ESTRATÉGIA: passo-a-passo não é apenas um livro sobre Estratégia das
organizações, mas também um manual prático de como elaborar uma Estratégia.
Centrado no vigoroso conceito que compreende a elaboração de uma Estratégia
como um processo prático, composto por actividades, que alguém tem de
realizar, as quais possuem metas objectivas e reconhecíveis, este livro foi
desenhado em torno de uma agenda - ou se se quiser de um road map - que é,
só por si, um instrumento de gestão de grande utilidade para uso permanente
dos gestores e decisores das organizações.
É, pois, um livro que se destina a estar sempre presente na secretária do
seu leitor. Não apenas para ser lido, mas muito principalmente para ser
consultado amiúde.
As actividades são compostas por tarefas. As tarefas podem ou não ser
descentralizadas. Quem as executa deve conhecer-lhes o princípio, o meio e o
fim. Por isso, numa organização, actividades e tarefas têm de estar claramente
alinhadas e delimitadas.
ESTRATÉGIA: passo-a-passo pode ser um instrumento decisivo para esse
alinhamento, permitindo que na elaboração de uma estratégia participe quem é
essencial, fazendo aquilo para que é útil e entregando resultados e descobertas
de valor para uma estratégia competitiva.
Este livro não se contém no processo. Também apresenta um extenso instrumental
de modelos e ferramentas a serem utilizados em cada actividade, em particular, e
no processo de elaboração estratégica, em geral.
Um processo dividido em 18 actividades, apresentadas em 3 partes, com 8
capítulos, subdivididos em 40 pontos de referência e ilustrados por 57 figuras e
tabelas, concebidos num manual que visa facilitar uma via que possibilite a
todas as organizações possuírem uma estratégia partilhada desde a sua
elaboração, à sua realização e à sua revisão é, em suma, a melhor síntese
descritiva do que se pode encontrar no interior desta obra.
Um livro para que a Estratégia Aconteça!
|