II.2 NOVIDADES DO MICROSOFT ACCESS 2007 |
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2.1 Começar rapidamente a controlar as
informações |
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2.1.1 Excelentes modelos para introdução
2.1.2 Criação rápida avançada utilizando o separador Criar
2.1.3 Criação rápida de tabelas com a vista Folha de Dados melhorada
2.1.4 Filtrar e classificar dados
2.1.5 Campos com valores múltiplos
2.1.6 Anexar documentos e arquivos à Base de Dados
2.1.7 Texto formatado em campos Memo
2.1.8 Calendário automático para selecção da data
2.1.9 Linha de total nas folhas de dados
2.1.10 Macros incorporadas
2.1.11 Dividir formulários
2.1.12 Visualizador de Ajuda melhorado |
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2.2 Partilhar informações controladas com
outros utilizadores |
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2.2.1 Recolher dados usando o Outlook 2007
2.2.2 Colaboração na Web com o Windows SharePoint Services
2.2.3 Trabalhar off-line com as listas do Windows SharePoint Services
2.2.4 Integração com o fluxo de trabalho do Windows SharePoint Services
2.2.5 Exportar para PDF e XPS
2.2.6 Experiência melhorada de importação e exportação |
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2.3 Criar e adaptar relatórios para
responder às necessidades |
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2.3.1 Edição dos modos Relatório e Esquema
2.3.2 Painel de campos dos Relatórios
2.3.3 Informações agrupadas em Relatórios |
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2.4 Gerir e auditar informações
confidenciais |
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2.4.1 Segurança avançada
2.4.2 Auditoria de dados
2.4.3 Histórico da revisão
2.4.4 Configuração de permissão
2.4.5 Reciclagem
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II.3 A INTERFACE DO MICROSOFT ACCESS 2007 |
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3.1 Interface de utilizador orientada a
resultados
3.2 O friso |
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3.2.1 Os separadores do friso
3.2.2 Secções contextuais |
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3.3 O Botão Microsoft Office
3.4 Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
3.5 Painel de Navegação
3.6 Barra de Estado
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II.4 CRIAÇÃO DE UMA BASE DE DADOS COM O ACCESS 2007 |
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4.1 Compreender as Bases de Dados do Access
4.2 Iniciar o Access 2007
4.3 Alternativas para a criação de uma Base de Dados |
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4.3.1 Criar uma Base de Dados utilizando um Modelo
4.3.2 Criar uma Base de Dados vazia |
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4.4 Gravar e Abrir Base de Dados do Access |
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4.4.1 Gravar Bases de Dados num formato diferente
4.4.2 Abrir uma Base de Dados |
II.5 CONSTRUÇÃO DE TABELAS EFICIENTES |
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5.1 Opções para a criação de uma tabela
5.2 Criação de uma tabela com base num modelo predefinido
5.3 Criação de uma tabela por Inserção de Dados
5.4 Criação de uma tabela na vista de estrutura |
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5.4.1 Escolher tipos de dados
5.4.2 Propriedades dos campos
5.4.3 Campo chave primária |
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5.5 Relacionamentos entre tabelas |
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5.5.1 Criação de relacionamentos
5.5.2 Integridade Referencial
5.5.3 Tipos de relacionamentos
5.5.4 Alteração da estrutura de relacionamentos
5.5.5 Navegação nos relacionamentos
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5.6 Manipulação da Folha de Dados:
Formatar, ordenar, filtrar e procurar |
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5.6.1 Navegação na Folha de Dados
5.6.2 Formatação da Folha de Dados
5.6.3 Rearranjar Colunas
5.6.4 Colunas escondidas
5.6.5 Ordenação
5.6.6 Filtragem
5.6.7 Pesquisa a Folha de Dados |
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5.7 Importação e exportação de dados |
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5.7.1 Importar dados
5.7.2 Exportar dados |
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5.8 Exercício guiado
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II.6 MANIPULAÇÃO DE DADOS COM CONSULTAS |
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6.1 Tipos de consultas com o Access
6.2 Criação de uma consulta simples com o assistente
6.3 Criação de uma consulta com a Vista de Estrutura |
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6.3.1 Descrição da janela para a criação de uma consulta
6.3.2 Caracterização da grelha da consulta
6.3.3 Inserção de campos nas consultas
6.3.4 Visualizar a consulta através da Folha de Dados
6.3.5 Especificar o tipo de ordenação
6.3.6 Valores superiores
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6.4 Definição de critérios em consultas
6.5 Criação de consultas com tabelas relacionadas
6.6 Consultas com parâmetros
6.7 Criação de campos calculados
6.8 Consultas de Referência Cruzada |
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6.8.1 Criação de uma consulta de referência cruzada com o Assistente
6.8.2 Criar uma consulta de referência cruzada com a Vista de estrutura |
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6.9 Consultas de Acção |
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6.9.1 Impedir que o modo Desactivado bloqueie uma consulta
6.9.2 Consulta criar tabela
6.9.3 Consulta eliminação
6.9.4 Consulta acrescentar
6.9.5 Consulta actualização |
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6.10 Consultas SQL |
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6.10.1 Visualização ou modificação de uma declaração SQL
6.10.2 Consultas SQL específicas
6.10.3 Utilização de Subconsultas |
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6.11 Exercício guiado
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II.7 CONSTRUIR UMA INTERFACE COM FORMULÁRIOS |
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7.1 Aplicação de formulários
7.2 Opções para a criação de formulários
7.3 Formulário de Criação Rápida
7.4 Formulários usando o Assistente |
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7.4.1 Criação de um novo formulário com Assistente |
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7.5 Formulários em branco
7.6 Formulários usando a Vista de Estrutura |
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7.6.1 Criação de um formulário com a Vista de Estrutura |
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7.7 Secções do formulário |
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7.7.1 Accionar as secções do formulário
7.7.2 Alterar o tamanho de uma secção
7.7.3 Seleccionar as propriedades de uma secção ou do próprio formulário |
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7.8 Controlos num formulário |
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7.8.1 Controlos dependentes, independentes e de cálculo
7.8.2 Inserir campos na área do formulário
7.8.3 Criar outros controlos
7.8.4 Criar controlos que calculem valores
7.8.5 Criar controlos tipo etiqueta
7.8.6 Alterar as propriedades de um controlo já existente
7.8.7 Grupo de Opções
7.8.8 Caixa de Listagem e Caixa de Combinação
7.8.9 Subformulários
7.8.10 Cálculos num formulário
7.8.11 Cálculos num subformulário
7.8.12 Botões de comandos
7.8.13 Quebras de página
7.8.14 Moldura de objecto dependente e independente |
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7.9 Tabelas Dinâmicas
7.10 Efeitos especiais de construção |
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7.10.1 Como obter uma grande selecção de cores
7.10.2 Formatação dos controlos do formulário
7.10.3 Caixas de informação para os
controlos |
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7.11 Exercício guiado
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II.8 IMPRESSÃO DE RELATÓRIOS |
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8.1 Aplicação de relatórios
8.2 Modos de Criação de relatórios
8.3 Relatório de Criação Rápida
8.4 Relatórios usando o Assistente
8.5 Relatórios em branco
8.6 Relatórios usando a Vista de Estrutura |
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8.6.1 Secções do relatório
8.6.2 Controlos em relatórios |
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8.7 Filtragem, Ordenação e Agrupamento |
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8.7.1 Filtragem de um relatório
8.7.2 Ordenação de dados
8.7.3 Agrupamento dos dados |
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8.8 Gráficos em relatórios
8.9 Etiquetas com relatórios
8.10 Impressão de um relatório
8.11 Exportar relatórios
8.12 Exercício guiado
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II.9 MACROS |
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9.1 Acções e argumentos
9.2 Criação de uma macro
9.3 Execução e Teste de uma macro |
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9.3.1 Executar uma macro a partir do Painel de Navegação
9.3.2 Executar uma macro com recurso a um botão de comando
9.3.3 Testar uma macro passo-a-passo |
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9.4 Criação de grupos de macros
9.5 Criar macros condicionadas
9.6 Atribuir macros a acontecimentos |
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9.6.1 Atribuir uma macro a um acontecimento
9.6.2 Criar uma nova macro para um acontecimento |
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9.7 Exercício Guiado
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II.10 GESTÃO DA BASE DE DADOS |
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10.1 Sistema de Navegação |
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10.1.1 Construção do Painel de Navegação
10.1.2 Designação do Sistema de Navegação como formulário de arranque da
aplicação |
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10.2 Fazer Cópias de Segurança
10.3 Utilizar uma palavra-passe para encriptar uma BD |
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10.3.1 Encriptação utilizando uma palavra-passe
10.3.2 Desencriptar e abrir uma base de dados
10.3.3 Remover uma palavra-passe |
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10.4 Segurança para Bases de Dados
Distribuídas
10.5 Divisão de Base de Dados
10.6 Analisar o desempenho
10.7 Analisar Tabelas
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PARTE III III. 1 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO EM VBA III.2
CARACTERÍSTICAS DA PROGRAMAÇÃO EM VBA |
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2.1 Programação Orientada por Objectos
2.2 O ambiente de desenvolvimento do VBA |
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2.2.1 Objectos e Classes
2.2.2 Propriedades e Métodos
2.2.3 Eventos |
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2.3 Procedimentos e Módulos |
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2.3.1 SubProcedimentos
2.3.2 Funções |
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2.4 Janelas do Editor de Visual Basic – VBE
Windows |
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2.5 Conceitos e Estruturas de Controlo em
VBA |
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2.5.1 Tipos de dados
2.5.2 Variáveis e Constantes
2.5.3 Variáveis declaradas e não declaradas
2.5.4 Âmbito das variáveis e constantes
2.5.5 Operadores
2.5.6 Estruturas de controlo |
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2.6 Funções do VBA |
III.3 MODELO DE OBJECTOS NO ACCESS 2007/VBA
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3.1 Arquitectura DAO |
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3.1.1 Microsoft Data Access Objects |
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3.2 Arquitectura ADO |
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3.2.1 A Metodologia ADO no Access/VBA
3.2.2 Modelo de Objectos ADO
3.2.3 Objectos ADO no Access 2007 |
III.4 TRANSIÇÃO DA METODOLOGIA DAO PARA ADO
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ANEXO I: Glossário de AbreviaturasANEXO II: Funções do VBA
BIBLIOGRAFIA |