Centro Atlântico Página principal
Euro e Informática
Encomendar
Euro e Informática
 
Coordenadores: José Augusto Alves e Maria José Gonçalves
Nº Páginas:192
ISBN: 972-8426-18-6
Preço (papel): 2.950$00
Preço (digital): 1.475$00
Data da 1ª Edição: Abr/2000
Colecção: Desafios
Introdução
Índice
Curriculum dos Autores


Conteúdo Gratuito
em PDF

Introdução

O livro "Euro e Informática" é um projecto único no panorama editorial europeu. Conta com treze experiências de dezanove autores, profissionais reputados de Organizações pioneiras na adesão ao Euro, sobre as questões técnicas, mas também sociais e comerciais que se colocam aquando da passagem ao Euro nas empresas portuguesas.

"a implementação do Euro, mesmo após um ano da sua introdução, continua a representar um conjunto de oportunidades únicas para as empresas portuguesas, independentemente da sua área de negócio ou dimensão. Estas oportunidades colocam-se ao nível da orientação estratégica da empresa, com as suas consequências no sistema de informação; as empresas poderão aproveitar este momento de reflexão para ir mais longe e repensar toda a sua actividade."

"Frequentemente, surgem problemas que parecendo de difícil resolução acabam por encontrar soluções simples. Outros, porém, parecem inicialmente simples de resolver mas acabam por exigir soluções complexas e de difícil concretização. A mudança da denominação monetária usada nas aplicações informáticas é um dos problemas que, à partida, parece não acarretar grandes complicações em obter resultado tão simples: mudar de escudos para euros. Porém, alcançar tal objectivo impõe profundas alterações nos sistemas de informação, sobretudo porque se introduziu um grau de liberdade adicional, ou seja, um período de transição durante o qual ambas as moedas podem coexistir e ser usadas por participantes no sistema de informação."

"Face ao processo de introdução do EURO como moeda única, as empresas não têm opção quanto aos seus Sistemas de Informação: têm que se adaptar. Como órgão responsável pela guarda, transformação e transporte da informação da Empresa, o Departamento de Sistemas de Informação tem que estar fortemente associado com todos os outros departamentos desde o início do processo de adaptação. O planeamento atempado de todas as alterações é o factor crítico por excelência que garante o sucesso do projecto."


Índice     
Introdução
O Contexto 9
O Livro 14
Banco Bilbao Vizcaya Argentaria
Francisco Costa e Castro
Adaptação dos sistemas de Informação ao Euro 17
Bolsa de Valores de Lisboa
Jorge Ferreira Pinto
Impacto da adopção do Euro nos sistemas informáticos da Bolsa de Valores de Lisboa 25
Cap Gemini Portugal
Carlos Alexandre Solano
A informática como catalisador da implementação do Euro nas Organizações infrmática como catalisador da implementação do Euro nas Organizações 41
Grupo Mundial-Confiança
João Baptista Leite
Os Sistemas de Informação nas empresas 55
Companhia IBM Portuguesa
Maria Odete Garcia Vicente
Soluções Euro - Tecnologias de Informação e o Euro na IBM 65
FIMA/LEVER/IGLO/DIVERSEY
Santiago Olmedo Bach
Implementação do Euro numa plataforma SAP R/3 - Planificação/ Gestão do Risco/Tecnologia na IBM 73
Mentor IT
Carlos Videira
Uma transição segura para o Euro: Cenários de implementação do Euro um ano após a sua introdução 93
Optimus Consulting
António Nogueira, Nuno Homem, Júlio Santos e Rui Paiva
Sistemas de Informação versus Euro versus Telecomunicações 107
Portugal Telecom Sistemas de Informação
Joaquim de Matos
O projecto do euro na PT 115
SAP Portugal
Nuno Oliveira e Cláudio Gonçalves
Preparando a chegada da União Económica e Monetária 124
SIBS
Maria Helena Correia
Migração para o euro no Sistema Interbancário - A visão da SIBS 147
Universidade Portucalense
Jorge Reis Lima e Maria Helena Barbosa
Sistemas de Informação e conversão para o Euro 159
Conclusão 173
Anexos
1 - Fases Euro e enquadramento legal e económico 175
2 - O Euro e os países 178
3 - O Euro e as empresas 179
4 - Aspectos técnicos da implementação do Euro 181
5 - O Euro na Internet 191
Curriculum
Maria José Ferreira Gonçalves José Augusto Cardoso Almeida Alves
Data nascimento: 12 Abril 1966, Braga

Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, em 1989

Experiência profissional

- 1989 a 1992 - estágio e funções na empresa Tecnologias e Serviços de Telecomunicações da área das Tecnologias de Informação do Grupo Sonae.
-Actividades desenvolvidas nas áreas do home-banking e home-shopping suportadas em videotex.
- 1992 a 1996 - Banco Português do Atlântico.
Participação em projectos da área de Customer Contact e Front-Office, nomeadamente, home-banking para empresas, atendimento telefónico e aplicações de balcão.
- 1996 a 1998 - Banco Universo
Responsável pelo projectos de ATMs e Call Center do Banco Universo.
- desde 1998 - Enabler - Sistemas de Informação, empresa de integração de sitemas pertencente ao Grupo Sonae.
De 1998 até 1999 actividade centrada em gestão de projectos de Ano 2000 e Euro e a partir de 1999 gestão de projectos de integração de sistemas num retalhista europeu.

 Data nascimento: 08 Junho 1965, Braga

Licenciado em "Engenharia Electrotécnica e de Computadores" com especialização na área de "Computadores e Sistemas Digitais" pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1989)
É actualmente Director de Informática (desde 1998) do grupo de empresas ligadas ao Guião, SA, tendo como missão planear, dirigir e coordenar os serviços informáticos e de comunicações.
Coordena na organização todo o projecto de reestruturação de sistemas de informação, adaptação para o Euro, entre vários outros projectos, dos quais se destacaram em 1998 a coordenação da adaptação dos sistemas de informação por forma a garantir a conformidade com o ano 2000.
É coordenador dos livros "O Futuro da Internet", "Euro e Informática" e "ERP e CRM" e autor do livro "O Melhor da Internet sobre o Euro". É ainda autor de vários artigos publicados em jornais, revistas e livros.
No seu curriculum destacam-se ainda a passagem pela Direcção de Marketing do Guião, SA (1997/8), coordenação da zona Norte da Videodata-Desenvolvimento de Bases de Dados, SA (1992/96); passagem pelo Departamento Comercial da TST-Tecnologias e Serviços de Telecomunicações, SA (Grupo SONAE + BPA + BTA - 1989/92); Investigação e Desenvolvimento no PGIRH/N da Dir. Geral Recursos Naturais (1989/92); Consultor da Crediloc-Sociedade Financeira de Aquisições a Crédito, SA (1990/91); Investigação Operacional no IHRH (1988/89); Redactor revista "Informática & Universidade" (1987/88); Monitor "Programação e Computadores" no INESC (1987) e Monitor Inforjovem (1985/86). Frequentou ainda nos últimos anos vários cursos, seminários e conferências nas áreas de Internet, Marketing, Estratégia, Investigação Operacional, Computação Gráfica, Gestão, Qualidade, Telecomunicações, Multimédia, Informática, etc.
É ainda membro da Ordem dos Engenheiros (Associação Portuguesa de Engenheiros), da ANJE-Associação Nacional de Jovens Empresários e da APDC-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.

Títulos do Centro Atlântico - www.centroatlantico.pt/titulos