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Tudo o que precisa saber para fazer apresentações de sucesso – sem medo e sem esforço.
Simplesmente, os melhores
pensamentos sobre o assunto
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Prefácio | |
Parte I | Algumas verdades iniciais |
Verdade 1: | Falar em público não é fácil, mas é, certamente, possível |
Verdade 2: | A chave do sucesso é a preparação |
Verdade 3: | O ensaio é essencial |
Verdade 4: | Imitar os bons apresentadores irá torná-lo melhor |
Verdade 5: | Estabeleça objectivos para a sua apresentação |
Verdade 6: | Uma apresentação é uma oportunidade para aprender |
Parte II | O Segredo sobre como preparar-se para falar |
Verdade 7: | Conversar é trabalhar |
Verdade 8: | Saiba o que a sua audiência procura |
Verdade 9: | Existem diferenças entre escrever e falar |
Verdade 10: | Preparar uma apresentação é um processo relativamente simples |
Verdade 11: | Comece por analisar a sua audiência |
Verdade 12: | Conheça a sua audiência |
Parte III | O Segredo para as pessoas o escutarem |
Verdade 13: | Perceba o que faz com que as pessoas escutem |
Verdade 14: | A sua forma de falar faz a diferença |
Verdade 15: | Antecipe as perguntas que a audiência pode fazer |
Verdade 16: | Escutar é importante |
Verdade 17: | Ser um ouvinte activo traz grandes benefícios |
Verdade 18: | É possível ultrapassar as barreiras para comunicar com sucesso |
Parte IV | Os truques para fundamentar as suas apresentações |
Verdade 19: | Fundamente bem a sua apresentação |
Verdade 20: | Perceba o poder do seu conteúdo |
Verdade 21: | O tipo e a qualidade dos dados são importantes para a sua audiência |
Verdade 22: | A estrutura pode ajudar um apresentador inexperiente |
Verdade 23: | Valide a sua apresentação |
Verdade 24: | Use a Internet para o ajudar na sua apresentação |
Parte V | O Segredo sobre a preparação de uma intervenção |
Verdade 25: | Escolha uma abordagem |
Verdade 26: | A sua introdução define a primeira impressão |
Verdade 27: | Comece com um objectivo em vista |
Verdade 28: | Mantenha a audiência interessada |
Verdade 29: | As conclusões são tão importantes como as introduções |
Verdade 30: | Tenha confiança na sua preparação |
Verdade 31: | Repita o processo tanto quanto possível |
Parte VI | O Segredo de como gerir a ansiedade |
Verdade 32: | Todos os apresentadores ficam nervosos |
Verdade 33: | Reconheça a ansiedade antes que ela apareça |
Verdade 34: | Lide com os comportamentos ansiosos |
Verdade 35: | Guarde a sua ansiedade para si |
Parte VII | O Segredo sobre a comunicação não-verbal |
Verdade 36: | A maior parte da informação é transmitida de forma não-verbal |
Verdade 37: | O processo não-verbal pode trabalhar a seu favor |
Verdade 38: | A comunicação não-verbal tem funções específicas |
Verdade 39: | A comunicação não-verbal é orientada por princípios-chave |
Verdade 40: | A comunicação não-verbal produz efeitos no seu público |
Parte VIII | O que deve saber sobre os apoios visuais |
Verdade 41: | Os apoios visuais podem ajudar a audiência a compreender a sua mensagem |
Verdade 42: | Tente perceber os apoios visuais antes de os usar |
Verdade 43: | Escolha os apoios visuais adequados |
Verdade 44: | Use o PowerPoint de forma eficaz |
Verdade 45: | Considere apresentar sem apoios visuais |
Parte IX | O Segredo para ter a audiência na mão |
Verdade 46: | Avalie o estado de espírito da sua audiência |
Verdade 47: | Responda às perguntas da audiência |
Verdade 48: | Lide com a hostilidade com confiança |
Parte X | O que faz com que uma apresentação resulte |
Verdade 49: | Saiba o mais possível sobre o local |
Verdade 50: | Use o microfone em seu benefício |
Verdade 51: | Conheça os seus limites |
Referências | |
Agradecimentos | |
Sobre o autor |
O professor O’Rourke
é licenciado pela Universidade de Notre Dame, tendo obtido graduações da
Temple University e da Universidade do Novo México, e é doutorado em
Comunicação pela S. I. Newhouse School da Universidade de Syracuse.
Leccionou em escolas como a Academia da Força Aérea Americana, a Escola
de Informação e Defesa, a Universidade Norte-Americana de Guerra Aérea e
o Instituto de Comunicação da Irlanda. Foi Teaching Fellow da Fundação
Gannett, na Universidade do Indiana, nos anos 1980, e licenciado em
Línguas e História no Christ College, na Universidade de Cambridge, em
Inglaterra, nos anos 1970. Foi convidado para fazer apresentações em
universidades de renome na Dinamarca, na Suíça, no Reino Unido, na
Alemanha, em Itália e em Singapura.
É administrador da Arthur W. Page Society e do Instituto das Relações
Públicas. É membro do Reputation Institute e da Associação de
Comunicação Empresarial. É consultor de empresas que integram a lista
Fortune 500 e de PME por toda a América do Norte.
Comunicar com segurança
“Focalize-se no que pode correr bem e conquiste-os” é o subtítulo escolhido por este professor especialista em relações públicas e comunicação empresarial para dar o tom do livro que condensa 51 técnicas de comunicação. Há três premissas fundamentais que se auto-alimentam: preparação dos conteúdos, controlo da ansiedade, conhecimento do público-alvo. A partir daqui a linguagem e as tecnologias que usar para passar a mensagem serão aliados na conquista do auditório. São duas a três páginas por cada uma das 51 “Verdades” e no fim pode escrever em “post-it” os conselhos evidenciados a vermelho que cada uma condensa.
Público, 9 de Janeiro de 2009
«O’Rourke vai além da lista típica de ‘dicas’ sobre como falar em público e condensa muita sabedoria nas suas 51 verdades. Explica a relação crítica entre o conteúdo de um discurso e a sua eficácia final, clarificando a poderosa relação entre preparação e desempenho. Os apresentadores que seguirem a sua fórmula de sucesso terão, sem dúvida, uma audiência rendida.»
R. Jeep Bryant,
Vice-Presidente Executivo, CCO,
The Bank of New York Mellon.
«Da estratégia à táctica, as 51 ‘verdades’ deste livro são úteis, práticas e fáceis de aplicar. Mesmo a leitura de apenas alguns capítulos irá ajudá-lo a tornar-se um melhor apresentador. Não hesito em recomendá-lo aos executivos com quem trabalho e que têm que fazer apresentações.»
Jan Botz, Executive
Director, CCO,
Dow Corning Corporation.
«Quer esteja a falar para uma grande audiência, para o seu chefe, para os seus colaboradores, ou mesmo para os seus filhos, irá sentir-se mais confi ante e preparado, e será muito mais eficaz, depois de ler este livro. O’Rourke fornece ‘dicas’ simples e exequíveis que podem fazer a diferença. Desde conceber até preparar, irá aprender o que é preciso para ‘agarrar’ os seus ouvintes e fazer com que a sua mensagem realmente conte!»
Patty Blackburn,
Vice-Presidente Sénior, Comunicação Empresarial,
RSM McGladrey, Inc.
«O Segredo das Apresentações de Sucesso é um guia excelente e prático para todos os que pretendem fazer apresentações eficientes e inesquecíveis. É um recurso valioso tanto para apresentadores novatos como para veteranos.»
Catherine V. Babington,
Vice-Presidente, Relações Públicas,
Abbott Laboratories.
«São anos de experiência sobre
apresentações de sucesso condensados numa lista de fácil digestão e de
valor inestimável, para todos os que pretendem canalizar a ansiedade
natural de falar em público no sentido de uma melhoria das suas
capacidades de apresentação. Repleto de exemplos reais e histórias
divertidas…
O’Rourke centra-se nos ingredientes essenciais das grandes
apresentações.»
Tim Andree, CEO,
Dentsu America.
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