Home » Títulos » Colecção Desafios » Made in China: O maior palco da globalização no século XXI
Made in China

Made in China: O maior palco da globalização no século XXI

Autor: Zhibin Gu
Nº Páginas: 344
ISBN: 989-615-010-9
Dep. Legal: 228.235/05
Preço (papel): 24,69 Euros
Preço (Manuseado): 14,81 Euros
Data da 1ª Edição: Jun/2005
Colecção: Desafios

 

 
24,69 Euros Novo
14,81 Euros Manuseado
     

. Introdução
. Índice
. CV autor
. Excerto gratuito em PDF
1,2 MBytes
. Comentários dos leitores
 
 
. Foreword by Virgínia Trigo

Introdução

Uma obra indispensável

A China está de pé, finalmente! 1,3 mil milhões de chineses estão desejosos de melhorar as suas vidas num envolvimento total com o mundo. Made in China são as suas histórias, os seus sonhos, as suas realidades e o seu progresso.

Neste livro pode viver essa caminhada dos chineses, desde os anos 1970, por uma vida melhor. Até agora, têm-no feito com os seus próprios meios. Lutam contra uma miríade de barreiras herdadas e procuram ultrapassar todas as dificuldades que lhes vão surgindo ao longo do caminho. Nesta era da globalização, o seu progresso tem sido notável. Contudo, não tem sido uma conquista fácil.

O mundo propicia-nos muitas lições de vida, e a China não é excepção. Neste livro pode encontrar uma série de crónicas sobre as grandes lutas e conquistas dos chineses desde o início das Reformas e delas retirar alguns ensinamentos. É um livro que se debruça sobre valores universais, cuja aprendizagem, sem dúvida, beneficiará o leitor.

As oportunidades que se abrem ao investimento directo estrangeiro são, também, abordadas, a partir dos exemplos vivos, das pequenas e grandes histórias, complementadas com “dicas” e guias para empresários e empreendedores.

Muitos dos livros sobre a China são escritos por estrangeiros que aí viveram. Por isso, naturalmente, as suas experiências e o seu conhecimento sobre este país são limitados e, por vezes, partem de ideias-feitas.

O autor deste livro vem diluir este fosso – é uma visão de um “insider”, é uma observação de dentro, um olhar aberto, cosmopolita, mas genuinamente chinês. Zhibin Gu é um intelectual chinês e estratega financeiro com profundo conhecimento sobre a China, e que estudou e trabalhou no Ocidente durante um período da sua vida. Gu, junta na sua escrita, “o melhor da visão de dois mundos”.

A China surpreendeu todo o mundo – em menos de cinco anos tornou-se num facto geopolítico por excelência. Foi nos anos 90 que começaram as obras sobre “A próxima superpotência”, mas só no século XXI os ocidentais caíram na real.

A par do choque petrolífero, da emergência da União Europeia, da nova política de projecção global da Administração Bush, do terrorismo integrista internacional, a Ásia – e particularmente a China – é hoje uma carta-chave do baralho.

Este livro pretende preencher a lacuna sobre a compreensão dessa grande transição em curso, a partir do seu principal protagonista: a China.

Índice

PREFÁCIO, POR VIRGÍNIA TRIGO

INTRODUÇÃO

SOBRE ESTE LIVRO

AGRADECIMENTOS

I. Como se explica a velocidade da economia chinesa?

1. 1,3 MIL MILHÕES DEMARCOPÓLOS
     . Teatro global
     . Pertencendo ao mundo
        Pássaros madrugadores e novos protagonistas
        Os melhores consumidores do mundo
     . Estará a China a tornar-se demasiado capitalista?
        Uma longa espera
     . Estratégia dos dois dólares ou centro de fabrico
        Visitando os Estados Unidos da América
     . Compradores internacionais
     . O desenvolvimento é uma aposta a longo-prazo
     . Grandes amantes do teatro
        O caso de um guru
     . Buracos
        O caso Wal-Mart

2. PORQUE É QUE ESTE DESENVOLVIMENTO RÁPIDO É POSSÍVEL?
     . 20 agricultores esfomeados
        A feliz mudança
     . Simplesmente façam-no!
        As iniciativas privadas são contagiosas
     . Todos têm de se reorientar
     . “O poder deriva do controlo dos activos”
     . O equivalente a um exército

3. A MISTURA CERTA DE CONSUMO E OFERTA
     . Da escassez à abundância
     . Que percurso!
         Uma aldeia em rápido crescimento
     . Urbanização rápida e industrialização
     . Mais coisas estão a acontecer
        Apostas escaldantes
        Investidores estrangeiros

4. UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO EXIGE CONSUMO
     . Três palcos
     . Um rápido desenvolvimento desde 1992
     . Gémeos
        Consumidores bem na vida
    . Classe média
    . Caminhos diferentes
       Rússia vs China
       Índia vs China
       América Latina vs China

II. Estabelecendo recordes com a participação internacional

5. A PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL DÁ MAIS GÁS
    . As duas faces da moeda
    . Histórias fabulosas
    . Oportunidades explosivas
    . Centrais de energia, estações de gasolina, refinarias de petróleo e  gaseodutos...
    . A ambição de Eastman Kodak: duplicar o seu negócio vendendo na China
       “Três tigres estão a atacar a Kodak”

6. QUANTOS SÃO OS ADVERSÁRIOS E OS PROFESSORES NA ARENA MUNDIAL?
    . Uma loja estrangeira destrói três lojas chinesas
       Tornar-se mais parecido com os adversários internacionais
    . Uma marca chinesa de competição
    . Mais algumas lições
    . Encontram-se aqui todos os conceitos e modelos estrangeiros
    . Um mercado aberto produz melhores empresas
    . Um mercado interno assassino

7. O FOSSO DA SOBREVIVÊNCIA
    . Marcas significam lealdade e, consequentemente, lucros
    . Abismos que se estreitam
    . Dois truques
       O caso Haier
    . Maioritariamente a caminho de casa
    . O que é o “fosso de sobrevivência?”
    . Segmento alto e baixo
    . Mais puzzles

8. O QUE É QUE VOCÊ TEM PARA VENDER?
    . O que é que a China Inc. pode oferecer?
    . Parcerias activas
    . O caso Huawei
    . IBM: três pássaros de uma só vez

9. O CAPITAL DE RISCO TEM INFLUÊNCIA NA CHINA?
    . A próxima estratégia
    . Um novo jogo
       Os braços directos das multinacionais
       Jogadores da Wall Street
    . Um mercado emergente
    . Muito mais que sorte
    . Como encontrar saídas?
    . Um novo capítulo
    . O público está curioso
    . Como é que eles estão agora?
        Uma reviravolta ou duas
        Um final surpreendente

10. O DESENVOLVIMENTO DA CHINA PODERIA ESTAR MELHOR
    . Muitos tigres
        Não há soluções fáceis
    . Com uma perna ainda presa na lama
    . Com ausência de competição, os bancos estão em sarilhos
    . Acções urgentes
       Mais acções são necessárias

III. O mundo dos consumidores

11. O CHARLIE CHAPLIN CHINÊS
    . Ser patrão
    . Residentes orgulhosos
    . Um funcionário zé-ninguém
    . Sorte em encontrar este funcionário
    . Um trabalho que a maioria das pessoas detesta
        Massacrem-nos!
    . A burla no International Trade Plaza
       Dois burlões criativos
       Os manos Peng
   . Um raro jogo de boxe
      Actos que vêm detrás
   . Novos jogos
      Os oficiais de justiça também apreciavam esta situação
   . Os manos ficam deprimidos
   . Após 3 anos
        Um funcionário com os nervos em franja
        O “anjo vestido de camponês” sobrevive
    . “Três tigres da montanha do sul”
    .  Quem apoiou o funcionário?
    .  “A minha vida é uma tragédia!”

12. O NASCIMENTO DO CONSUMISMO
    . Da não-existência ao nascimento
    . Memórias divertidas de um empresário de Hong Kong
    . Não apenas senhas de comida
         Vida rural e vida urbana
    . Livros e jornais
    .Viajando
        “Ah, um vendedor de rua!”
    . O nascimento dos consumidores
    . O que é preciso para sorrir?
        Um tratamento especial
    . Enamorados pelas marcas estrangeiras

13. GRANDES DESAFIOS
    . Serão os consumidores realmente fortes?
    . A reforma é lenta nos serviços governamentais
        Conseguir a carta de condução
    . Podem os consumidores conseguir mais protecção?
        Uma conta de 3,5 euros vs. quatro anos nos tribunais
    . O consumidor do tipo Robin Hood
    . Conseguirão os consumidores ter mais alternativas?
        Se matar um homem apenas desse uma punição de 3,5 euros...
        Quem tem medo da concorrência?
    . Um camponês-detective
       Amante da aventura
       Mais surpresas

IV. Estado vs negócios: um assunto inacabado

14. SECTOR ESTATAL VS SECTOR PRIVADO
    . Um renascimento inesperado
    . Mudanças profundas
    . Organizações diferentes
       O sector estatal
    . Permanência de um ambiente difícil
    . “Ainda alguém vai de bicicleta para o trabalho?”
    . O caso de Sun Dawu
       Professores preocupados
    . Mudanças para os empreendedores em Xangai
        Tratamento real
    . Novos problemas para Xangai

15. O QUADRO GLOBAL
    . As raízes históricas
       Como aconteceu
      . O que é que falhou?
       “Um oceano de problemas”
       Finalmente
      Uma conversa
    . “Pode-se pedir a uma raposa que guarde um galinheiro?”

16. O GOVERNO: O MAIOR CAPITALISTA
     . O puzzle
     . O que está por detrás de uma fraca confiança
        “A corrupção nos caminhos-de-ferro de Yuehai”
        O que está por detrás
        O outro lado da moeda
    . O projecto Etanol de Guangzhou
    . “Esta é a terceira vaga de actos loucos”
    . Por detrás
         Imperfeições
    . Reflexões

17. ARTE DE VIVER
    . A vida continua
    . Altos e baixos
    . O ambiente modela o comportamento
    . “O primeiro processo legal contra o Governo”
    . A melhor política de segurança
    . Segurando uma bandeira francesa

18. A PÂNDEGA DO EMPRESÁRIO FELIZ
    . Três coelhos de uma cajadada
    . Novas paixões
    . Oito colegas de Faculdade e um conglomerado
    . Um encontro revelador
    . “Nada!”
        “Eles são grandes matemáticos!”
    . “Agora era a nossa vez!”
        “Ainda não!”
        “Ele é um tipo porreiro!”
        “A altura era perfeita”
    . Aumentos que deixaram todos contentes
    . “Deixem os gestores gerir!”
         Performance
    . Quatro anos mais tarde

V. China: avançando rapidamente

19. ATÉ QUE PONTO ESTÁ A CHINA CONFIANTE NA GLOBALIZAÇÃO?
    . Grandes vagas
    . A China é um teatro global
    . Navegando nas vagas da Globalização
    . Reinvenção
    . Muito para além de recuperar a antiga riqueza
       Mudanças rápidas

Apêndices

1. GUIA PERSONALIZADO DE COMO FAZER NEGÓCIOS NA CHINA-  PERGUNTAS MAIS FREQUENTES
    Nada de novos truques
    Compreender o mercado
    Já será demasiado tarde para entrar?
    É nos detalhes que estão os maiores problemas
    Todos os sectores são lucrativos?
    Crescer com a China

2. ALGUMAS INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE A CHINA
    1. Bilhete de Identidade
    2. TOP 10 cidades
    3. TOP 10 Universidades

CV autor

O percurso de Zhibin Gu permite-lhe afirmar-se como um chinês “dos dois mundos”. Iniciou a sua licenciatura na Universidade de Nanjing (1978-81), na China. Mais tarde, em 1981, participou na primeira leva de estudantes chineses, após o fim da Revolução Cultural, a viajar para os Estados Unidos, onde frequentou, primeiro, a Universidade de Vanderbilt (1981-82), e depois a Universidade de Michigão (1982-87). Fez o Mestrado e o Doutoramento na Universidade de Michigão. Entre 1987 e 1990, leccionou nas Universidades de North Texas e Bowling Green State.

Desde 1990 que exerce funções de consultor de investimentos financeiros e em gestão, perfazendo 15 anos de trabalho, quer na China como nos EUA, no seio do mundo dos negócios. O seu papel é duplo: por um lado, procura atrair investidores e multinacionais para a China; por outro, pretende promover a expansão das empresas chinesas no mercado internacional. Na sua história profissional contam-se, também, funções em multinacionais líderes de mercado e em instituições financeiras, como a Prudential Securities, Lazard e State Street Bank, só para citar algumas. Actualmente, exerce as suas funções de consultor a partir da China, em Shenzhen, perto de Hong Kong e não muito longe de Macau. Podemos caracterizá-lo como um generalista focalizado na estratégia, acom­panhando os temas de fusões e aquisições, expansão de negócios, capital de risco e reestruturação corporativa.

No que respeita ao seu percurso de conferencista, destacam-se intervenções sobre temas ligados ao mundo empresarial e à economia global. É professor convidado em várias Universidades chinesas e é um dos gurus internacionais do portfolio de especialistas do grupo Adventus (www.groupadventus.com).
De realçar, ainda, a sua participação, como colunista, no portal Gurusonline (www. gurusonline.tv), onde assina a coluna «Chinese Century», e no Asia Times, entre outras publicações.

Dois livros seus foram já publicados em inglês: «China Beyond Deng: Reform in the PRC» (McFarland, 1991) e «China’s Global Reach: Markets, Multinationals, and Globalization» (Haworth Press, 2005).

Comentários dos leitores

Um livro sobre a China escrito a pensar nos portugueses.

“Made in China” esclarece muitas das dúvidas em torno do enorme crescimento chinês registado nos últimos cinco anos. É hoje impossível falar do mundo sem colocar a China ao lado da Administração Bush, do terrorismo internacional, do choque petrolífero ou da crise na União Europeia. Por isso, convém mantermo-nos informados. Esta obra, escrita por um insider, pode ajudar.

Roger Mor,
Portal Executivo, Junho/2005

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Livro de leitura obrigatória.

Nicolau Santos,
Expresso, 16 de Julho de 2005
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A wonderful book, full of insights and power. It tells how a fast developing China will change the world. Topics are numerous: Chinese multinationalls on the global stage; foreign multinationals in China; core competitiveness of different nations; great emergence of developed and developing nations. In particular, it offers a sharp picture about 21st century. A very, very interesting read.

Sinomania
(www.sinomania.com)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um livro que pretende preencher a lacuna sobre a compreensão de uma  transição em curso, a partir do seu principal protagonista: a China.

Microsoft magazine,
Julho/2005
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LANÇAMENTO DO SEMESTRE
A última edição do Centro Atlântico em colaboração com o Grupo Adventus. O  tema mais candente do ano.

LDP Executive Coaching
Julho, 2005

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esta obra vem ajudar-nos a compreender o crescimento da China e os valores  que regem a sociedade local, dando exemplos vivos e práticos para quem  queira investir neste mercado ou conhecer de perto o que faz mover este  povo.

Os Meus Livros
Agosto, 2005
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A China encontra-se no limiar de uma grande superpotência, constituindo cada vez mais uma peça fundamental no xadrez geo-económico e geo-político do próximo futuro.

Marketeer
Setembro de 2005
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A China é a fábrica do mundo
Em 25 anos, a China deixou de ser um país pobre e isolado para se tornar na  quarta maior economia mundial. Zhibin Gu, autor de 'Made in China', assegura  que isso deveria deixar-nos felizes em vez de preocupados. E explica porquê.

DIA D - Público
26 de Setembro de 2005

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Este livro pretende elucidar como se está a estruturar e reedificação desta nação como uma super-potência mundial, com os seus 1,3 mil milhões de habitantes e a sua taxa de crescimento anual de 9% (quando se estima a dos EUA em 3% e da Alemanha em 1%).

Jornal Têxtil
Setembro de 2005

Copyright @ 2014, Centro Atlântico, Lda. Todos os direitos reservados. Prezamos a sua Privacidade.