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e-marketing com e-newsletters
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e-marketing com e-newsletters
 
Autores: Ana Fontoura Pires
Nº Páginas: 96
ISBN: 972-8426-57-7
Dep. Legal: 186.152/02

Preço (papel): 14,71 Euros
Preço (digital): 7,36 Euros
Data da 1ª Edição: Outubro 2002
Colecção: Sociedade de informação

 
Introdução

Tendo como suporte tecnológico o e-mail, as e-newsletters ("Novidades por e-mail" é a tradução portuguesa mais utilizada) consistem, e numa tradução literal desta expressão inglesa, em novidades enviadas electronicamente, de forma regular.
Diferenciam-se, pelo suporte, das newsletters tradicionais, suporte esse que acaba por fazer toda a diferença, determinando diferentes formas de concepção, de distribuição e de análise de resultados.
Dadas a ausência de despesas de impressão e a inexpressividade dos custos de distribuição, são um meio de comunicação bastante económico, contendo ainda a suprema virtualidade de poderem ser instantaneamente entregues em qualquer parte do mundo.
Para além do necessário enquadramento teórico - ainda que introdutório-, o livro faz um levantamento dos aspectos a ponderar aquando da decisão da implementação de uma estratégia de comunicação, através de e-newsletters.
É dirigido, fundamentalmente, a um público que, não dispondo de tempo para a análise destas temáticas, necessita, não obstante, de definir ou redefinir, de uma forma rápida (e que se pretende eficaz), uma estratégia de comunicação através de e-newsletters.


Índice  

1 NOTA INTRODUTÓRIA
    

1.1 Contexto
1.2 Objecto e âmbito
1.3 Objectivos
1.4 Público alvo
1.5 Metodologia WEB

2 ENEWSLETTERS: O CONCEITO
 
2.1 O que é uma enewsletter
2.2 H istória da newsletter: breves tópicos
2.3 Enewsletter ou E-newsletter?
2.4 Tipos de e-enewsletters
2.5 Porquê uma enewsletter

3 ENEWSLETTERS: A EXECUÇÃO
 

3.1 Objectivos, finalidade e público alvo
3.2 Formatos de edição
3.3 Subscrição da enewsletter
   3.3.1 Métodos de angariação de subscrições
         3.3.1.1 Opt out
         3.3.1.2 Opt in
         3.3.1.3 Duplo opt in (dupla confirmação)
3.4 Spamming - Optar in ou out? Enquadramento legal da questão em Portugal
3.5 Formulário de subscrição: requisitos
   3.5.1 Dados de registo pessoais
   3.5.2 Política de privacidade de dados do subscritor
   3.5.3 Esclarecimento do conteúdo da enewslettertter
   3.5.4 Personalização de conteúdos e periodicidade
   3.5.5 Possibilidade de opção de formato
   3.5.6 National Geographic: um exemplo de processo de subscrição de enewsletter
3.6 Conteúdos da enewsletter
   3.6.1 Cabeçalho
         3.6.1.1 Remetente
         3.6.1.2 Destinatário
         3.6.1.3 Assunto
   3.6.2 Corpo
        3.6.2.1 Conteúdos
        3.6.2.2 Política de privacidade no corpo da enewsletter
        3.6.2.3 Indicação do número de subscritores
   3.6.3 Opções da eNewsletter
   3.6.4 iMakeNews: um exemplo de enewsletter
3.7 Envio da enewsletter: periodicidade, dia e hora
3.8 enewsletters - como abater custos

4 APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS DE SUPORTE DE ENEWSLETTERS
 
5 PRESENÇA DE ENEWSLETTERS EM WEBSITES
 
6 ENEWSLETTERS CHECK LIST
 
7 LEITURAS COMPLEMENTARES


CV Autora

Ana Margarida Rebelo Fontoura Pires é licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, tem frequência do curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e é pós-graduada em Comunicação e Marketing pelo Instituto Nacional de Novas Profissões (INP).
Desempenha funções de gestora de produto na ParaRede onde foi gestora de conteúdos digitais no portal industryportugal.com
Tem experiência diversificada na área da formação para jovens, adultos e estrangeiros.