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Flash 8


 
Encomendar Manuseado
Flash 8

Autora:
Anabela Gonçalves
Nº Páginas: 112
ISBN: 989-615-026-5
Preço: 10,95 euros - Esgotado
Preço manuseado: 6,57 Euros
1ª Edição: Jun/2006
 
Introdução
CV da Autora
Índice
Excerto em pdf
Comentários dos Leitores

 

 INTRODUÇÃO

O Flash é hoje sinónimo de uma experiência dinâmica na Internet e de aplicações que aliam criatividade a produtividade. O seu formato possibilita, com tempos de download incrivelmente reduzidos, a utilização dos mais diversos tipos de media – texto, formulários, gráficos, som, vídeo e animações a duas ou a 3 dimensões.

Por esses motivos, hoje mais de 95% dos utilizadores da Internet têm instalado, nos seus computadores, o módulo (player) de Flash que lhes permite visualizar os filmes SWF nos seus browsers.
Mas a plataforma Flash conquistou não só a Internet, como também abriu o seu potencial à criação de apresentações multimédia para distribuição em CD-ROM, e aplicações para um largo espectro de dispositivos portáteis.

Este livro, repleto de exemplos práticos, ilustrados a cores, passo-a-passo, tanto pode ser lido por pessoas sem qualquer experiência nas versões anteriores do Flash como por aqueles que, já conhecendo o produto, desejam tirar o máximo partido das ferramentas de desenho, efeitos gráficos, objectos, Library, novas capacidades na concepção de animações, linguagem ActionScript ou da optimização dos formatos de exportação dos projectos realizados com a ajuda deste livro.

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ÍNDICE

I. Breve introdução ao Flash

Flash 8 Basic
Flash 8 Professional 8
Funcionalidades adicionais do Flash 8 Professional
Flash Player 8
O menu de contexto do Flash 8

II. O que há de novo na versão 8

III. Compreender a arquitectura do programa

Criar e configurar o documento de Flash
Definir as propriedades do filme
Definir a metadata do documento
Publicação e teste de documentos Flash

IV. A interface do programa

Grelha
Réguas
Barra de menus
Palco (stage)
Timeline
Modos de visualização da timeline
Frames e a playhead
Frames
Layers
Onion Skin e edição de múltiplos frames
Cenas
Os painéis do Flash
    O painel Properties
    Painéis de cores
    Exercício 1 – Criar um dégradé semi-transparente
    Painel de ferramentas do Flash

V. Desenhar no Flash

Ferramenta de selecção
Ferramenta de sub-selecção
Ferramenta de selecção laço
Ferramenta de linhas
Ferramenta caneta
Ferramenta de texto
Tipos de caixas de texto
Ferramenta de circunferências e elipses
Ferramenta de quadrados e rectângulos
      Exercício 2 - Desenhar rectângulos
Ferramenta de polígonos e estrelas
Ferramenta lápis
Ferramenta Pincel
Ferramenta Free Transform
Ferramenta Gradient Transform
Ferramenta Ink Bottle
Ferramenta Paint Bucket
A ferramenta conta-gotas
A ferramenta borracha
Ferramenta de zoom
Ferramenta mão

VI Operações com objectos

Agrupar objectos
Alinhar Objectos
Distribuir espaço entre objectos
Reflectir objectos

VII A Library

Tipos de símbolos
     Botões
     Exercício 3 – Criar um botão
     Gráficos e Movie Clips
     Exercício 4 – Criar um Movie Clip
     Exercício 5 – Alterar o comportamento de um símbolo
Importar imagens bitmap
Importação de sequências de ficheiros
Importar ficheiros de Freehand

VIII Criar animações

Animação frame-by-frame
      Exercício 6 – Criar uma animação frame-by-frame
Animação Motion Tween
     Exercício 7 – Criar uma animação motion tween
     Exercício 8 – Criar uma layer guia
Animação Shape Tween
     Exercício 9 – Criar uma animação Shape
     Exercício 10 – Criar Hints
Criar máscaras
     Exercício 11 – Criar uma animação com máscara
Efeitos da timeline
Filtros

IX. Vídeo no Flash

Inserir ficheiros de vídeo no Flash

X. Som no Flash

Formatos de importação de som
Adicionar som ao filme
Aplicar efeitos ao som
Remover um som
Sincronização de som (Sync:)
Optimizar sons
     Exercício 12 – Adicionar som a um botão

XI. A linguagem ActionScript e o controlo da animação

Boas práticas
Eventos
Associar acções a um frame
A janela Output
Testar os botões com acções
Dot sintax
Caminhos absolutos e relativos (_root, this e _parent)
Botão Insert a Target Path
Parar a animação
      Exercício 13 – Parar uma animação na timeline
Controlar a posição do filme
      Exercício 14 – Navegação do filme
Controlar movie clips através de dot sintax
       Exercício 15 – Parar a animação de um movie clip
A acção getURL
      Exercício 16 – Criar um formulário em Flash

XII Testar o filme

Bandwith Profiler
Testar a velocidade de download
Optimizar o filme de Flash
Optimizar imagens

XIII Publicação do filme

Formatos de exportação
      Flash (.swf)
      HTML (.html ou .htm)
      Exercício 17 – Publicação do filme de Flash para a Internet

XIV. Links e recursos adicionais

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CV DA AUTORA
Anabela Gonçalves é Coordenadora de Formação em Informática e Gestora da empresa Learn-In.

É certificada pela Microsoft como Microsoft Certified Systems Administrator e Microsoft Certified Systems Engineer e tem também diversas certificações pela Macromedia, designadamente Macromedia Certified Trainer, Macromedia Dreamweaver Developer, Macromedia Flash Designer e Macromedia Flash Developer.

Tem uma larga experiência de formação de informática; oradora em diversos Seminários; autora de artigos técnicos para revistas da especialidade e também tem desenvolvido diversos projectos para a Internet.

É autora de O Guia Prático do Macromedia Dreamweaver MX 2004,  O Guia Prático do Macromedia Dreamweaver MX e co-autora do livro FLASH MX - Design, Animação e Programação, publicados pelo Centro Atlântico.

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