Home » Títulos » Colecção Sociedade de Informação » Marketing Personalizado
O Marketing Personalizado e as Tecnologias de Informação
 
O Marketing Personalizado e as Tecnologias de Informação
 
Autor: José Luís Reis
Nº Páginas: 272
ISBN: 972-8426-32-1
Preço: 14,71 Euros
e-book: 11,99 Euros
1ª Edição: Nov/2000
Colecção: Sociedade de informação

Introdução
Índice
O Autor

Excerto gratuito em PDF


179 Kb

Introdução
Esta obra pretende enquadrar os vários aspectos relacionados com as tecnologias de informação aplicadas ao marketing personalizado, nomeadamente os relacionados com o conhecimento e comportamento cognitivo do consumidor, as modificações verificadas na forma de fazer publicidade, as consequência para as organizações da generalização dos sistemas e meios tecnológicos, as preferências de mercado em relação às técnicas de marketing, as infra-estruturas tecnológicas de suporte aos processos de marketing que levam à personalização, sistemas de interface com o utilizador, front-end-systems, os sistemas servidores, back-end-systems, e os produtos e tecnologias existentes aplicados ao marketing personalizado.

O grande mérito deste livro é a síntese que, de um modo acessível e abrangente, realiza entre os domínios do marketing e das tecnologias de informação. Assumindo de uma forma clara uma perspectiva relacional, o autor reconhece desde logo que hoje as empresas, mais do que administrarem recursos, gerem relacionamentos. Nesse contexto, as tecnologias apresentadas e discutidas ao longo da obra assumem uma dimensão estratégica e integrada. É isso que torna este livro particularmente actual e útil a quem pretende estar atento aos desafios da Nova Economia.


Índice  

CAPÍTULO 1

INTRODUÇÃO

1.1 OBJECTIVOS

1.2 ESTRUTURA

CAPÍTULO 2

O CONSUMIDOR

2.1 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

2.1.1 Os estádios de desenvolvimento intelectual e a influência das tecnologias

2.1.2 A inteligência, a memória e o desenvolvimento cognitivo

2.1.3 A perspectiva do processamento de informação

2.1.4 Dados, informação e conhecimento

2.1.5 Cognição electrónica

2.1.5 Atitudes cognitivas do consumidor

2.2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

2.2.1 Formas de pesquisa

2.2.2 As necessidades e as motivações nos processos de compra

2.3 PERFIL DO CONSUMIDOR

2.3.1 Estilos de vida

2.3.2 Listas de valores

2.3.3 Personalidade do consumidor

2.4 GRUPOS DE CONSUMIDORES E A UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS

2.4.1 Grupos económicos

2.4.2 Grupos etários

2.4.3 Os grupos de consumidores e o processo de difusão de produtos

2.4.4 Os utilizadores das tecnologias de informação

2.4.5 Outros factores de mudança no comportamento

2.5 A INFLUÊNCIA DAS TI NO COMPORTAMENTO DOCONSUMIDOR NO ACTO DA COMPRA

2.6 A DIFERENCIAÇÃO DOS CONSUMIDORES E O MARKETING ONE-TO-ONE

CAPÍTULO 3 EFEITOS DA PUBLICIDADE NO CONSUMIDOR

3.1 REACÇÕES AOS ESTÍMULOS E ÀS SENSAÇÕES

3.2 OS ESTÍMULOS E A PERCEPÇÃO

3.2.1 Percepção subliminar (limiares absolutos)

3.2.2 Limiares relativos

3.2.3 Os estímulos e a publicidade

3.3 MENSAGENS PUBLICITÁRIAS

3.3.1 Características das mensagens publicitárias

3.3.2 Técnicas e interpretação das mensagens

3.4 PUBLICIDADE ATRAVÉS DOS DIFERENTES MEDIA

3.4.1 Os objectivos da publicidade

3.4.1 As características da publicidade nos mass media

3.4.2 O controlo da publicidade pelos consumidores (pacing)

3.4.3 A individualização da publicidade e as consequências para o marketing

3.4.4 Os clientes e a recepção das mensagens publicitárias – marketing de permissão

CAPÍTULO 4

O MARKETING E A COMUNICAÇÃO

4.1 EVOLUÇÃO NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING

4.1.1 Marketing de massas

4.1.2 Marketing segmentado

4.1.3 Marketing individualizado (one-to-one) e marketing de relações

4.1.4 Resumo, características e factores de mudança

4.2 A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NOS PRINCÍPIOS DOMARKETING MIX

4.3 O MARKETING DE SERVIÇOS

4.4 MARKETING DE RELACIONAMENTOS

4.5 CONCEITOS ASSOCIADOS AO MARKETING DIRECTO, MARKETING ONE-TO-ONE

4.5.1 Técnicas

4.5.2 Factores de desenvolvimento e vantagens

4.6 COMUNICAÇÃO COM O CONSUMIDOR

4.6.1 Comunicação nas organizações

4.6.2 Modelos de comunicação

4.7 CANAIS, MEIOS DE COMUNICAÇÃO E INFRA-ESTRUTURAS TECNOLÓGICAS

4.7.1 Canais de comunicação / persuasão

4.7.2 Meios de comunicação no marketing

4.7.3A influência das tecnologias nos meios de suporte à comunicação no marketing

CAPÍTULO 5 OS SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E O MARKETING

5.1 EVOLUÇÃO E TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

5.2 O IMPACTO DOS SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

5.2.1 A gestão e as tecnologias de informação

5.2.2 Aproximação ao cliente através dos Customer Relationship Management (CRM)

5.3 OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (MKIS)

5.3.1 Fontes de informação no MKIS

5.3.2 Subsistemas MKIS

5.4 MEIOS DE SUPORTE DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO COM INFLUÊNCIA NO MARKETING PERSONALIZADO

5.4.1 O Computador pessoal e as estações de trabalho

5.4.2 A Internet

5.4.3 As Intranets e as Extranets

5.4.4 Multimédia

5.4.5 O CD-ROM, o DVD e o CD-I

5.4.6 Teleconferencing, dataconferencing evideoconferencing

5.4.7 Correio de voz, voice mail

5.4.8 Transferência Electrónica de Dados (TED), Electronic Data Interchange (EDI)

5.4.9 Electronic Bulletin Boards (EBBs / BBS / WebBBS) e serviços online

5.4.10 Sistemas de Informação Geográficos (SIG)

5.4.11 ATM´s e quiosques, kiosks, multimédia interactivos

5.4.12 Os VideOCart´s

5.4.13 Realidade Virtual

5.5 A INTERDEPENDÊNCIA (SOBREPOSIÇÃO E FUSÃO) DE TECNOLOGIAS

5.5.1 Aplicações no marketing

5.5.2 Integração de tecnologias - "conversação" -electrónica de apoio ao marketing

5.6 AS TI E O MARKETING PERSONALIZADO

5.6.1 Princípios, tecnologias e standards da personalização

5.6.2 Dados relevantes para a personalização

5.6.3 Justificações tecnológicas para a personalização do marketing

5.6.3 Implicações para o marketing da aplicação das TI no desenho de produtos e serviços

5.7 DIGITALIZAÇÃO DO MARKETING MIX

5.7.1 Comércio electrónico, e-commerce

5.7.2 O negócio electrónico, e-business

5.7.3 O marketing electrónico, e-marketing

5.7.5 O crescimento das tecnologias de informação no apoio ao marketing

CAPÍTULO 6

EXTRACÇÃO DE DADOS, DATA MINING, AGENTES DE SOFTWARE E O MARKETING DIRECTO / ONE-TO-ONE

6.1 O CONCEITO DE DATA MINING

6.2 AS TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS NO DATA MINING

6.2.1 Bases de dados de marketing (BDM)

6.2.2 As ferramentas de interrogação, interacção e apresentação de dados

6.3 TÉCNICAS E EMPRESAS ASSOCIADAS AO DATA MINING (DM)

6.3.1 Produtos com integração de DM

6.3.2 Áreas de aplicação

6.3.3 Software DM dirigido ao marketing empresarial

6.3.4 Configuração de um sistema de suporte ao DM

6.4 AGENTES DE SOFTWARE

6.4.1 Agentes de aplicação

6.4.2 Agentes de sistema

6.4.3 Agentes para Internet

6.4.4 Agentes de administração de Bases de Dados

6.4.5 Agentes de filtragem de informação

6.4.6 Agentes de notificação

6.4.7 Agentes de suporte pessoal a clientes

6.5 PRINCIPAIS TI APLICADAS NO MARKETINGDIRECT O/ON E-TO-ONE

6.5.1 Os meios e tecnologias utilizados pelo marketing directo

6.5.2 Dados sobre a utilização das tecnologias no marketing directo

CAPÍTULO 7

CONCLUSÕES

ANEXOS

ANEXO A1 PRINCÍPIOS E ELEMENTOS DO MARKETING MIX

A1.1 Elementos do marketing

A1.2 Variáveis envolvidas nos elementos do marketing

ANEXO 2 DESCRIÇÃO DOS DIFERENTES TIPOS DESISTEMAS DE INFORMAÇÃO

A2.1 Transaction Processing Systems (TPS)

A2.2 Management Information Systems (MIS)

A2.3 Sistemas de Gestão de Base de Dados (SGBD), Database Management Systems (DBMS)

A2.4 Office Information Systems (OIS)

A2.5 Decision Support Systems (DSS)

A2.6 Expert Systems (ES)

A2.7 Executive Information Systems (EIS)

A2.8 Strategic Information Systems (SIS)

A2.9 Enterprise Resource Planning (ERP)

A2.10 Costumer Relationship Management (CRM)

ANEXO A3 INFLUÊNCIA DOS SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

A3.1 As organizações e os sistemas de informação

A3.2 Os níveis organizacionais e os sistemas de informação

ANEXO A4 AS DIFERENTES ARQUITECTURAS DE SUPORTEÀS BASES DE DADOS

A4.1 Bases de dados centralizadas

A4.2 Redes de computadores pessoais

A4.3 Bases de dados cliente servidor

A4.4 Bases de dados distribuídas

ANEXO A5 GLOSSÁRIO TÉCNICO, SIGLAS E ABREVIATURAS

A5.1 Glossário

A5.2 Abreviaturas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


O Autor
José Luís Reis é licenciado em Informática/Matemáticas Aplicadas, Mestre em Informática, Especialista em Sistemas de Informação, Director do Departamento de Informática da CVRVV, Professor no ISMAI, Coordenador da Delegação do Porto da ANJE, Vogal do Comité Técnico EDI, Presidente da Associação de Licenciados de Informática da Universidade Portucalense, Director e responsável técnico de vários projectos na área dos Sistemas de Informação, nomeadamente do SIV, SIRVV, e-Verde e do VVNET premiado pela Microsoft em 1999 no âmbito da Internet.

Copyright @ 2014, Centro Atlântico, Lda. Todos os direitos reservados. Prezamos a sua Privacidade.