|
|
1.3.1 Metodologia Conduzida por Casos de Utilização
1.3.2 Metodologia Centrada numa Arquitectura
1.3.3 Metodologia Iterativa e Incremental |
|
1.4 As 4+1 Visões
1.5 Visão Geral |
|
|
1.5.1 Conceitos Gerais
1.5.2 Componente Dinâmica
1.5.3 Componente Estática |
|
1.6 Fases e Iterações – A Componente Dinâmica |
|
|
1.6.1 Concepção
1.6.2 Elaboração
1.6.3 Construção
1.6.4 Transição
1.6.5 Comentários Gerais |
|
1.7 Disciplinas, Tarefas e Produtos de Trabalho – A Componente Estática
|
|
|
1.7.1 Disciplina de Gestão do Projecto
1.7.2 Disciplina de Modelação do Negócio
1.7.3 Disciplina de Requisitos
1.7.4 Disciplina de Análise e Desenho
1.7.5 Disciplina de Implementação
1.7.6 Disciplina de Testes
1.7.7 Disciplina de Instalação
1.7.8 Disciplina de Gestão da Configuração e das Alterações
1.7.9 Disciplina de Ambiente |
|
1.8 Rational Method Composer
1.9 Caso de Estudo DGD
|
|
|
1.9.1 Enunciado do Caso de Estudo DGD
1.9.2 Resolução do Caso de Estudo DGD |
1.10 Conclusão
1.11 Exercícios |
Capítulo 2 - Metodologia ICONIX |
|
2.1 Introdução
2.2 Visão Geral |
|
|
2.2.1 Análise de Requisitos
2.2.2 Análise e Desenho Preliminar
2.2.3 Desenho Detalhado
2.2.4 Implementação |
|
2.3 Validações no ICONIX
2.4 Caso de Estudo WebDEI – Enunciado |
|
|
2.4.1 Introdução
2.4.2 Arquitectura Geral
2.4.3 Tipos Básicos de Informação
2.4.4 Breve Descrição Funcional do Sistema |
|
2.5 Caso de Estudo WebDEI - Resolução |
|
|
2.5.1 Análise de Requisitos
2.5.2 Análise e Desenho Preliminar
2.5.3 Desenho
2.5.4 Implementação |
|
2.6 Conclusão
2.7 Exercícios |
|
Capítulo 3 - Metodologias ágeis |
|
3.1 Introdução
3.2 Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software
3.3 XP – Extreme Programming |
|
|
3.3.1 Valores
3.3.2 Princípios
3.3.3 Práticas
3.3.4 Papéis
3.3.5 Artefactos
3.3.6 Actividades
3.3.7 Um Dia Típico de Trabalho...
3.3.8 Discussão |
|
3.4 Scrum |
|
|
3.4.1 Papéis
3.4.2 Artefactos
3.4.3 Actividades
3.4.4 Discussão |
|
3.5 Outros Processos Ágeis |
|
|
3.5.1 Adaptive Software Development (ASD)
3.5.2 Crystal
3.5.3 PSP e TSP |
|
3.6 Discussão
3.7 Exercícios |
PARTE 2 – FERRAMENTAS CASE |
Capítulo 4 - Ferramentas CASE |
|
4.1 Introdução
4.2 Evolução Histórica
4.3 Mecanismos de Integração entre Ferramentas
4.4 Taxonomia das Ferramentas CASE
4.5 Vantagens e Problemas das Ferramentas CASE
4.6 Funcionalidades das Ferramentas CASE
4.7 Geração Automática de Artefactos |
|
|
4.7.1 Round-Trip Engineering
4.7.2 Geração de Documentação |
|
4.8 Avaliação de Ferramentas CASE
4.9 Ferramentas de Modelação para UML |
|
|
4.9.1 Modelação de Bases de Dados
4.9.2 Modelação do Negócio |
|
4.10 Conclusão
4.11 Exercícios |
Capítulo 5 - Rational Software Architect |
|
5.1 Introdução
5.2 Evolução Histórica
5.3 Características Gerais
5.4 Técnicas de Modelação |
|
|
5.4.1 Modelação em UML
5.4.2 Modelação de Dados
5.4.3 Modelação de Negócio
5.4.4 Outras Técnicas de Modelação |
|
5.5 Elaboração de Documentação
5.6 Mecanismos de Extensibilidade |
|
|
5.6.1 Mecanismos de Extensibilidade no Rational Rose
5.6.2 Mecanismos de Extensibilidade no RSA |
|
5.7 Desenvolvimento baseado em modelos |
|
|
5.7.1 Edição visual
5.7.2 Transformações |
|
5.8 Conclusão |
Capítulo 6 - Enterprise Architect |
|
6.1 Introdução
6.2 Características Gerais
6.3 Técnicas de Modelação |
|
|
6.3.1 Modelação em UML
6.3.2 Outros modelos
6.3.3 Modelação de Dados
6.3.4 Modelação de Negócio |
|
6.4 Suporte ao trabalho em equipa |
|
|
6.4.1 Controlo de versões
6.4.2 Mecanismos de segurança
6.4.3 Mecanismos de auditoria |
|
6.5 Mecanismos de geração de código
6.6 Transformações entre modelos
6.7 Mecanismos de extensibilidade
6.8 Documentação
6.9 Conclusão |
Capítulo 7 - Iniciativa ProjectIT |
|
7.1 Introdução
7.2 ProjectIT-Enterprise – Ferramenta CSCW |
|
|
7.2.1 Plataforma de Suporte – WebComfort
7.2.2 Dimensão Organizacional
7.2.3 Dimensão de Processos
7.2.4 Dimensão de Projectos
7.2.5 Outros Aspectos |
|
7.3 ProjectIT-Studio – Ferramenta CASE |
|
|
7.3.1 Aproximação ProjectIT
7.3.2 ProjectIT-Studio/Requirements
7.3.3 ProjectIT-Studio/UMLModeler
7.3.4 ProjectIT-Studio/MDDGenerator |
|
7.4 Conclusões |
Apêndice A – Guia de Recursos
Electrónicos |
|
Standards, Organizações Normalizadoras, Iniciativas e Forums
Links
Relevantes
Leituras Recomendadas
Ferramentas UML Comerciais
Ferramentas UML Open Source |
Apêndice B – Glossário, Siglas e
Abreviaturas |
|
B.1 Glossário
B.2 Siglas mais Usadas
B.3 Abreviaturas |
Apêndice C – Elementos UML Predefinidos |
|
C.1 Palavras Reservadas
C.2 Estereótipos Standard |
|
Referências
Índice Remissivo |