Home » Títulos » Colecção Sociedade de Informação » Bolonha: Ensino e Aprendizagem por Projecto
Consulte:
» Excerto em PDF
    (1,18Mb)

 

Bolonha: Ensino e Aprendizagem por
Projecto

Autores: Júlia Maria Lourenço, Maria da  Graça  Guedes,  Ana Isabel Filipe, Luís Almeida e Maria Alfredo Moreira
Páginas:
206
ISBN: 978-989-615-047-1
Edição: Set/2007
Colecção: Sociedade da Informação
 Mais sobre o livro:
 » Introdução
 » Índice
 » Autor
 » Comentários
 
14,71 Euros Novo
  8,83 Euros Manuseado

Sem despesas de envio,
para Portugal, no pagamento por transf. bancária ou cartão de crédito. Envios à cobrança são onerados em 2,50 Euros.

"Na aprendizagem por projecto os alunos têm que se comportar como profissionais juniores desde o primeiro dia e começar a questionar os assuntos enquanto tal."

Itrodução

O Tratado de Bolonha confronta todo o sistema de Ensino Superior na Europa com um desafio sem precedentes! Trata-se de mudar o paradigma que norteou os métodos e processos de ensino durante muitas décadas... A aprendizagem tornou-se o foco da actividade de docentes e alunos.

A integração dos resultados de aprendizagem obtidos nas Unidades Curriculares de Projecto Interdisciplinar assume um papel fundamental no processo, pois é a garantia de que a aprendizagem específica é alcançada e que os alunos adquirem a capacidade de a aplicar em contextos diversos, explorando novas possibilidades. Durante o percurso, a aprendizagem incide também sobre as competências horizontais que estruturam o saber ser e estar, o saber comunicar e trabalhar em equipa e o saber gerir o tempo e o processo.

A equipa de docentes universitários que realizou esta publicação integra especialistas das áreas de Engenharia, Matemática, Educação e Design que iniciaram, em 2003, um processo de formação em Ensino por Projecto na Universidade do Minho, orientado por Peter Powell, da Universidade de Twente. À multidisciplinaridade associam a experiência pedagógica em Projectos de natureza Disciplinar e Interdisciplinar em diferentes cursos universitários. É esta experiência, debatida em longas reuniões de trabalho, que é sistematizada na presente obra.


Índice

Prefácio
Agradecimentos
Índice de Figuras
Índice de Quadros
Introdução
Capítulo 1 A aprendizagem por Projecto
  1.1 Conceito de Projecto
  1.2 Noções de aprendizagem por Projecto
  1.3 Potencialidades e constrangimentos
  1.4 A estrutura curricular dos cursos
  1.5 Infra-estruturas
  1.6 Experiências de aprendizagem por Projecto
   
Capítulo 2  Os intervenientes na aprendizagem
  2.1 Docente: papel e estratégias de ensino
  2.2 Tutoria: papel e estratégias de acompanhamento
  2.3 Aluno: papel e estratégias de aprendizagem
  2.4 A função do Projecto na aprendizagem e as responsabilidades do aluno
  2.5 O que é um Grupo? O que é uma Equipa?
  2.6 A formação das equipas de Projecto
  2.7 Competências de trabalho em equipa
   
Capítulo 3 Planeamento do Projecto
  3.1 As fases de planeamento
  3.2 A definição do tema
  3.3 Os objectivos
  3.4 O título
  3.5 A definição das etapas
  3.6 A definição dos recursos
  3.7 As regras de actuação
  3.8 A criação dos dossiês das equipas de alunos e de tutores
   
Capítulo 4 A execução e acompanhamento do Projecto
  4.1 A organização dos tempos de execução do Projecto
  4.2 A preparação do trabalho da equipa
  4.3 O funcionamento da equipa
  4.4 O dossiê da equipa de alunos
  4.5 O relatório de apreciação do Projecto
  4.6 A função tutória
  4.7 O dossiê da equipa de tutores
  4.8 Conflitos, problemas e formas de resolução
   
Capítulo 5 Avaliação do Projecto
  5.1 Elementos a avaliar
  5.2 Parâmetros de avaliação e sua ponderação
  5.3 Os avaliadores
  5.4 A apreciação global
   
ANEXOS Anexo 1 – Procedimentos
  Regras relativas ao comportamento – Sugestões
  Regras relativas ao funcionamento – Sugestões
  Regras relativas à avaliação – Sugestões
  Proposta de índice do dossiê da equipa de tutores
  Proposta de índice do dossiê da equipa de alunos
   
  Anexo 2 – Fichas de Apoio
  Calendarização das reuniões de tutores e etapas do Projecto
  Calendarização das reuniões de alunos e etapas do Projecto
  Folha de rotação de cargos
  Exemplos de marcação de reuniões e agenda
  Minuta de acta de reunião da equipa de tutores
  Minuta de acta de reunião da equipa de alunos com o tutor
  Minuta de acta de reunião da equipa de alunos
  Ficha individual de trabalho
  Ficha de trabalho da equipa
  Ficha de acompanhamento do tutor
  Ficha global de acompanhamento do tutor
  Ficha de avaliação do relatório final
  Ficha de avaliação da apresentação e defesa
  Ficha de avaliação da apresentação e defesa por equipas de pares
  Ficha de acompanhamento do Projecto
  Ficha de apreciação global da equipa
  Ficha de apreciação global do processo
   

Autores

Júlia Maria Lourenço, doutorada (IST/UTL, 1997), é Prof. Auxiliar da Universidade do Minho, foi Directora do Curso de Engenharia Civil e integra, actualmente, a Comissão Directiva do Mestrado em Engenharia Municipal. Tem desenvolvido experiências pedagógicas sobre aprendizagem por Projecto, avaliação inter-pares e trabalho de equipa.

Maria da Graça Guedes, doutorada (UM, 1998), é Prof. Auxiliar da Universidade do Minho e é Directora dos Cursos de Design e Marketing (Mestrado) e de Design e Marketing de Moda cujo plano está adequado a Bolonha, incluindo em todos os semestres uma UC de Projecto Integrado.

Ana Isabel Filipe, doutorada (UM, 1989), é Prof. Auxiliar da Universidade do Minho e foi responsável pela criação do núcleo de Matemática no Campus de Azurém. Tem desenvolvido trabalho conceptual sobre a metodologia de aprendizagem colaborativa.

Luis Almeida, doutorado (Univ. Alta Alsácia, 1978), é Prof. Catedrático da Universidade do Minho onde foi Director de Departamento e de vários Cursos de Licenciatura e Mestrado. Actualmente, é Director do Mestrado em Química Têxtil e lecciona um módulo no Mestrado Europeu E-team no qual é aplicada a metodologia de ensino por projectos.

Maria Alfredo Moreira, doutorada (UM, 2004), é Prof. Auxiliar da Universidade do Minho onde foi Directora-Adjunta de Departamento e Presidente da Comissão de Estágio de Português-Inglês. Preside actualmente à Comissão Coordenadora dos Estágios Pedagógicos da Universidade do Minho e é autora de várias publicações sobre formação de Professores.

  Comentários dos Leitores

Compilação muito válida e útil como instrumento organizador de metodologias de formação académica "inovadoras".

Ana Cristina F. Almeida, 17 de Janeiro de 2008
 

Trata-se de um livro inspirador para todos os docentes empenhados em adaptar-se ao novo estilo de aprendizagem que o tratado de Bolonha veio introduzir.

Público, 9 de Novembro de 2007
 

Sou docente do Instituto Politécnico do Porto.
Considero o livro excelente. Muito objectivo e prático, utilíssimo sobretudo para quem, como eu, inclui trabalhos e projectos na sua metodologia de ensino.

Lino Oliveira, 29/Dezembro/2007

 
Home | Livros | e-books | Catálogo completo | Autores | Novidades Editoriais | Promoções | Ofertas | Encomenda | Ajuda | Contactos | Diga-nos
Copyright @ 2013, Centro Atlântico, Lda. Todos os direitos reservados. Prezamos a sua Privacidade.