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A Gestão dos Sistemas de Informação

A Gestão dos Sistemas de Informação

Autores: Santiago Olmedo Bach
(com a colaboração de cinco artigos exclusivos de oito reputados gestores)
Nº Páginas: 200
ISBN: 972-8426-41-0
(Preço : 14,71 Euros) - Esgotado
Preço manuseado: 8,83 euros
Preço (digital): 11,99 Euros
Data da 1ª Edição: Setembro/2001
Colecção: Sociedade de informação
 

 

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 8,83 Euros Manuseado
Introdução 
Índice  
Os Autores   

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Introdução
Ninguém hoje põe em causa o facto de que gerir um departamento de Sistemas de Informação não pode ser realizado da mesma forma como se gere e dirige, por exemplo, um departamento de vendas, marketing ou finanças. As características temporais, tecnológicas e de recursos humanos diferem de forma importante entre eles. Se durante a década de 80 a informática estava essencialmente ligada a um centro de cálculo, fosse este gerido através dum fornecedor de serviços ou internamente através da própria estrutura da organização, foi a partir dos anos 90, e sobretudo no fim dessa década, que os departamentos de SI passaram a se integrar duma forma definitiva na própria estrutura organizacional das empresas, sendo considerados cada vez mais como um elemento de valor acrescentado para as mesmas.
Esta mudança radical no enfoque estratégico das empresas em relação aos departamentos de SI obriga os profissionais desta área a estarem cada dia mais preparados para dar respostas eficazes aos novos reptos. Maximizar a eficácia e rentabilidade oferecendo às empresas um rápido retorno do investimento realizado, resulta no factor de diferenciação que permite a estes profissionais continuar a ganhar importância dentro da empresa, assegurando-lhes um futuro nunca sonhado pelos seus sofridos antecessores.
Desta forma, o livro vai mostrar, num dos seus capítulos, várias formas para definir os possíveis níveis de serviço a serem acordados e implementados. Da mesma forma vai tentar detalhar a forma de avaliar os resultados dos referidos níveis de serviço.
Este trabalho tentará oferecer-lhes ajuda para identificar áreas de melhoria em cada um dos segmentos identificados como fundamentais para uma boa gestão dos SI. Assim também, irão ser propostas pautas de seguimento para áreas exploratórias que antevemos como de carácter estratégico para os próximos cinco anos.

Índice  
Introdução

Capítulo I - História Contemporânea dos Departamentos de SI

Capítulo II - Organização dos Departamentos de SI
a) Organização estruturada em processos
b) Organização focada na Tecnologia
c) Organização mista
d) Infra-estrutura e Service Desk
d.1) Infra-estrutura
d.2) Service Desk
d.3) Ferramentas de gestão para o grupo de Infra-estr. e SD
 
Capítulo III - Modelos de Processos dos Dep. de SI
a) Introdução
b) Modelo de Processos
b.1) Business Strategy / Systems Strategy
b.2) Portfolio de Sistemas
b.3) Gestão da Mudança
b.4) Project Management
b.5) Service Delivery
b.6) Performance Measurement
b.7) Técnicas de análise e documentação de processos
 
Capítulo IV - Níveis de Serviço
 
Capítulo V - Gestão de Projectos
a) Início e definição do projecto
b) Controlo do projecto
c) Implementação do projecto
c.1) Criação do protótipo
c.2) Teste do protótipo
c.3) Formação dos utilizadores
c.4) Revisão do projecto
 
Capítulo VI - Gestão dos Recursos Humanos
a) Trabalho em equipa
b) Selecção dos candidatos mais adequados
c) Comunicação como ferramenta de gestão
d) Plano de trabalho, avaliação contínua e esquema de recompensas
 
Capítulo VII - Internet e Intranet, duas vertentes dum mesmo projecto
 
Capítulo VIII - Arquitectura de Sistemas de Informação
a) Arquitectura de Sistemas
a.1) Modelo de trabalho proposto
b) Arquitectura de Aplicações
b.1) Levantamento – Mapeamento (Como somos)
b.2) Identif. da nova arq. de sistemas (Como queremos ser)
c) Arquitectura Tecnológica
c.1) Arquitectura de Servidores
c.2) Arquitectura de Clientes
c.3) Arquitectura de redes
c.3) Arquitectura de Disaster Recover Plan
 
Capítulo IX - Controlo de Custos e Investimentos
a) Custos
b) Investimentos
c) Matriz de controlo do Budget

Capítulo X - E-Commerce

Epílogo

A Tecnologia nas TI - As ondas de standardização
José Mª Simões dos Santos (Compaq Computer Portugal)

Integração e Confiança - Palavras-chave
Francisco Febrero e Mário Oliveira (Roff – Consultores Ind., SA)

A Evolução do E-Comércio e as Mudanças dos Modelos de Negócio
Jorge P. Coimbra e Gabriel Chelini Coimbra (Primary Research Manager IDC Portugal)

A Internet e a Publicidade
Rogelio Fernandez (CARAT International Portugal)

A Nova Perspectiva do Chief Technology Officer (CTO)
RobertoHaig e Tom Berray (Heidrick & Struggles)

Os Autores
Santiago Olmedo Bach é Head of Operational Systems & Staff Development no Grupo Unilever (Fima/LeverElida/IgloOlá/Diversey) onde tem as funções de:

- Responsável pela implementação, manutenção e gestão dos sistemas operacionais ERP do grupo de companhias em Portugal (Sistemas SAP-750 utilizadores);
- Responsável pela gestão dos recursos humanos do grupo IM&T (Information Management & Technology), formação, motivação, gestão do percurso profissional, processos de expatriação, etc.;
- Relationship Manager para com o European Business Group da Home & Personal Care (HPC) Europe;
- Relationship Manager para com o European Business Group da DiverseyLever; e
- Membro do IT Executive Group da HPC Europa .
Tem diversos artigos publicados na Internet e em jornais, presença como Orador em diversas Conferências e é co-autor no Livro Euro e Informática (Edições Centro Atlântico).

Colaboradores:

José Mª Simões dos Santos
Director da Divisão de Negócios Empresariais - Compaq Computer Portugal

Francisco Febrero e Mário Oliveira
Administradores da Roff - Consultores Independentes,SA

Jorge P. Coimbra (Director IDC Portugal)

Gabriel Chelini Coimbra (Primary Research Manager)

Rogelio Fernandez (Director Geral CARAT International Portugal)

Roberto Haig (principal da Heidrick & Struggles) e

Tom Berray (partner da rede Heidrick & Struggles).