Home » Títulos » Colecção Desafios » O Segredo das Empresas Sustentáveis |
|
Este livro revela 52 estratégias ‘verdes’ – testadas, concisas, fáceis de aplicar, e que produzem resultados. Tudo o que necessita de saber para tornar o seu negócio amigo do ambiente e simultaneamente aumentar os seus lucros.
Simplesmente, os melhores
pensamentos sobre o assunto |
Prefácio | |
Parte I | O segredo sobre os negócios ‘verdes’ |
Verdade 1: | O que é um negócio ‘verde’? |
Verdade 2: | Porquê tornar ‘verde’ o seu negócio? |
Verdade 3: | Como fazer a abordagem para se «tornar verde» |
Verdade 4: | Porquê agora? |
Verdade 5: | As alterações climáticas e a sua empresa |
Parte II | O segredo da estratégia ‘verde’ |
Verdade 6: | Lucro e propósito |
Verdade 7: | Quão ‘verde’ é suficiente? |
Verdade 8: | Legislação ‘verde’ |
Parte III | O segredo das operações ‘verdes’ |
Verdade 9: | Segredos à vista desarmada |
Verdade 10: | Eco-eficiência: boa para os negócios e para o ambiente |
Verdade 11: | Desperdício? Nem pensar! Elimine os não-produtos |
Verdade 12: | As eco-auditorias podem guiar o seu caminho |
Verdade 13: | Funcionar de forma ‘magra’ e ‘verde’ |
Verdade 14: | Pegada de carbono |
Verdade 15: | Reduzir a sua pegada de carbono |
Parte IV | O segredo do marketing ‘verde’ |
Verdade 16: | Marcas e mensagens ‘verdes’ |
Verdade 17: | Criar uma sólida certificação ‘verde’ |
Verdade 18: | Argumentos do marketing ‘verde’ |
Verdade 19: | Chegar aos consumidores conscienciosos |
Parte V | O segredo dos produtos e dos serviços ‘verdes’ |
Verdade 20: | O que torna um produto ‘verde’? |
Verdade 21: | Recolha de produtos |
Verdade 22: | Do produto ao serviço |
Verdade 23: | O que torna um serviço ‘verde’? |
Parte VI | O segredo do design ‘verde’ |
Verdade 24: | Biomimetismo – aprender com a vida |
Verdade 25: | Reduzir a pegada do seu produto |
Verdade 26: | De berço a berço |
Verdade 27: | Desenhar como a natureza o faz |
Verdade 28: | A inovação é a essência do ‘verde’ |
Parte VII | O segredo de uma política de aquisições ‘verdes’ |
Verdade 29: | Compras prioritariamente ecológicas |
Verdade 30: | Gestão da cadeia de abastecimentos e de parcerias |
Verdade 31: | Scorecards de fornecimentos |
Verdade 32: | Superar a fasquia |
Parte VIII | O segredo dos edifícios ‘verdes’ |
Verdade 33: | Certificação LEED para edifícios ‘verdes’ |
Verdade 34: | Os custos de um edifício ‘verde’ |
Verdade 35: | Os edifícios ‘verdes’ melhoram a produtividade |
Verdade 36: | Design integrador para a construção ‘verde’ |
Parte IX | O segredo das TI ‘verdes’ |
Verdade 37: | Os computadores e a electrónica |
Verdade 38: | Criar centros de dados mais eficientes |
Verdade 39: | Como as TI o podem motivar a tornar-se ‘verde´ |
Parte X | O segredo da gestão ‘verde’ |
Verdade 40: | Envolver os colaboradores |
Verdade 41: | Envolver os stakeholders |
Verdade 42: | Manter-se a par |
Verdade 43: | Incentivos aos colaboradores |
Verdade 44: | Sistemas de gestão ambiental |
Parte XI | O segredo das finanças ‘verdes’ |
Verdade 45: | Lucros, valor e risco |
Verdade 46: | Contabilidade baseada na realidade |
Verdade 47: | Investir no ‘verde’ e atrair investimentos ‘verdes’ |
Verdade 48: | Esquemas de comercialização e compensação de emissões |
Verdade 49: | Dever fiduciário |
Parte XII | A verdade sobre o futuro ‘verde' |
Verdade 50: | A certeza num mundo incerto |
Verdade 51: | Planeamento por cenários |
Verdade 52: | À prova do futuro |
Referências | |
Centro de Recursos | |
Agradecimentos | |
Sobre o autor | |
Sobre os colaboradores |
Gil Friend, fundador, presidente e CEO da Natural Logic, Inc., é um pensador de renome no âmbito dos chamados negócios sustentáveis, com cerca de 40 anos de experiência na área. Escreveu mais de 100 artigos e contribuiu com capítulos para diversas obras. Anima um blogue sobre sustentabilidade estratégica em http://blogs.natlogic.com/friend/.
Este é um livro que fala sobre o que
significa a mudança climática para a sua empresa, uma gestão sem
excessos e amiga do ambiente e sobre como proteger o seu negócio para o
futuro. Ou seja: é o livro indicado para tornar uma empresa 'verde' seja
qual for a sua escala e é também um guia para eco-negócios, bastante
detalhado e com um número de considerações pertinentes e de pistas
práticas.
A economia 'verde' é uma economia de nicho, mas cada vez com mais
expansão, tendo a sustentabilidade natural, social e empresarial como
objectivo. Como enfatiza o autor, "os negócios 'verdes', antes
periféricos, estão-se a tornar progressivamente grandes negócios".
Portugalglobal, Julho/2010
Verdes e
lucrativas
Verde, sustentável e amigo do ambiente são alguns dos epítetos que
marcas, empresas e produtos empunham e que estão, cada vez mais, na
moda. Mas afinal, o que é um negócio verde? A resposta é dada por Gil
Friend, autor do livro “O Segredo das Empresas Sustentáveis” e
especialista nesta área. Além de explicar o que é isso do “negócio
verde”, o autor partilha 52 estratégias ‘verdes’, testadas, concisas e
fáceis de aplicar, que funcionam como um guia prático.
Revista Invest, Janeiro de 2010
«Este pequeno livro é inspirador no que diz
respeito ao seu âmbito e aplicação prática – não se destina apenas aos
CEO, mas a todos os colaboradores de uma empresa… um guia
excepcionalmente útil para tornar a sua empresa ‘verde’ seja qual for a
sua escala.»
Chip Conley, CEO de Joie the Vivre Hospitality
«Num mundo onde os conselhos sobre os econegócios são abundantes, este
livro é o único recurso que necessita: um guia prático que combina o
conhecimento e a inspiração com uma trajectória sólida e passível de ser
posta em prática».
Joel Makower, Editor Executivo do GreenBiz.com
«Nos últimos anos tenho pensado sobre a necessidade de uma obra
essencial, apresentada num único volume, sobre os negócios ‘verdes’.
Agora, já não necessito de o fazer porque Gil Friend conseguiu
escrevê-lo. O Segredo das Empresas Sustentáveis é simplesmente o melhor
livro sobre o assunto.»
Alex Steffen, editor de Worldchanging.com e autor de
Worldchanging: A User’s Guide for the 21st Century
«O melhor guia sobre econegócios que li neste século.»
John Elkington, empreendedor, co-fundador de Environmental
Data Services, SustainAbility e Volans Ventures
«Prático, inspirador, orientado para as soluções e simples sem ser
simplista. Um livro essencial para descobrir as oportunidades ecológicas
para a sua empresa ou startup».
Christina Page, directora de Estratégia Climática e Energética
da Yahoo! Inc.
«O Segredo das Empresas Sustentáveis é brilhante, visionário e
totalmente exequível. Este livro está repleto de uma sabedoria preciosa
adquirida com esforço e através da experiência prática. Poderá pagar
milhares de euros a um consultor para obter esta informação ou poderá
comprar este livro e ter essa sabedoria filtrada na ponta dos dedos.»
Ocean Robbins, fundador e director da Youth for Environmental
Sanity (YES!) e autor de Choices for Our Future
|