Home » Títulos » Colecção Sociedade de Informação » Como Escrever para a Web

Como Escrever para a Web Encomendar

Como Escrever para a Web

Autores: Gerry McGovern, Rob Norton e Catherine O'Dowd
Nº Páginas: 104
ISBN: 972-8426-49-6
Dep. Legal: 1179.451/02

Preço (papel): 14,71 Euros
Preço (digital): não existe em e-book
Data da 1ª Edição: Abril/2002 Colecção: Sociedade de Informação

<<
. Introdução
. CV do Autor
. Índice
. Excerto gratuito em PDF

315 Kbytes

. Comentários dos Leitores
Introdução

“Nos primórdios da Web, as pessoas que criavam sites eram principalmente informáticos. Tendiam a possuir aptidões quantitativas em vez de capacidades verbais; tinham estudado linguagens como o C++ em vez de Inglês; eram as pessoas que no liceu estavam agarradas a um computador em vez de estarem ligadas à associação de estudantes. Resumindo, não tinham muita experiência com publicações em papel.

Muitos analistas no início da Web gostavam de vincar a diferença entre a Web e os meios impressos, e eram por isso hostis a quaisquer regras ou normas que tivessem origem nos meios impressos. Quando utilizavam pessoas destes meios, tendiam a ser artistas gráficos. Como lhe pode dizer qualquer pessoa que já trabalhou no mundo da impressão, os artistas gráficos preocupam-se muito com o design mas não se preocupam muito com a legibilidade do texto numa página.

Mas o Web design é sobre o desenho de conteúdos; diz respeito à colocação do conteúdo de forma que ele seja lido facilmente. É acerca de organizar conteúdo que seja navegável e pesquisado com facilidade. Web design é acerca de obter o conteúdo adequado para o leitor adequado na altura adequada. Para a maioria dos sites na Web, o que o Web design não é, é desenho orientado para gráficos ou para o aspecto visual. Para desenhar para a Web, precisa de compreender o que a Web realmente é, em vez de o que algumas pessoas gostavam que fosse. A Web é um local onde as pessoas se “dirigem” para encontrar coisas (conteúdo). É um local funcional. A maior parte das pessoas não vagueia pela Web - vai à Web fazer algo. Sucessivos estudos reforçam a mentalidade prática e funcional das pessoas que acedem à Web.

Qual é a primeira coisa que as pessoas fazem na Web? Lêem.”

Se está envolvido na gestão, desenho, edição ou escrita de um site, então este livro é essencial para si. Está cheio de exemplos e escrito de uma forma clara, concisa e agradável de ler. Baseado nos cerca de 40 anos de experiência na publicação tradicional e 15 anos no desenho de sites ricos em conteúdo, acumulados pelos autores, e tem uma vertente prática. Defende as melhores práticas na escrita, composição e desenho de conteúdo Web, e não tem medo de combater alguns mitos existentes na Internet.


Índice
Introdução

I – ESCREVER PARA A WEB

QUANTO MAIS PEQUENO, MELHOR
· Se for possível cortar uma palavra, faça-o
· Escreva para o leitor e não para o seu ego
· Ponha em causa os seus adjectivos
.
SEJA DIRECTO
.
OS TÍTULOS QUE FUNCIONAM
· Os títulos devem ser curtos e directos
· Utilize linguagem forte
.
UTILIZAR SUB-TÍTULOS
.
NA WEB, OS PARÁGRAFOS SÃO DIFERENTES
.
MANTENHA AS FRASES SIMPLES
.
PREPARANDO-SE PARA ESCREVER
.
FAÇA O PAPEL DE EDITOR
.
UMA REFLEXÃO FINAL

II - DESENHAR PARA A WEB

DESENHAR PARA O LEITOR
.
TODOS OS SITES SÃO DIRECTÓRIOS
.
RETRIBUA A ATENÇÃO QUE OBTÉM
.
A ESTRUTURA É ABORRECIDA, MAS FUNCIONA
.
A WEB TAMBÉM SE PARECE COM UM JORNAL
.
O LAYOUT DA WEB TEM DE SER SIMPLES
.
O WEB DESIGN É DESIGN CONVENCIONAL
.
A NAVEGAÇÃO E A PESQUISA SÃO CRÍTICAS
.<
DESENHAR PARA A INTERACTIVIDADE
.
MANTENHA O WEB DESIGN SIMPLES, ESTRUTURADO E PENSADO PARA O CLIENTE

III – OS QUATRO PILARES DA ARQUITECTURA DE INFORMAÇÃO

METADATA
·metatag (metamarcador)
CLASSIFICAÇÃO
.
NAVEGAÇÃO
· Desenhe para o leitor
· Disponibilize uma variedade de opções de navegação
· Deixe o utilizador saber onde se encontra
· Deixe que o leitor saiba onde andou
· Deixe o leitor saber para onde vai
· Forneça contexto
· Seja consistente
· Siga as convenções da Web
· Não engane o leitor
· navegação pelas categorias
· Checklist do design do sistema de navegação
.
PESQUISA
· Pesquisa básica
· Pesquisa avançada
· Pesquisa booleana
· Apresentar os resultados da pesquisa
.
DESIGN E LAYOUT DO SITE
· Design e layout de páginas
   cabeçalho
· Design e layout da página principal
· Design e layout de documentos
  byline
· comprimento de linha
· enviar esta notícia por e-mail
· imprimir
· copyright

LEITURAS ADICIONAIS/ RECURSOS ONLINE
.
Em Inglês:
· Guias de estilo e de escrita
· Dicionários americanos
· Dicionários ingleses
· Dicionário tecnológico
· Web Design
Recursos na Web em Português:
· Dicionários da Língua Portuguesa
· Corrector ortográfico
· Gramáticas da Língua Portuguesa
· Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
· Livro de estilo
· Acessibilidade


Comentários dos Leitores
From: José Augusto Alves
Sent: Tuesday, May 21, 2002 10:07 AM

O livro "Como escrever para a Web" do Gerry McGovern é um livro simples que nos transmite a simplicidade e abertura de espírito que é necessária para não complicar o que deve ser simples. A regra KISS (Keep it Simple, Stupid!) aplica-se aqui na perfeição. Gostei especialmente do parágrafo do livro "um site Web deve ser tão simples que mesmo um adulto deve perceber como é que ele funciona".

José Augusto Alves