Home »Títulos » FAQ's » sobre os e-books do Centro Atlântico
..
Ajuda (FAQ's) sobre os e-books do Centro Atlântico:
.

..
» Desde quando é que o Centro Atlântico comercializa e-books?

» Quanto tempo demora a efectuar o download de um e-book?

» Qual o formato dos e-books do Centro Atlântico?

» É seguro fazer o download de e-books?

» Posso imprimir ou copiar os meus e-books?

» Posso anotar os meus e-books?

» Posso testar o conceito com e-books grátis?

» Tenho acesso imediato ao e-book após a sua compra?

» Durante quanto tempo tenho o e-book disponível no servidor para download?

» O que posso fazer se tiver problemas em efectuar o download dos meus e-books?

» O que posso fazer se tiver problemas em ler os meus e-books?

» Tenho que estar ligado à Internet para ler os meus e-books?

» Posso fazer cópias de segurança dos meus e-books?

» Posso encomendar várias cópias de um e-book?

» Tenho que pagar despesas de manuseamento ou de portes dos meus e-books?
   E quanto a impostos?


» O que acontece se acidentalmente perder ou eliminar o meu e-book?
.
» Posso devolver o meu e-book?
 
.
 
.

..
° Desde quando é que o Centro Atlântico comercializa e-books?

O Centro Atlântico foi o primeiro editor em Portugal a comercializar e-books. Tal aconteceu em Março de 1999 com o livro 'O Futuro da Internet'. A disponibilidade dos e-books é imediata com a edição correspondente do livro em papel, i.e., sempre que sai uma novidade editorial os leitores podem optar pela aquisição do livro em papel ou pelo e-book.

^

.

..
° Quanto tempo demora a efectuar o download de um e-book?

O download de um e-book depende do tipo de ligação à Internet que dispõe e do tamanho de cada e-book em particular. Para um e-book com 2 Mbytes, e se possuir um modem de 56Kbits/seg, o tempo de download será aproximadamente de 6 minutos. Se tiver uma ligação ADSL com 512 Kbits/seg, então o download será inferior a 1 minuto.
Os tamanhos dos e-books do Centro Atlântico variam entre 500 Kbytes (livros com poucas imagens) e 20 Mbytes (livros com centenas de imagens).

^

.

..
° Qual o formato dos e-books do Centro Atlântico?

Os e-books do Centro Atlântico são disponibilizados em formato PDF e são gravados no servidor em formato ZIP, pelo que além do e-book reader terá de ter no seu computador um software para descompactar ficheiros 'zipados'.
Os e-books do Centro Atlântico requerem que seja sempre utilizada a versão mais recente do Adobe Reader (versão 6, em Março de 2004) - este software é gratuito.
Se desejar mais informações sobre o Adobe Reader 6 poderá consultar o respectivo livro publicado pelo Centro Atlântico.

^

° É seguro fazer o download de e-books?

Sim. Os e-books são validados contra a presença de vírus. Adicionalmente, os e-book readers têm funcionalidades de segurança e encriptação que os protegem contra violações de copyright.

^

° Posso imprimir ou copiar os meus e-books?

Sim, mas apenas com a permissão do editor. Para cada e-book tem de ler as permissões específicas:
Impressão total, limites na impressão, limites de cópia, facilidade de empréstimo, etc.
A maior parte dos editores restringe o acesso à facilidade de imprimir um e-book. O Centro Atlântico é quase um caso único pois, genericamente (podem existir excepções), permite a impressão total dos seus e-books.
As cópias para disquete ou CD-ROM podem ser efectuadas apenas para efeitos de segurança e qualquer cópia não autorizada pode dar origem a diligências judiciais.

^

° Posso anotar os meus e-books?

Presentemente, e por questões de segurança, os e-books do Centro Atlântico não permitem anotações.

^

° Posso testar o conceito com e-books grátis?

Sim. Todos os livros dispõe de uma ficha técnica no site do Centro Atlântico onde consta um excerto em PDF para download livre. Pode testar o conceito com qualquer desses excertos (veja para exemplo o excerto do livro Crónicas da Inforfobia).

^

° Tenho acesso imediato ao e-book após a sua compra?

Não. Outra das características únicas dos e-books do Centro Atlântico é o facto de serem personalizados com o nome de cada cliente - o que obriga a um processamento manual. Após a aquisição do e-book, e da respectiva confirmação de pagamento, receberá um e-mail do Centro Atlântico passadas algumas horas (o tempo máximo definido é de 48 horas), com instruções para download.

^

° Durante quanto tempo tenho o e-book disponível no servidor para download?

Após o envio do e-mail do Centro Atlântico, com instruções para download, tem 3 dias para aceder ao seu e-book. Após esse período o e-book é eliminado do servidor.
O Centro Atlântico informa que regista todos os acessos a todos os e-books armazenados no seu servidor pelo que tomará as devidas diligências caso verifique que um e-book é acedido com sucesso mais do que uma vez (o que indicia uma situação de cópia não autorizada).

^

° O que posso fazer se tiver problemas em efectuar o download dos meus e-books?

Para qualquer problema ou dificuldade relacionados com o download dos seus e-books deve-nos contactar. No entanto, praticamente todos os problemas reportados devem-se a problemas ou baixa velocidade da ligação à Internet do cliente ou da sua inexperiência na utilização do software necessário - nenhum destes casos é da nossa responsabilidade e não temos suporte técnico para esses problemas.

^

°O que posso fazer se tiver problemas em ler os meus e-books?

Para qualquer problema ou dificuldade relacionada com o download dos seus e-books deve-nos contactar. No entanto, praticamente todos os problemas reportados devem-se à inexperiência na utilização do software necessário para ler ou descompactar os e-books. Nesse caso deve consultar os manuais do e-book reader que estiver a utilizar.

^

.



..
° Tenho que estar ligado à Internet para ler os meus e-books?

Não. Pode ler os e-books do Centro Atlântico em qualquer dos seus computadores pessoais, mesmo que algum deles não tenha qualquer acesso à Internet. Apenas tem de ter acesso à Internet para fazer o seu download após a compra.

^

.



..
° Posso fazer cópias de segurança dos meus e-books?

Sim. Aliás recomendamos que faça isso logo no primeiro dia para garantir que consegue ler o seu e-book mesmo que o seu computador tenha alguma avaria.

^

°Posso encomendar várias cópias de um e-book?

O Sim. Os e-books do Centro Atlântico são personalizados com o nome de cada cliente (indivíduo) pelo que bastará indicar os nomes de todos os leitores. As instituições que desejem ter acesso a licenças dos e-books para uso por um número alargado de colaboradores devem contactar o Centro Atlântico nesse sentido.

^

° Tenho que pagar despesas de manuseamento ou de portes dos meus e-books?
   E quanto a impostos?

Não tem que pagar nada por esse tipo de despesas. Mas quanto a impostos, e como o legislador não deve saber o que é um e-book, o IVA utilizado é de 21% (versus 5% para os livros em papel!).

^

° O que acontece se acidentalmente perder ou eliminar o meu e-book?

A mesma coisa que se perder ou destruir um livro em papel! Perde-o para sempre. Por isso é que aconselhamos a fazer uma cópia de segurança logo após o seu download.

^

° Posso devolver o meu e-book?

Não aceitamos devoluções de e-books - por esse motivo é que existe uma completa ficha técnica e um excerto online para que não tenha dúvidas do que está a comprar.

^

 

° Esta secção, e as demais secções com FAQ's, têm por objectivo o esclarecimento rápido das dúvidas que lhe surjam ao visitar e comprar no nosso site. Se mesmo assim mantém alguma dúvida não hesite em nos contactar. Veja a página de contactos.°

.
Copyright @ 2014, Centro Atlântico, Lda. Todos os direitos reservados. Prezamos a sua Privacidade.