Home » Títulos » Colecção Desafios » Euro e Informática
Euro e Informática
Encomendar

Livro com 10% de desconto
Euro e Informática
 
Coordenadores: José Augusto Alves e Maria José Gonçalves
Nº Páginas: 192
ISBN: 972-8426-18-6
Dep. Legal: 147.880/00

(Preço público (papel): 14,71 Euros)
Preço com desconto (papel): 13,24 Euros
Preço (digital): 7,36 Euros
Data da 1ª Edição: Abr/2000
Colecção: Desafios
Introdução

Índice

Curriculum dos Autores


Conteúdo Gratuito
em PDF

Introdução

O livro "Euro e Informática" é um projecto único no panorama editorial europeu. Conta com treze experiências de dezanove autores, profissionais reputados de Organizações pioneiras na adesão ao Euro, sobre as questões técnicas, mas também sociais e comerciais que se colocam aquando da passagem ao Euro nas empresas portuguesas.

"a implementação do Euro, mesmo após um ano da sua introdução, continua a representar um conjunto de oportunidades únicas para as empresas portuguesas, independentemente da sua área de negócio ou dimensão. Estas oportunidades colocam-se ao nível da orientação estratégica da empresa, com as suas consequências no sistema de informação; as empresas poderão aproveitar este momento de reflexão para ir mais longe e repensar toda a sua actividade."

"Frequentemente, surgem problemas que parecendo de difícil resolução acabam por encontrar soluções simples. Outros, porém, parecem inicialmente simples de resolver mas acabam por exigir soluções complexas e de difícil concretização. A mudança da denominação monetária usada nas aplicações informáticas é um dos problemas que, à partida, parece não acarretar grandes complicações em obter resultado tão simples: mudar de escudos para euros. Porém, alcançar tal objectivo impõe profundas alterações nos sistemas de informação, sobretudo porque se introduziu um grau de liberdade adicional, ou seja, um período de transição durante o qual ambas as moedas podem coexistir e ser usadas por participantes no sistema de informação."

"Face ao processo de introdução do EURO como moeda única, as empresas não têm opção quanto aos seus Sistemas de Informação: têm que se adaptar. Como órgão responsável pela guarda, transformação e transporte da informação da Empresa, o Departamento de Sistemas de Informação tem que estar fortemente associado com todos os outros departamentos desde o início do processo de adaptação. O planeamento atempado de todas as alterações é o factor crítico por excelência que garante o sucesso do projecto."


Índice 
Introdução
O Contexto
O Livro
Banco Bilbao Vizcaya Argentaria
Francisco Costa e Castro
Adaptação dos sistemas de Informação ao Euro
Bolsa de Valores de Lisboa
Jorge Ferreira Pinto
Impacto da adopção do Euro nos sistemas informáticos da Bolsa de Valores de Lisboa
Cap Gemini Portugal
Carlos Alexandre Solano
A informática como catalisador da implementação do Euro nas Organizações infrmática como catalisador da implementação do Euro nas Organizações
Grupo Mundial-Confiança
João Baptista Leite
Os Sistemas de Informação nas empresas
Companhia IBM Portuguesa
Maria Odete Garcia Vicente
Soluções Euro - Tecnologias de Informação e o Euro na IBM
FIMA/LEVER/IGLO/DIVERSEY
Santiago Olmedo Bach
Implementação do Euro numa plataforma SAP R/3 - Planificação/ Gestão do Risco/Tecnologia na IBM
Mentor IT
Carlos Videira
Uma transição segura para o Euro: Cenários de implementação do Euro um ano após a sua introdução
Optimus Consulting
António Nogueira, Nuno Homem, Júlio Santos e Rui Paiva
Sistemas de Informação versus Euro versus Telecomunicações
Portugal Telecom Sistemas de Informação
Joaquim de Matos
O projecto do euro na PT
SAP Portugal
Nuno Oliveira e Cláudio Gonçalves
Preparando a chegada da União Económica e Monetária
SIBS
Maria Helena Correia
Migração para o euro no Sistema Interbancário - A visão da SIBS
Universidade Portucalense
Jorge Reis Lima e Maria Helena Barbosa
Sistemas de Informação e conversão para o Euro
Conclusão
Anexos
1 - Fases Euro e enquadramento legal e económico
2 - O Euro e os países
3 - O Euro e as empresas
4 - Aspectos técnicos da implementação do Euro
5 - O Euro na Internet
Curriculum
Maria José Ferreira Gonçalves José Augusto Cardoso Almeida Alves
Data nascimento: 12 Abril 1966, Braga

Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, em 1989

Experiência profissional

. 1989 a 1992 - estágio e funções na empresa Tecnologias e Serviços de Telecomunicações da área das Tecnologias de Informação do Grupo Sonae.
. Actividades desenvolvidas nas áreas do home-banking e home-shopping suportadas em videotex.
. 1992 a 1996 - Banco Português do Atlântico.
Participação em projectos da área de Customer Contact e Front-Office, nomeadamente, home-banking para empresas, atendimento telefónico e aplicações de balcão.
. 1996 a 1998 - Banco Universo
Responsável pelo projectos de ATMs e Call Center do Banco Universo.
. desde 1998 - Enabler - Sistemas de Informação, empresa de integração de sitemas pertencente ao Grupo Sonae.
De 1998 até 1999 actividade centrada em gestão de projectos de Ano 2000 e Euro e a partir de 1999 gestão de projectos de integração de sistemas num retalhista europeu.

Data nascimento: 08 Junho 1965, Braga

· Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores com Especialização na área de Computadores e Sistemas Digitais pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1989);
· Director de Serviços da empresa Guião, SA e responsável pelas Telecomunicações (dados e voz) no Grupo Lisgráfica;
· Docente do módulo "Marketing Relacional e Interactivo" no Programa Avançado de Gestão de Sistemas de Informação (2ª edição) a convite da Faculdade de Economia e Gestão (Pós-Graduações e Formação Avançada) da Universidade Católica do Porto (2002); docente do módulo "CRM-Customer Relationship Management" no IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing) em Matosinhos na Pós-Graduação em e-marketing (2001/2002); formador de dois cursos para executivos de "Marketing Relacional na Internet" para o I.I.R.-Institute for International Research em Lisboa (2001); e docente do módulo "WebMarketing" no Programa Avançado de Gestão de Sistemas de Informação (1ª edição) a convite da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (Pós-Graduações e Formação Avançada) da Universidade Católica do Porto (2000);
· Coordenador e autor dos livros "Experiências de Internacionalização-A globalização das empresas portuguesas", "ERP e CRM - da empresa à e-empresa - Soluções de informação reais para empresas globais", "Euro e Informática - Guia de preparação informática para a adopção da moeda única","O Futuro da Internet - Estado da Arte e Tendências de Evolução da Internet" e autor do livro "O Melhor da Internet sobre o Euro".