponíveis
23.3.3 Botão por omissão
23.3.4 Valor retornado
23.3.5 Exemplos de Utilização
23.4 Caixa de Diálogo ColorDialog
23.5 Caixa de Diálogo FontDialog
23.6 Caixas de Diálogo OpenFileDialog e SaveFileDialog
23.7 Projecto em Visual Basic: Bloco de Notas
23.7.1 Desenho da Interface Gráfica
23.7.2 Adicionar Código aos Eventos
23.7.3 Explicação do Código
23.8 Resumo
24 CONSTRUÇÃO DE UM WEB BROWSER
24.1 Antevisão do Projecto
24.2 Controlos utilizados
24.3 Projecto em Visual Basic: Web Browser
24.3.1 Criar um Splash Screen
24.3.2 Adicionar uma Barra de Menus
24.3.3 Adicionar e Chamar uma Janela Ajuda
> Sobre
24.3.4 Adicionar outros Controlos
24.3.5 Configurar o Controlo ToolStrip
24.3.6 Configurar o Controlo StatusStrip
24.3.7 Inserir o código para navegar em
múltiplas abas
24.3.8 Navegar pela primeira vez
24.3.9 Adicionar mais Opções de Menu
24.3.10 Adicionar um Menu de Contexto
24.4 Resumo
25 INTRODUÇÃO ÀS BASES DE DADOS
25.1 Antevisão do Projecto
25.2 Conceitos, Regras e Terminologia básica
25.3 Componentes de acesso a Bases de Dados
25.4 Projecto em Visual Basic: Gestão de Contactos
25.4.1 Criar uma Base de Dados
25.4.2 Ligar uma Aplicação a uma Base de
Dados
25.4.3 Visualizar Dados
25.4.4 Actualizar Dados
25.5 Resumo
26 INTRODUÇÃO AOS GRÁFICOS
26.1 Introdução ao GDI+
26.2 Libertar Recursos
26.3 O espaço de nomes System.Drawing
26.4 O Sistema de Coordenadas
26.5 A estrutura Color
26.6 A estrutura Point
26.7 A estrutura Rectangle
26.8 A estrutura Size
26.9 Resumo
27 A CLASSE GRAPHICS
27.1 Selecção de Métodos
27.2 Métodos DrawLine, DrawEllipse e DrawBezier
27.3 Métodos DrawEllipse e DrawArc
27.4 Método DrawCurve
27.5 Métodos DrawString, DrawClosedCurve, DrawPie, DrawBezier e DrawPolygon
27.6 Método DrawLine: desenho de linhas aleatórias
27.7 Métodos XTransform
27.8 Métodos Save e Restore
27.9 Exemplo Final
27.10 Resumo
28 GRÁFICOS AVANÇADOS
28.1 As classes Pen e Pens
28.1.1 Alignment
28.1.2 DashStyle e DashPattern
28.1.3 CompoundArray
28.1.4 StartCap e EndCap
28.1.5 LineJoin
28.2 A classe Brush e classes Derivadas
28.2.1 As classes SolidBrush e Brushes
28.2.2 A classe HatchBrush
28.2.3 A classe TextureBrush
28.2.4 Outras Subclasses Brush
28.3 Resumo
Autor
Vítor Emanuel Pereira é docente do ensino superior. Possui uma
licenciatura em Informática/Matemáticas Aplicadas e é mestre e doutor pela
Cranfield University, Inglaterra.
Tem participado em diversos projectos de I&D e supervisionou vários projectos em
colaboração com organizações nacionais e internacionais. Lecciona, ao nível do
primeiro ciclo de estudos do ensino superior, as disciplinas Algoritmia e
Programação, Programação de Computadores, Estruturas da Programação e Análise de
Algoritmos, Sistemas de Informação e Bases de Dados e Arquitectura de
Computadores.
É autor dos livros
O Guia
Prático do Visual Basic 2005 Express e
O Guia
Prático do Visual C# 2005 Express, também publicados pelo Centro Atlântico.
Os seus interesses incluem a Engenharia de Software e os Sistemas de Informação.
O seu passatempo preferido é a Astronomia.
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