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Marketing Político Na Internet
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Marketing Político na Internet
 
Autor: Ana João Sepulveda
Nº Páginas: 224
ISBN: 972-8426-28-3
Dep. Legal: 153.836/00

Preço (papel): 12,22 Euros
Preço (digital): 6,11 Euros
Data da 1ª Edição: Set/2000
Colecção: Sociedade de informação
Introdução 
Índice  
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NEOSIS BAZAAR
Introdução
Permanece, na classe política, um tabu em torno da associação das palavras "marketing" e "política". Tabu esse que gera alguns preconceitos, confusões e que propaga e enraíza, cada vez mais, a ideia de que o marketing político é a deturpação e corrupção da política, posto que nada mais é do que a venda do político em troca do voto, onde, via de regra, o eleitor sai burlado. A embalagem, trabalhada pelo marketing, não reflecte o conteúdo. É a vitória da imagem sobre o discurso político.
É interessante notar que marketers e políticos produzem discursos quase opostos e contraditórios a respeito do marketing político e da Internet.
Desta forma, um dos objectivos desta obra é demonstrar que o marketing político traz muitos benefícios à democracia. Se bem gerido, e aplicado, permite aos cidadãos estarem mais inteirados da realidade política, pode tornar o exercício da política mais responsável, tanto para políticos como cidadãos. E a Internet vem permitir a interacção destes dois agentes, dar mais liberdade de expressão aos cidadãos e a pequenas forças políticas que, face aos tradicionais meios de comunicação social, têm muita dificuldade em fazer passar a sua mensagem."

"Marketing político é: saber informar e comunicar com o eleitor, é saber orientar e direccionar as ideias do partido/candidato/governo em função das necessidades que se detectam, é definir claramente quem é o público a que se está a servir (o segmento de mercado) e potenciar relações duradouras com esse público alvo. E tem no marketing eleitoral a sua faceta mais popularmente conhecida, o que muitas vezes leva a que sejam tidos como iguais.
Em termos governamentais, o marketing político é o ajustar as medidas às necessidades da Nação, aos anseios dos cidadãos, no sentido de os servir sempre melhor. É aproximar o governo dos governados. Afinal o governo tem como patrão o povo."

Índice  

AGRADECIMENTOS     5<

PREFÁCIO

POR MARCELO REBELO DE SOUSA      9

INTRODUÇÃO     13

CAPÍTULO I.  A POLÍTICA NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO    19

SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO     19

O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE     22

A POLÍTICA ELECTRÓNICA     29

A CIDADANIA ACTIVA     43

O PAPEL DO GOVERNO E DA CLASSE POLÍTICA VERSUS O PAPEL DOS CIDADÃOS     43

ANEXOS    57

CAPÍTULO II. O MARKETING POLÍTICO NA INTERNET     63

MARKETING POLÍTICO, PROPAGANDA POLÍTICA, GESTÃO DE INFORMAÇÃO... AFINAL DO QUE ESTAMOS A FALAR?     63

MARKETING NA INTERNET    77

ANEXOS    114

CAPÍTULO III. ESTUDO DE CASOS    123

INTRODUÇÃO POR LOURENÇO LUCENA    121

OS CIDADÃOS E OS POLÍTICOS NA INTERNET    124

A PRÁTICA POLÍTICA E O MARKETING POLÍTICO NA INTERNET PORTUGUESA POR
SÍLVIA NUNES    145

O IMPACTO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DOS ESTADOS UNIDOS NA POLÍTICA NA INTERNET 162

POLÍTICA, COMUNICAÇÃO E MARKETING NA INTERNET POR
JOSÉ JORGE BARREIROS    169

O FUTURO DA INTERNET POR
ANTÓNIO CÂMARA    207

NOTAS FINAIS    217

BIBLIOGRAFIA   

 


A Autora
Ana João Sepulveda é Mestra em Estudos Americanos pela Universidade Aberta e Licenciada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa.
Actualmente é responsável pela área de Internet Market Research da Mentorb IT - Consultoria em Tecnologias de Informação (empresa do grupo Novabase) e Membro do Centro de Estudos Americanos do Instituto de Estudos de Pós-Graduados da Universidade Aberta.
Desde 1996 a trabalhar em estudos de mercado relacionados com a Internet e novas tecnologias. Conta, ainda com diversos artigos publicados sobre estes temas.