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Flash CS3

Autora: Anabela Gonçalves
Nº Páginas: 112
ISBN: 978-989-615-052-5
Preço: 10,95 euros - Esgotado
Preço manuseado: 6,57 euros
e-book: 8,49 euros
Edição: Nov/2007

Introdução
CV da Autora
Índice
Excerto em pdf
Comentários dos Leitores

 
 
 INTRODUÇÃO

O Flash é hoje sinónimo de uma experiência dinâmica na Internet e de aplicações que aliam criatividade a produtividade. O seu formato possibilita, com tempos de download incrivelmente reduzidos, a utilização dos mais diversos tipos de media – texto, formulários, gráficos, som, vídeo e animações a duas ou a 3 dimensões.

Este soberbamente conhecido programa de aplicações para a Web, só teve a ganhar com a recente aquisição da Macromedia pela Adobe. As suas ferramentas de desenho apresentam melhoramentos muito familiares para quem já utilizava outros programas da Adobe, a sua integração com as várias aplicações desta empresa foi também privilegiada, enquanto a sua linguagem de programação e compilador viram a sua performance francamente melhoradas: O Player 9 executa o ActionScript 3 cerca de 10 vezes mais rápido que as versões anteriores.

As outras funcionalidades também não foram descuradas, existindo novidades na utilização de vídeo e na integração com outras tecnologias, que continuam a ser uma prioridade para a equipa de desenvolvimento do Flash e denotam uma preocupação de manter a aplicação como líder de mercado no seu segmento.

Este livro, repleto de exemplos práticos, ilustrados a cores e resolvidos passo-a-passo, tanto pode ser lido por pessoas sem qualquer experiência nas versões anteriores do Flash como por aqueles que, já conhecendo o produto, desejam tirar o máximo partido das novas funcionalidades do Flash CS3.

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 ÍNDICE
 
I. Breve introdução ao Flash CS3
  O Flash CS3 Professional e os pacotes Adobe CS3
  Melhorias no Flash Player 9
 
II. O que há de novo na versão CS3
 

Importação de ficheiros Illustrator e Photoshop
Novas ferramentas de desenho
Desenvolvimento em Actionscript 3.0
Suporte áudio MP3
Converter animações em Actionscript
Ferramentas de vídeo sofisticadas
Adobe Device Central
 

III. A framework do Flash CS3
 

Os tipos de ficheiros
Contextualização do programa na Web
Usar ou não usar Flash?
 

IV. O projecto apresentado neste livro
   
V. A interface do programa
 

Menu inicial
Criar novos documentos
O ambiente de trabalho do Flash em PC e MAC
A timeline
O papel da timeline nas animações
 

VI. Os painéis do Flash CS3

Personalizar o painel de ferramentas
Exemplo 1 – Criar um dégradé semi-transparente
Configurar as teclas de atalho
O painel History
Exercício 1 – Gravar um comando
Publicação e teste de documentos Flash
Impressão no Flash
 

VII. Planear projectos em Flash

 

Criar um projecto e incluir pastas e ficheiros
Exercício 2 – Criar o projecto do site
 

VIII. Desenhar no Flash
 

Ferramenta de selecção
Ferramenta Free Transform
Ferramenta Gradient transform tool
Ferramenta Caneta
Ferramenta de Texto
Ferramenta de Linhas
Ferramenta de Quadrados e Rectângulos
Ferramenta de Circunferências e Ovais
Ferramenta de Polígonos e Estrelas
Ferramenta Lápis
Corrigir as curvas de um desenho
Ferramenta Pincel
Ferramenta Ink Bottle
Ferramenta Paint Bucket
A ferramenta Eyedropper (conta-gotas)
A ferramenta Eraser (borracha)
Ferramenta de Zoom
Ferramenta Hand (mão)
 

IX. Modificar elementos
 

O painel Transform
Trabalhar com formas compostas
Suavização de contornos
Expandir ou reduzir um preenchimento
Agrupar objectos
Alinhar Objectos
Converter bitmaps em vectores
 

X. Importação de ficheiros externos
 

Importação de ficheiros do Photoshop
Exercício 3 – Importação do layout do Photoshop
Importação de ficheiros do Illustrator
Exercício 4 – Importação do logótipo do Illustrator
Importação de sequências de imagens
 

XI. A animação no Flash
  A Library
Tipos de símbolos
Exercício 5 – Converter as pranchas em símbolo
Botões
Exercício 6 – Criar os botões da navegação no site
Gráficos e Movie Clips
 
XII. Criar animações
 

Animação frame-by-frame
Exemplo 2 – Criar um símbolo animado
Animação Motion Tween
Exemplo 3 – Criar uma animação Motion Tween
Exercício 7 – Criar a animação do layout
Copy
/ Paste Motion
Orientar o movimento do Tween Motion
Exemplo 4 – Criar uma layer guia
Animação Shape Tween
Criar máscaras
Exemplo 5 – Criar uma máscara
Exercício 8 – Criar as áreas do filme na timeline
 

XIII. Filtros e Blend Modes  
  Exercício 9 – Aplicar um filtro
Blend Modes
 
XIV. Som no Flash
 

Formatos de som importados pelo Flash
Adicionar som à timeline
Optimização e exportação dos sons
Aplicar efeitos ao som
Remover um som
Sincronização de som
Exercício 10 – Aplicar som aos botões
 

XV. Vídeo e o Flash
 

Adicionar um vídeo no Flash
Métodos de incluir vídeo no Flash
Criar um ficheiro FLV externo através do Video Encoder
Exercício 11 – Inserir o vídeo no projecto
 

XVI. Componentes
 

Exercício 12 – Aplicar o Componente uiScrollbar
Exercício 13 – Aplicar o Componente uiLoader
 

XVII. Introdução ao Actionscript
 

O painel Actions
Barra de ferramentas do painel Actions
A janela Compiler
Comentários no código
Variáveis
A função Trace / janela Output
Funções
Eventos
Event listeners
Associar Actionscript a um filme
Exercício 14 – Nomear as instâncias dos botões
Usar Actionscript para controlar as animações
Exercício 15 – Aplicar as acções stop() na timeline do projecto
Exercício 16 – Criar as funções para a navegação
Exercício 17 – Usar Actionscript para controlar o componente UILoader
Exercício 18 – Criar um link na área de contactos
 

XVIII. Testar e publicar o filme
 

Publicação do filme
Formatos de Exportação
Exercício 19 – Publicar o filme de Flash
 

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 CV DA AUTORA
Anabela Gonçalvess é certificada pela Microsoft como Microsoft Certified Systems Administrator e Microsoft Certified Systems Engineer e tem também diversas certificações pela Macromedia, designadamente Macromedia Certified Trainer, Macromedia Dreamweaver Developer, Macromedia Flash Designer e Macromedia Flash Developer.

Tem uma larga experiência de formação de informática; oradora em diversos Seminários; autora de artigos técnicos para revistas da especialidade e também tem desenvolvido diversos projectos para a Internet.

É autora de O Guia Prático do Macromedia Dreamweaver MX 2004, O Guia Prático do Macromedia Dreamweaver MX, Flash 8 e co-autora do livro FLASH MX - Design, Animação e Programação, publicados pelo Centro Atlântico.

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