Home » Títulos » Colecção Sociedade de Informação » Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento

Autor: Joaquim Luís Loureiro
Nº Páginas: 208
ISBN: 972-8426-70-4
Dep Legal: 200.047/03
Preço em papel: 12,22 Esgotado
e-book: 9,99 Euros
Data da 1ª Edição: Setembro/2003 Colecção: Sociedade de Informação

 

. Introdução
. CV do Autor
. Índice
. Excerto gratuito em PDF

206 Kbytes

. Comentários dos leitores
Introdução
"Como refere o autor no seu livro, a gestão do conhecimento pode ser definida como a abordagem facilitadora e sistemática para aumentar o valor e a acessibilidade ao "capital do conhecimento" da organização, tendo em vista qualificar melhor os actores sociais, induzir e disseminar a inovação e assegurar o desenvolvimento das organizações. O conhecimento está naturalmente enraizado na experiência humana e nos contextos sociais, e geri-lo bem significa prestar atenção às pessoas (ou à pessoa), às culturas, às estruturas organizacionais e às tecnologias do ponto de vista da sua partilha e uso.

Este livro tem o mérito de identificar quais as iniciativas de gestão do conhecimento que as empresas nacionais, e não só das telecomunicações, podem procurar implementar e em que medida essas iniciativas são estratégicas para o seu desenvolvimento. O autor sugere pistas e possíveis caminhos para ultrapassar as dificuldades em implementar dispositivos de gestão do conhecimento, e, ao mesmo tempo, demonstra que é possível retirar benefícios competitivos desta gestão sem atropelar a dignidade dos actores organizacionais."

Professor Doutor Rui A. Santiago
Universidade de Aveiro


Índice
INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1

A PROBLEMÁTICA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
1.1    A Era do Conhecimento
1.2    Dos Dados ao Conhecimento
1.3    Tipos de Conhecimento
1.4    Gestão do Conhecimento
1.5    Importância da Gestão do Conhecimento
1.6    Os Princípios da Gestão do Conhecimento
1.7    Desafio da Gestão do Conhecimento
1.8    Obstáculos
1.9    Gestão do Conhecimento e a Inovação
1.10  A Importância dos Aspectos Humanos
1.11  Medir o Valor do Conhecimento

CAPÍTULO 2

MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
2.1    Modelo de Aprendizagem Organizacional
2.2    Ciclo da Gestão do Conhecimento
2.3    Cultura Organizacional
2.4    Estilos de Liderança e de Gestão
2.5    A Estrutura Funcional na Área do Conhecimento
2.6    Tecnologias de Suporte
2.7    Estratégia do Conhecimento

CAPÍTULO 3

APLICAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
3.1    Generalidades da Gestão do Conhecimento
3.2    Orientações na Construção do Conhecimento
3.3    Factores Facilitadores da Gestão do Conhecimento
3.4    Estratégias de actuação

CAPÍTULO 4

PERSPECTIVA DE IMPLEMENTAÇÃO
4.1    Tipos de projectos
4.2    Factores principais de sucesso de um projecto do conhecimento
4.3    Gestão do conhecimento – um processo contínuo
4.4    Considerações finais

CONCLUSÕES

REFERÊNCIAS

ANEXO 1
Estratégia de Investigação

ANEXO 2
Questionário sobre a Gestão do Conhecimento

ANEXO 3
Análise e Interpretação dos Dados


CV do Autor
Joaquim Luís Loureiro é licenciado e mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Especialidade de Telecomunicações) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e mestre em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação pela Universidade de Aveiro.
Foi investigador científico em projectos europeus de Telecomunicações. Autor e co-autor de textos vários na área das novas tecnologias. É especialista em desenho de projectos para soluções de Info-Comunicações e consultor em temáticas sobre a gestão organizacional.

Comentários dos leitores
Sent: Tuesday, September 16, 2003

Acabei de fazer o download do e-book 'Gestão do Conhecimento'.
Agradeço e realço a eficácia dos vossos serviços!

Victor Maçãs