Home » Títulos » Colecção Sociedade de Informação »  Dimensões Competitivas de Portugal
Consulte:
» Excerto em PDF
    (1,34MB)
Dimensões Competitivas de Portugal
Contributos dos Territórios, Sectores,
Empresas e Logística

Autores: João Carlos Correia Leitão, João José Matos Ferreira e Susana Garrido Azevedo
Páginas:
492
ISBN: 978-989-615-057-0
Edição: Abr/2008
Colecção: Sociedade da Informação
 Mais sobre o livro:
 » Introdução
 » Índice
 » Autor
 » Comentários
 
19,95 Euros
Sem despesas de envio, para Portugal, no pagamento por transf. bancária ou cartão de crédito. Envios à cobrança são onerados em 2,50 Euros.

Esta obra visa preencher uma lacuna na literatura sobre uma temática actual, pertinente e urgente que é a competitividade dos territórios...

Introdução

Na preparação de planos estratégicos de desenvolvimento articulados com os programas operacionais do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), para o período 2007 – 2013, há a necessidade latente de definir um posicionamento estratégico que rompa com as opções estruturais do passado, baseadas no cimento, no saneamento e, sobretudo, num pensamento taciturno arreigado à posição periférica atribuída, por alguns analistas, à porta de entrada na Europa Ocidental: Portugal.

A presente obra constitui certamente uma referência para todos os leitores que se interessam, verdadeiramente, em contribuir numa base diária para que Portugal se posicione, de forma diferenciada, atendendo a necessidades já diagnosticadas ao nível da competitividade territorial, sectorial e empresarial.

A estrutura desta obra centra-se na avaliação da competitividade, através da reunião e conjunção de três dimensões de análise: a territorial, a sectorial e a empresarial. A utilização conjunta destas dimensões permite apresentar contributos numa lógica de competitividade sustentável para a definição de um novo posicionamento estratégico de Portugal.

Os leitores poderão, ainda, analisar diversos casos e experiências em territórios e sectores produtivos, nos quais a logística e a inovação são áreas estratégicas para a mudança do mapa de acessibilidades e do perfil produtivo e tecnológico de Portugal.
 


Índice

Prefácio por Luís Mira Amaral

Introdução

PARTE I
Sustentabilidade e Posicionamento Competitivo dos Territórios

Capítulo 1
Modelos de Desenvolvimento Regional

Capitulo 2
Competitividade dos Sistemas Territoriais de Produção

PARTE II
Abordagens Eclécticas da Competitividade

Capítulo 3
Inovação Tecnológica, Competitividade e Desafio do Empreendedorismo

PARTE III
Dimensão sectorial da competitividade

Capítulo 4
Sector Têxtil e Vestuário 95

Capítulo 5
Sector dos Curtumes de Couros e Peles

Capítulo 6
Sector Vitivinícola

Capítulo 7
Sector dos Moldes

Capítulo 8
Sector do Calçado

Capítulo 9
Sector da Cortiça

PARTE IV
Abordagens Estratégicas Empresariais

Capítulo 10
Processo de Crescimento das Empresas: O Caso Angolano

Capítulo 11
Internacionalização como Estratégia de Competitividade

Capítulo 12
Importância do Empreendedorismo e das Redes no Processo de Crescimento

PARTE V
O Papel da Logística na Competitividade

Capítulo 13
Contribuição da Logística para a Competitividade das Empresas

Capítulo 14
Logística e Ciclo de Vida das Organizações

Capítulo 15
Logística, Estratégia e Estratégias de Marketing

Capítulo 16
Importância da Logística para o Comércio Electrónico

PARTE VI
Diagnósticos Estratégicos de dois Casos de Estudo

Capítulo 17
Avaliação Multidimensional da Competitividade Regional: O Caso da Beira Interior

Capítulo 18
Vantagens Competitivas da Beira Interior: Uma abordagem TOWS

Capítulo 19
Competitividade Espacial e Imagem de Marca das Autarquias: A Contribuição dos Produtos Agro-Alimentares

Bibliografia

Autores

João Carlos Correia Leitão é docente na Universidade da Beira Interior e autor de três livros nas áreas de Publicidade, Benchmarking e Empreendedorismo, bem como de artigos científicos publicados em revistas internacionais e nacionais. É Doutor em Economia, com especialização em Microeconomia Aplicada.

João José Matos Ferreira é docente na Universidade da Beira Interior, publicou já dois livros na área da Gestão, bem como vários artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. É doutorado em Gestão com especialização em Empreendedorismo e Estratégia.

Susana Garrido Azevedo é docente na Universidade da Beira Interior, publicou já um livro na área da Gestão da Produção e Operações, bem como artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. É doutorada em Gestão com especialização em Logística.

  Comentários dos Leitores