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 Os Segredos da Mente dos Consumidores

 Autor:
Michael Solomon
 Páginas: 232
 ISBN: 978-989-615-076-1
 1ª Edição: Mai/2009
 Colecção: Desafios
 Mais sobre o livro:
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“Saiba como eles decidem fazer compras”

Introdução

Os consumidores sem segredos! Como pode fazer com que comprem… comprem mais… e continuem a comprar!

  • A verdade sobre o que os consumidores querem, pensam e sentem.

  • A verdade sobre o que mantém os actuais clientes felizes – e leais.

  • A verdade sobre as mais recentes tendências e descobertas sobre o comportamento dos consumidores.

Simplesmente, os melhores pensamentos sobre o assunto
A VERDADE E NADA MAIS QUE A VERDADE
 

Este livro revela 50 técnicas práticas e fáceis de aplicar para detectar e fidelizar consumidores altamente rentáveis

Índice

  Prefácio
Parte I  
Verdade 1: Os seus clientes querem um relacionamento, não uma aventura passageira
Verdade 2: Conceba-o e eles virão
Verdade 3: Marketing sensorial – cheira a lucros
Verdade 4: Desculpe, mas está uma mama na sua Coca-Cola?
Verdade 5: Quando acreditamos numa coisa…
Verdade 6: Atire-lhes um osso e eles deixarão de andar às voltas
Verdade 7: Entre nas cabeças deles - se conseguir
Verdade 8: Os bons velhos tempos são estes
Verdade 9: Porquê perguntar porquê?
Verdade 10: Aquele que morrer com mais brinquedos ganha
Verdade 11: Os seus clientes procuram pastagens mais verdes
Verdade 12: «Porque eu valho a pena»
Verdade 13: Adore-me, adore o meu avatar
Verdade 14: Você é realmente aquilo que consome
Verdade 15: Os verdadeiros homens não comem quiches (mas hidratam-se)
Verdade 16: As raparigas apenas querem divertir-se
Verdade 17: Esquadrão G para o gastador
Verdade 18: Os gordos de ontem são os voluptuosos de hoje
Verdade 19: Os homens querem dormir com os seus carros
Verdade 20: O seu computador está a tentar matá-lo
Verdade 21: Cada qual compra como o seu igual
Verdade 22: Venda aperitivos aos jogadores de squash
Verdade 23: Pensam que o seu produto não presta – isso não é necessariamente mau
Verdade 24: Quando deve vender o gato e quando deve vender a lebre
Verdade 25: As pessoas são mais burras que os robots (e mais preguiçosas, também)
Verdade 26: Os seus clientes têm a sua marca na mente
Verdade 27: Deixe que os «cliques» do rato lhe indiquem o caminho
Verdade 28: Nada brama mais qualidade do que o cabedal da Polónia
Verdade 29: Considere investir numa casa mortuária drive-thru
Verdade 30: «Gemba»: ir à verdadeira fonte de informação
Verdade 31: Os seus clientes querem ser como o Ronaldo (ou alguém como ele)
Verdade 32: Torne-se membro de uma tribo
Verdade 33: As pessoas gostam de fazer o que lhes apetece – desde que seja o mesmo que os outros fazem
Verdade 34: Apanhe a onda
Verdade 35: Deixe-se levar – faça compras em grupo ainda hoje
Verdade 36: Encontre os especialistas de mercado e o resto torna-se fácil
Verdade 37: Centenas de donas de casa podem decidir o futuro de uma empresa
Verdade 38: Saiba quem usa as calças numa família
Verdade 39: Decidir já não é só com os mais velhos
Verdade 40: Faça milhões com os Millennials
Verdade 41: Os adultos não crescem mais
Verdade 42: Lojas dos 300 fazem muitos cêntimos
Verdade 43: Os ricos são diferentes
Verdade 44: Fora com o Ketchup, bem-vinda salsa
Verdade 45: Procure os maníacos da pesca com mosca, defensores do meio-ambiente, amantes do jazz e do Harry Potter
Verdade 46: O Ronald McDonald está relacionado com o Luke Skywalker
Verdade 47: Contrate um homem das cavernas para patrocinar o seu produto
Verdade 48: Torne a sua marca uma fortaleza – e torne a minha uma Guinness
Verdade 49: Transforme uma pedra (de estimação) em ouro
Verdade 50: Pense globalmente, aja localmente
 
Referências

Sobre o autor

Autor

Michael Solomon, Ph.D. é professor de Marketing e Director do Centro de Investigação sobre o Consumidor na Haub School of Business na Universidade de Saint Joseph, em Filadélfia, e professor do Comportamento do Consumidor na Manchester School of Business, na Universidade de Manchester, no Reino Unido. Faz investigação ao nível do comportamento do consumidor, dos estilos de vida, dos aspectos simbólicos dos produtos e da psicologia da moda. Entre os títulos que tem publicado inclui-se Consumer Behavior: Buying, Having, and Being. Ganhou o prémio Cutty Sark Men’s Fashion Award pelo trabalho realizado sobre psicologia da roupa.

  Comentários

« Os 50 curtos capítulos de Solomon são tão enérgicos e viciantes quanto os vídeos do YouTube, o que prova que não só sabe o que os consumidores querem comprar como também sabe o que os leitores querem ler.»

Joe Chernov
Vice-Presidente de Comunicação,
BzzAgent Inc.


 


« O livro de Michael Solomon está repleto não só de verdades-chave sobre como entender e chegar até aos consumidores, mas também esclarece alguns dos mitos mais persistentes que existem nas áreas do marketing e do comportamento do consumidor. Pejado de exemplos actuais, este livro bastante acessível não aparenta conter a sagacidade das informações que nos oferece. É um daqueles livros que nos proporciona muitos momentos ‘A-há’.»

J. Alison Bryant, Ph.D.
Director Investigador Sénior
Digital Reasearch Nickelodeon/MTV Kids & Family Groupr Way
 


« Os Segredos da Mente dos Consumidores, de Michael Solomon, contém grandes revelações sobre o comportamento dos consumidores e é uma ferramenta essencial para quem trabalha nas áreas orientadas para os clientes. As suas 50 verdades retiram as incertezas do marketing e apresentam lições para o mundo de hoje baseado nas tecnologias.»

Tim Dunphy
Director Sénior de Marketing,
Consumer Insights, Black & Decker
 

 

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