Home » Títulos » Colecção Desafios » O Segredo das Empresas Sustentáveis
Consulte:

» Excerto em PDF
    (2,2 Mbytes)

 O Segredo das Empresas Sustentáveis
 
A vantagem das estratégias ‘verdes’

 Autor:
Gil Friend
 Páginas: 288
 ISBN: 978-989-615-085-3
 1ª Edição: Out/2009
 Colecção: Desafios
 Mais sobre o livro:
 » Introdução
 » Índice
 » Autor
 » Comentários
 
 
17,21 Euros Novo
13,99 Euros e-book
Sem despesas de envio, para Portugal, no pagamento por transf. bancária ou cartão de crédito. Envios à cobrança são onerados em 2,50 Euros.

A VERDADE E NADA MAIS QUE A VERDADE

Introdução

Este livro revela 52 estratégias ‘verdes’ – testadas, concisas, fáceis de aplicar, e que produzem resultados. Tudo o que necessita de saber para tornar o seu negócio amigo do ambiente e simultaneamente aumentar os seus lucros.

  • A verdade sobre o que significa a mudança climática para a sua empresa.

  • A verdade sobre uma gestão sem excessos e amiga do ambiente.

  • A  verdade sobre como proteger o seu negócio para o futuro.

Simplesmente, os melhores pensamentos sobre o assunto
A VERDADE E NADA MAIS QUE A VERDADE

Índice

  Prefácio
Parte I O segredo sobre os negócios ‘verdes’
Verdade 1: O que é um negócio ‘verde’?
Verdade 2: Porquê tornar ‘verde’ o seu negócio?
Verdade 3: Como fazer a abordagem para se «tornar verde»
Verdade 4: Porquê agora?
Verdade 5: As alterações climáticas e a sua empresa
   
Parte II O segredo da estratégia ‘verde’
Verdade 6: Lucro e propósito
Verdade 7: Quão ‘verde’ é suficiente?
Verdade 8: Legislação ‘verde’
   
Parte III O segredo das operações ‘verdes’
Verdade 9: Segredos à vista desarmada
Verdade 10: Eco-eficiência: boa para os negócios e para o ambiente
Verdade 11: Desperdício? Nem pensar! Elimine os não-produtos
Verdade 12: As eco-auditorias podem guiar o seu caminho
Verdade 13: Funcionar de forma ‘magra’ e ‘verde’
Verdade 14: Pegada de carbono
Verdade 15: Reduzir a sua pegada de carbono
   
Parte IV O segredo do marketing ‘verde’
Verdade 16: Marcas e mensagens ‘verdes’
Verdade 17: Criar uma sólida certificação ‘verde’
Verdade 18: Argumentos do marketing ‘verde’
Verdade 19: Chegar aos consumidores conscienciosos
   
Parte V O segredo dos produtos e dos serviços ‘verdes’
Verdade 20: O que torna um produto ‘verde’?
Verdade 21: Recolha de produtos
Verdade 22: Do produto ao serviço
Verdade 23: O que torna um serviço ‘verde’?
   
Parte VI O segredo do design ‘verde’
Verdade 24: Biomimetismo – aprender com a vida
Verdade 25: Reduzir a pegada do seu produto
Verdade 26: De berço a berço
Verdade 27: Desenhar como a natureza o faz
Verdade 28: A inovação é a essência do ‘verde’
   
Parte VII O segredo de uma política de aquisições ‘verdes’
Verdade 29: Compras prioritariamente ecológicas
Verdade 30: Gestão da cadeia de abastecimentos e de parcerias
Verdade 31: Scorecards de fornecimentos
Verdade 32: Superar a fasquia
   
Parte VIII O segredo dos edifícios ‘verdes’
Verdade 33: Certificação LEED para edifícios ‘verdes’
Verdade 34: Os custos de um edifício ‘verde’
Verdade 35: Os edifícios ‘verdes’ melhoram a produtividade
Verdade 36: Design integrador para a construção ‘verde’
   
Parte IX O segredo das TI ‘verdes’
Verdade 37: Os computadores e a electrónica
Verdade 38: Criar centros de dados mais eficientes
Verdade 39: Como as TI o podem motivar a tornar-se ‘verde´
   
Parte X O segredo da gestão ‘verde’
Verdade 40: Envolver os colaboradores
Verdade 41: Envolver os stakeholders
Verdade 42: Manter-se a par
Verdade 43: Incentivos aos colaboradores
Verdade 44: Sistemas de gestão ambiental
   
Parte XI O segredo das finanças ‘verdes’
Verdade 45: Lucros, valor e risco
Verdade 46: Contabilidade baseada na realidade
Verdade 47: Investir no ‘verde’ e atrair investimentos ‘verdes’
Verdade 48: Esquemas de comercialização e compensação de emissões
Verdade 49: Dever fiduciário
   
Parte XII A verdade sobre o futuro ‘verde'
Verdade 50: A certeza num mundo incerto
Verdade 51: Planeamento por cenários
Verdade 52: À prova do futuro
   
  Referências
  Centro de Recursos
  Agradecimentos
  Sobre o autor
  Sobre os colaboradores

Autor

Gil Friend, fundador, presidente e CEO da Natural Logic, Inc., é um pensador de renome no âmbito dos chamados negócios sustentáveis, com cerca de 40 anos de experiência na área. Escreveu mais de 100 artigos e contribuiu com capítulos para diversas obras. Anima um blogue sobre sustentabilidade estratégica em http://blogs.natlogic.com/friend/.

  Comentários

 

Este é um livro que fala sobre o que significa a mudança climática para a sua empresa, uma gestão sem excessos e amiga do ambiente e sobre como proteger o seu negócio para o futuro. Ou seja: é o livro indicado para tornar uma empresa 'verde' seja qual for a sua escala e é também um guia para eco-negócios, bastante detalhado e com um número de considerações pertinentes e de pistas práticas.
A economia 'verde' é uma economia de nicho, mas cada vez com mais expansão, tendo a sustentabilidade natural, social e empresarial como objectivo. Como enfatiza o autor, "os negócios 'verdes', antes periféricos, estão-se a tornar progressivamente grandes negócios".
Portugalglobal, Julho/2010
 

Verdes e lucrativas

Verde, sustentável e amigo do ambiente são alguns dos epítetos que marcas, empresas e produtos empunham e que estão, cada vez mais, na moda. Mas afinal, o que é um negócio verde? A resposta é dada por Gil Friend, autor do livro “O Segredo das Empresas Sustentáveis” e especialista nesta área. Além de explicar o que é isso do “negócio verde”, o autor partilha 52 estratégias ‘verdes’, testadas, concisas e fáceis de aplicar, que funcionam como um guia prático.
Revista Invest, Janeiro de 2010


«Este pequeno livro é inspirador no que diz respeito ao seu âmbito e aplicação prática – não se destina apenas aos CEO, mas a todos os colaboradores de uma empresa… um guia excepcionalmente útil para tornar a sua empresa ‘verde’ seja qual for a sua escala.»
Chip Conley, CEO de Joie the Vivre Hospitality


«Num mundo onde os conselhos sobre os econegócios são abundantes, este livro é o único recurso que necessita: um guia prático que combina o conhecimento e a inspiração com uma trajectória sólida e passível de ser posta em prática».
Joel Makower, Editor Executivo do GreenBiz.com


«Nos últimos anos tenho pensado sobre a necessidade de uma obra essencial, apresentada num único volume, sobre os negócios ‘verdes’. Agora, já não necessito de o fazer porque Gil Friend conseguiu escrevê-lo. O Segredo das Empresas Sustentáveis é simplesmente o melhor livro sobre o assunto.»
Alex Steffen, editor de Worldchanging.com e autor de Worldchanging: A User’s Guide for the 21st Century


«O melhor guia sobre econegócios que li neste século.»
John Elkington, empreendedor, co-fundador de Environmental Data Services, SustainAbility e Volans Ventures


«Prático, inspirador, orientado para as soluções e simples sem ser simplista. Um livro essencial para descobrir as oportunidades ecológicas para a sua empresa ou startup».
Christina Page, directora de Estratégia Climática e Energética da Yahoo! Inc.


«O Segredo das Empresas Sustentáveis é brilhante, visionário e totalmente exequível. Este livro está repleto de uma sabedoria preciosa adquirida com esforço e através da experiência prática. Poderá pagar milhares de euros a um consultor para obter esta informação ou poderá comprar este livro e ter essa sabedoria filtrada na ponta dos dedos.»
Ocean Robbins, fundador e director da Youth for Environmental Sanity (YES!) e autor de Choices for Our Future