O Futuro da Internet
 
O Futuro da Internet
 
Coordenadores: José Augusto Alves,
Pedro Campos, Pedro Quelhas Brito
Nº Páginas: 296
ISBN: 972842608-9
Livro: 14,71 Euros
e-book: 11,99 Euros
1ª Edição: Março/99
Colecção: Desafios

 
14,71 Euros Novo
11,99 Euros e-book
Introdução
Índice
Prefácio
Conteúdo Gratuito
em PDF

O Passado da Internet
barra150.gif (917 bytes)
Patrocinadores:

Quatro SIBS


 
O que é o Livro "o Futuro da Internet"?
É um projecto arrojado e único no panorama editorial português. Conta com 37 peças originais de 42 autores, profissionais e/ou académicos reputados, sobre as questões sociais, comerciais, artísticas, educativas e tecnológicas relativas ao futuro da rede das redes.
Este livro inaugura em Portugal a venda de livros digitais através da Net pois pode ser adquirido online em formato de bits e lido no ecrã ou impresso onde e como o seu leitor o desejar.
Introdução

Picasso disse um dia que os computadores são inúteis pois apenas conseguem dar-nos respostas. Esta expressão vem a propósito de um conjunto de contributos publicados recentemente na revista WIRED sobre a forma como a tecnologia interfere connosco. Dalai Lama lembra um antigo projector manual de filmes, que lhe despertou a paixão pelo cinema e pela electricidade. O sonho de David Crosby é um computador que o acompanhe para onde quer que vá, obediente, mas não demasiado subserviente, enfim, um amigo inteligente! Robert Sullivan faz, por seu lado, a apologia das máquinas de escrever tradicionais. Mas porque é que toda esta necessidade de pensar nas tecnologias das nossas vidas, com vista a avaliar a direcção para onde nos conduz esta nova era digital, se torna pertinente nestes tempos de finais de milénio?
Da organização Fordista dos princípios do século, associada à produção em massa, centrada na empresa e nos átomos, o mundo avançou rapidamente nos últimos anos para a era da informação, a era dos bits, com as mesmas economias de escala, mas menos relacionadas com o espaço e com o tempo. Mas talvez esta nova era digital tenha sido tão discutida que não nos tenhamos dado conta que estamos a passar para uma era pós-informação, como refere Negroponte: "Muitas actividades, em particular a dos chamados trabalhadores do conhecimento, não estão dependentes do tempo e do local e serão separadas muito mais cedo da radicação geográfica". Sem terem de estar ao mesmo tempo na sala de operações, "no futuro teremos as tecnologias de telecomunicações e de realidade virtual necessárias para que um médico possa realizar em Houston uma operação delicada a um doente que está no Alaska".
O impacto da utilização das tecnologias de informação na sociedade, agora com a Internet e com o advento da sociedade pós-informação será, portanto, de assinalar. As máquinas interagem mais e melhor com os seus utilizadores. O aluno poderá cada vez mais aprender "fazendo", dando luz às teorias construtivistas da aprendizagem, a televisão tornar-se-á mais versátil e "interactiva", os serviços públicos estarão mais próximos do cidadão, as empresas serão "virtuais", as cidades serão "digitais", a informação torna-se "global" (ou "glocal")…
Mas tudo isto só trará vantagens?
A colectânea de artigos originais publicados neste livro sobre o futuro da Internet pretende sondar isso mesmo. Fizemos uma análise estratégica sobre o interesse do tema para os cibernautas e das áreas temáticas que seria mais interessante analisar de uma forma prospectiva. Endereçamos convites a alguns dos melhores especialistas ligados à Internet e obtivemos a resposta muito favorável por parte dos mesmos em relação a esta iniciativa que conta ao todo com 42 autores e 37 artigos que estão classificados em cinco grandes áreas temáticas (não necessariamente "estanques"):
– Sociedade
– Negócios
– Educação
– Arte
– Tecnologia
Procurando representar simultaneamente o estado da arte sobre cada um dos sub-temas e uma análise prospectiva sobre as linhas de evolução da Internet, os artigos abordam os mais diversos assuntos e problemáticas ligadas à "net": desde a cultura ao social, desde a administração pública às empresas, desde a escola às novas tecnologias de informação e comunicação e à influência destas nas nossas vidas, na sociedade e no mundo. Certamente nem todas as áreas foram abordadas, seria aliás tarefa impossível. Grandes foram, no entanto, os esforços e valiosos os contributos dos autores.
A Internet é o tema dominante neste livro, sempre visto numa perspectiva de futuro, no amanhã (que já começou ontem) a "net" vai fazer cada vez mais parte das nossas vidas e vai revolucionar a forma como trabalhamos, como vivemos, como nos divertimos, como fazemos negócios, como aprendemos,...
Dependendo de si este livro poderá ser o primeiro de um projecto com continuidade no futuro. De facto, o futuro no mundo da Internet já é passado no momento em que acabar de ler esta frase. Nesse sentido a dinâmica é imparável.
Convidamo-lo, também a si, a ler connosco, o futuro. Talvez não seja assim tão mau. Talvez Picasso estivesse enganado...
Ou talvez não?
Os Coordenadores,
José Augusto Alves
Pedro Campos
Pedro Quelhas Brito


Prefácio
Na última década do século XX assistiu-se ao desenvolvimento da sociedade da informação com uma intensidade nunca antes experimentada. As tecnologias de informação e das comunicações invadiram praticamente todas as áreas de actividade, muitas vezes sem que os cidadãos se apercebessem da extensão da sua penetração nos aspectos mais comuns da vida em sociedade.

A convergência das tecnologias de informação, do audiovisual e das comunicações abre perspectivas com importante impacto positivo na transmissão do saber, na divulgação da cultura e da língua, nos processos de aprendizagem, na eficiência da administração pública, na integração de cidadãos com necessidades especiais, na gestão das organizações, nos meios de entretenimento, na comunicação social, na interacção entre grupos de cidadãos e na inovação de processos democráticos.

Em paralelo, desenvolvem-se novas actividades económicas na prestação de serviços na rede, nas comunicações, no comércio electrónico, no desenvolvimento de conteúdos, no entretenimento, no multimédia, no software, no audiovisual e em múltiplas outras actividades que se integram na chamada economia digital. Este conjunto de transformações tem consequências económicas, sociais e políticas que ultrapassam em rapidez e intensidade aqueles que ocorreram durante o século XIX, com a revolução industrial. É nessa acepção que se refere que estamos perante a revolução da sociedade da informação.

Na entrada do século XXI não há nenhum indício que aponte para a diminuição da intensidade das transformações em curso. Pelo contrário, são visíveis sinais de que este contexto de mudança se acentua, dando origem a uma economia de base digital e a profundas transformações na organização da sociedade e da maneira de viver individual e colectiva.

A Internet está no centro das transformações que conduzem à economia digital. Não se poderia falar da revolução da sociedade da informação sem a ocorrência deste fenómeno que permitiu ligar redes e computadores à escala global, possibilitando o acesso a conteúdos e serviços mediante um simples toque desse extraordinário periférico que é o ‘rato’.

A riqueza e variedade dessa informação que não pára de crescer, acentuando em cada dia que passa o seu ritmo de expansão, terá de conduzir-nos forçosamente a um mundo novo em que o entretenimento, a aprendizagem, o diálogo entre cidadãos, o exercício da democracia, a cultura, a investigação científica, o trabalho, o comércio e as restantes actividades económicas recorrem com intensidade crescente à Internet, como meio privilegiado de acesso e difusão de saber e de oportunidades de interacção humana e empresarial.

As velocidades actuais de transferência de informação representam uma ínfima parte daquilo que tecnologicamente já é possível em laboratório. Esse hiato auspicia-nos uma torrente de desenvolvimentos e de novos serviços que irão alterar radicalmente a vida do cidadão comum.

Este livro é uma demonstração dos primeiros passos, ainda tímidos mas simultaneamente essenciais, daquilo que será a revolução provocada pela Internet no futuro próximo.

Os portugueses têm demonstrado uma enorme apetência pela inovação tecnológica. As taxas de penetração de diversos equipamentos e serviços, nomeadamente nas caixas bancárias automáticas, nos terminais de pagamento electrónico e nos telefones móveis, entre outros, tem crescido a valores muito superiores àqueles que correspondem ao desenvolvimento económico do país.

Esta abertura à inovação, que provavelmente terá raízes históricas no longo período em que Portugal desempenhou um papel de primeiro plano nas expedições marítimas, à descoberta de novas rotas, culturas, religiões, flora e fauna e outras formas de organização dos povos, é um património cultural que não deveremos perder o ensejo de explorar.

O pleno aproveitamento da revolução da sociedade da informação, que se encontra em curso, em que a Internet desempenha um papel central, poderá ser a alavanca para vencer o atraso de desenvolvimento que nos separa dos nossos principais parceiros, no espaço económico, geográfico e geo-estratégico em que nos inserimos.

O carácter periférico de Portugal contribui para que os benefícios da eliminação das barreiras de distância e tempo, facultada pelas redes digitais de comunicação, sejam acrescidos em relação aos nossos principais competidores.

Tirar proveito do contexto favorável proporcionado pela sociedade da informação para produzir o milagre do desenvolvimento português, nos primeiros anos do século XXI, é o desafio para o futuro que colectivamente teremos de ser capazes de vencer.

Este livro sobre o futuro da Internet é um precioso contributo.

J. Dias Coelho
Presidente da Missão para a Sociedade da Informação
Lisboa, 23 de Fevereiro de 1999


Índice
Prefácio   O Comércio Electrónico, as Redes de 
Introdução Confiança e a Banca
O Passado da Internet José Eduardo Pina Miranda e Manuel F. Preto
   Capítulo 1 - Sociedade Garcia
Comminication on the Web: SIBS, Sociedade Interbancária de Serviços, S.A.
the features we want for collaboration A Internet e as novas oportunidades de
Ana Isabel Gandara Boa-Ventura negócio
Universidade de Aveiro - Departamento de Nuno Miguel Ferreira Bernardo
Comunicação e Arte / BSI, Sistemas de Informação, Lda.
University of Illinois at Urbana-Champaign A Internet e a Teoria dos Manuais de
O Milénio, o Presidente, o Anarka e a Marketing
Amante deles Pedro Manuel dos Santos Quelhas Taumaturgo
dr Bakali Brito
Fórum da Fronteira Electrónica FEP - Faculdade de Economia da Universidade
Servir a Internet ou servirmo-nos dela? do Porto
Fernando Martins    Capítulo 3 - Educação
Jornal de Notícias De onde vimos e para onde vamos:
Polícia e Internet O futuro da Internet na escola
Jorge Rosário Teixeira João Correia de Freitas
Polícia Judiciária Programa Internet na Escola - uARTE
Perplexidades Ciberlegislativas à Beira Ministério da Ciência e da Tecnologia
do III Milénio Ensinar e Aprender na Era da Internet:
José Magalhães Uma Visão de Futuro
Deputado Joaquim Borges Gouveia e Francisco Restivo
O Futuro dos Jornais perante a Internet FEUP-Faculdade de Engenharia da Universidade
José Victor Malheiros do Porto
Público DEEC-Departamento de Engenharia
Globalização das redes de comunicação: Electrotécnica e de Computadores
Uma Reflexão sobre as Implicações Ensino e Aprendizagem na Era da Internet
Cognitivas e Sociais José Manuel Martins Ferreira e Miguel A. S.
Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da Silva Santiago
Departamento de Comunicação e Arte da FEUP-Faculdade de Engenharia da Universidade
Universidade de Aveiro do Porto
A Revolução das Administrações Públicas DEEC-Departamento de Engenharia
em Portugal e a Nível Mundial nos Electrotécnica e de Computadores
Próximos Anos Kharen na Terra da Estatística -
Luís Filipe Vidigal Rosado Pereira Um Estudo de Caso de Netaprendizagem
Direcção Geral de Informática e Apoio aos Pedro M. Campos
Serviços Tributários e Aduaneiros FEP - Faculdade de Economia da Universidade
Contra a Corrente: do Porto
Sete premissas para construir uma INE - Instituto Nacional de Estatística
comunidade virtual    Capítulo 4 - Arte
Luís Soares www.arquitectura
Associação Terràvista Fernando M. C. Lisboa Oliveira
Alguns Problemas Jurídicos da Internet Universidade de Aveiro - Departamento de
Manuel Oehen Mendes Comunicação e Arte
Advogado O Paraíso Perdido
As novas comunidades e os seus  Jorge P. Pires
habitantes Expresso
Paulo Querido    Capítulo 5 - Tecnologia
Expresso Gestão Integrada de Edifícios
A Medição do Tempo António Rodrigues da Costa Pontes
Rafael Mora Microprocessador-Sistemas Digitais, SA
Heidrick & Struggles Optical Internetworking IP Lights the
"Navega, mas não te demores": algumas Fiber!
consequências Psicológicas do consumo  Graça Carvalho
da Internet Cisco Systems, Inc.
Telmo Mourinho Baptista Redes e Serviços Activos
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação João Isidro Araújo Vila Verde
da Universidade de Lisboa SRD - Sonae Redes de Dados, SA
Os Rumos e as Faces da Televisão Criptografia - Passado, Presente e Futuro
Interactiva Luís Filipe Antunes
Jorge Trinidad Ferraz de Abreu e Vasco Afonso FEP-Faculdade de Economia do Porto
da Silva Branco Serviços de Telecomunicações
Universidade de Aveiro - Departamento de ou Telecomunicações e Serviços?
Comunicação e Arte Luis Miguel Richheimer Marta de Sequeira

   Capítulo 2 - Negócios

Esoterica - Novas Tec. de Informação, SA
Audimetria da World Wide Web Mobilidade na Internet
Catarina Mendes Quinto Mário Jorge Costa Gaspar da Silva
Universidade Nova de Lisboa / Markdata Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Electronic Commerce: a technological  As novas tecnologias descobertas
perspective com o advento da rede e da Internet
Eugénio da Costa Oliveira e Ana Paula Rocha Patrícia Esteves Fernandes
Faculdade de Engenharia, Universidade do Sun Microsystems Portugal
Porto, NIA&R-LIACC Web Mining
The Future is About Branding Pedro Delgado Domingos
Nua, Ltd Departamento de Engenharia Informática,
A Internet e a Utilização do Euro Instituto Superior Técnico
José Augusto Cardoso Almeida Alves A Revolução dos Paradigmas
Guião - Divulgação Promocional de Indústria e Raul de Brito
Comércio, S.A. ESDI, Lda.

  Livros Centro Atlântico
Copyright @ 2014, Centro Atlântico, Lda. Todos os direitos reservados. Prezamos a sua Privacidade.