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 O Segredo das Apresentações de
 Sucesso

 Autor:
James O’Rourke
 Páginas: 216
 ISBN: 978-989-615-068-6
 1ª Edição: Set/2008
 Colecção: Desafios
 Mais sobre o livro:
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«Focalize-se no que pode correr bem e conquiste-os…»

Introdução

Tudo o que precisa saber para fazer apresentações de sucesso – sem medo e sem esforço.

  • Como preparar-se bem, rapidamente e com eficiência.

  • Como controlar a ansiedade e lidar com públicos hostis.

  • A verdade sobre a linguagem não-verbal, os Powerpoints, os microfones, etc.

Simplesmente, os melhores pensamentos sobre o assunto
A VERDADE E NADA MAIS QUE A VERDADE

Este livro revela 51 TÉCNICAS de apresentação testadas, concisas, fáceis de aplicar e que resultam.

Índice

 
  Prefácio
Parte I Algumas verdades iniciais
Verdade 1: Falar em público não é fácil, mas é, certamente, possível
Verdade 2: A chave do sucesso é a preparação
Verdade 3: O ensaio é essencial
Verdade 4: Imitar os bons apresentadores irá torná-lo melhor
Verdade 5: Estabeleça objectivos para a sua apresentação
Verdade 6: Uma apresentação é uma oportunidade para aprender
   
Parte II O Segredo sobre como preparar-se para falar
Verdade 7: Conversar é trabalhar
Verdade 8: Saiba o que a sua audiência procura
Verdade 9: Existem diferenças entre escrever e falar
Verdade 10: Preparar uma apresentação é um processo relativamente simples
Verdade 11: Comece por analisar a sua audiência
Verdade 12: Conheça a sua audiência
   
Parte III O Segredo para as pessoas o escutarem
Verdade 13: Perceba o que faz com que as pessoas escutem
Verdade 14: A sua forma de falar faz a diferença
Verdade 15: Antecipe as perguntas que a audiência pode fazer
Verdade 16: Escutar é importante
Verdade 17: Ser um ouvinte activo traz grandes benefícios
Verdade 18: É possível ultrapassar as barreiras para comunicar com sucesso
   
Parte IV Os truques para fundamentar as suas apresentações
Verdade 19: Fundamente bem a sua apresentação
Verdade 20: Perceba o poder do seu conteúdo
Verdade 21: O tipo e a qualidade dos dados são importantes para a sua audiência
Verdade 22: A estrutura pode ajudar um apresentador inexperiente
Verdade 23: Valide a sua apresentação
Verdade 24: Use a Internet para o ajudar na sua apresentação
   
Parte V O Segredo sobre a preparação de uma intervenção
Verdade 25: Escolha uma abordagem
Verdade 26: A sua introdução define a primeira impressão
Verdade 27: Comece com um objectivo em vista
Verdade 28: Mantenha a audiência interessada
Verdade 29: As conclusões são tão importantes como as introduções
Verdade 30: Tenha confiança na sua preparação
Verdade 31: Repita o processo tanto quanto possível
   
Parte VI O Segredo de como gerir a ansiedade
Verdade 32: Todos os apresentadores ficam nervosos
Verdade 33: Reconheça a ansiedade antes que ela apareça
Verdade 34: Lide com os comportamentos ansiosos
Verdade 35: Guarde a sua ansiedade para si
   
Parte VII O Segredo sobre a comunicação não-verbal
Verdade 36: A maior parte da informação é transmitida de forma não-verbal
Verdade 37: O processo não-verbal pode trabalhar a seu favor
Verdade 38: A comunicação não-verbal tem funções específicas
Verdade 39: A comunicação não-verbal é orientada por princípios-chave
Verdade 40: A comunicação não-verbal produz efeitos no seu público
   
Parte VIII O que deve saber sobre os apoios visuais
Verdade 41: Os apoios visuais podem ajudar a audiência a compreender a sua mensagem
Verdade 42: Tente perceber os apoios visuais antes de os usar
Verdade 43: Escolha os apoios visuais adequados
Verdade 44: Use o PowerPoint de forma eficaz
Verdade 45: Considere apresentar sem apoios visuais
   
Parte IX O Segredo para ter a audiência na mão
Verdade 46: Avalie o estado de espírito da sua audiência
Verdade 47: Responda às perguntas da audiência
Verdade 48: Lide com a hostilidade com confiança
   
Parte X O que faz com que uma apresentação resulte
Verdade 49: Saiba o mais possível sobre o local
Verdade 50: Use o microfone em seu benefício
Verdade 51: Conheça os seus limites
   
  Referências
  Agradecimentos
  Sobre o autor

Autor

O professor O’Rourke é licenciado pela Universidade de Notre Dame, tendo obtido graduações da Temple University e da Universidade do Novo México, e é doutorado em Comunicação pela S. I. Newhouse School da Universidade de Syracuse. Leccionou em escolas como a Academia da Força Aérea Americana, a Escola de Informação e Defesa, a Universidade Norte-Americana de Guerra Aérea e o Instituto de Comunicação da Irlanda. Foi Teaching Fellow da Fundação Gannett, na Universidade do Indiana, nos anos 1980, e licenciado em Línguas e História no Christ College, na Universidade de Cambridge, em Inglaterra, nos anos 1970. Foi convidado para fazer apresentações em universidades de renome na Dinamarca, na Suíça, no Reino Unido, na Alemanha, em Itália e em Singapura.

É administrador da Arthur W. Page Society e do Instituto das Relações Públicas. É membro do Reputation Institute e da Associação de Comunicação Empresarial. É consultor de empresas que integram a lista Fortune 500 e de PME por toda a América do Norte.

  Comentários

 

Comunicar com segurança

“Focalize-se no que pode correr bem e conquiste-os” é o subtítulo escolhido por este professor especialista em relações públicas e comunicação empresarial para dar o tom do livro que condensa 51 técnicas de comunicação. Há três premissas fundamentais que se auto-alimentam: preparação dos conteúdos, controlo da ansiedade, conhecimento do público-alvo. A partir daqui a linguagem e as tecnologias que usar para passar a mensagem serão aliados na conquista do auditório. São duas a três páginas por cada uma das 51 “Verdades” e no fim pode escrever em “post-it” os conselhos evidenciados a vermelho que cada uma condensa.

Público, 9 de Janeiro de 2009


«O’Rourke vai além da lista típica de ‘dicas’ sobre como falar em público e condensa muita sabedoria nas suas 51 verdades. Explica a relação crítica entre o conteúdo de um discurso e a sua eficácia final, clarificando a poderosa relação entre preparação e desempenho. Os apresentadores que seguirem a sua fórmula de sucesso terão, sem dúvida, uma audiência rendida.»

R. Jeep Bryant, Vice-Presidente Executivo, CCO,
The Bank of New York Mellon.


«Da estratégia à táctica, as 51 ‘verdades’ deste livro são úteis, práticas e fáceis de aplicar. Mesmo a leitura de apenas alguns capítulos irá ajudá-lo a tornar-se um melhor apresentador. Não hesito em recomendá-lo aos executivos com quem trabalho e que têm que fazer apresentações.»

Jan Botz, Executive Director, CCO,
Dow Corning Corporation.


«Quer esteja a falar para uma grande audiência, para o seu chefe, para os seus colaboradores, ou mesmo para os seus filhos, irá sentir-se mais confi ante e preparado, e será muito mais eficaz, depois de ler este livro. O’Rourke fornece ‘dicas’ simples e exequíveis que podem fazer a diferença. Desde conceber até preparar, irá aprender o que é preciso para ‘agarrar’ os seus ouvintes e fazer com que a sua mensagem realmente conte!»

Patty Blackburn, Vice-Presidente Sénior, Comunicação Empresarial,
RSM McGladrey, Inc.


«O Segredo das Apresentações de Sucesso é um guia excelente e prático para todos os que pretendem fazer apresentações eficientes e inesquecíveis. É um recurso valioso tanto para apresentadores novatos como para veteranos.»

Catherine V. Babington, Vice-Presidente, Relações Públicas,
Abbott Laboratories
.


«São anos de experiência sobre apresentações de sucesso condensados numa lista de fácil digestão e de valor inestimável, para todos os que pretendem canalizar a ansiedade natural de falar em público no sentido de uma melhoria das suas capacidades de apresentação. Repleto de exemplos reais e histórias divertidas…
O’Rourke centra-se nos ingredientes essenciais das grandes apresentações.»

Tim Andree, CEO,
Dentsu America.