Home » Títulos » Colecção Desafios » ERP e CRM
ERP e CRM
ERP e CRM
 
Coordenadores: Firmino Oliveira da Silva e José Augusto Alves
Nº Páginas: 336
ISBN: 972-8426-31-3
Dep. Legal: 157.192/00
Livro: 19,70 Euros
e-book: 15,99 Euros
Manuseado: 11,82 Euros
Data da 1ª Edição: Jan/2001
Colecção: Desafios
 
19,70 Euros Novo
11,82 Euros Manuseado
15,99 Euros e-book
. Introdução
. Índice
. Curriculum dos Autores
. Conteúdo Gratuito
em PDF
. Comentários dos leitores

Introdução

Às portas de um novo milénio, dois grandes fenómenos a que assistimos, a globalização e o avanço tecnológico, têm sido factores de (r)evolução do processo de criação de valor. As novas necessidades de informação constituem um forte argumento à implementação de projectos de transformação de posturas e comportamentos, fundamental para que a Organização esteja efectivamente apta a desfrutar de um novo cenário de fazer negócios e obter vantagens competitivas num mercado cada vez mais complexo. Nuclear para o sucesso destas transformações está a Informação, recurso cuja gestão é, para a Organização, sem dúvida uma poderosa ferramenta na sua estratégia global.

A emergência de soluções de informação ERP dota a Organização não só de suportes consistentes e efectivos para assegurar uma eficiente gestão do sistema de irrigação de informação, mas disponibiliza também a capacidade de progredir acompanhando a evolução do mercado, nomeadamente ao nível da gestão do relacionamento com o cliente (CRM), por exemplo.

Definitivamente, não é possível habitar o mercado tradicional durante muito mais tempo. É como se de um recurso natural se tratasse, que também naturalmente se esgota, resultado da nossa, também natural, constante e predadora insatisfação. Não nos devemos preocupar muito com isso porque hoje é e-natural que as coisas assim aconteçam. Só temos que o admitir.

Com este livro, gostaríamos de abrir uma janela sobre esta nossa bela quinta tecnológica, tendo como pano de fundo as experiências de profissionais nos domínios das soluções de informação, falado integralmente em e-português. Um livro sobre experiências inovadoras que permitem à Organização projectar-se competitiva no futuro.

Índice 
Introdução
UNIFIED CUSTOMER INTERACTION TM : GESTÃO DO RELACCIONAMENTO NUM AMBIENTE MISTO DE INTERACÇÃO SELF E ASSISTIDA
JOÃO ANTÓNIO DOS ANJOS CARDOSO
ALTITUDE SOFTWARE B.V.
   
ENTERPRISE SYSTEMS - UMA “MODA” DE FUTURO
VASCO JOSÉ DE CASTRO VIANA
AMORIM REVESTIMENTOS, S.A.
MEMÓRIAS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM ERP NUMA PME
MANUEL CARLOS LOUREIRO FIGUEIREDO SILVA
CHAMPCORK ROLHAS DE CHAMPANHE, S.A.
  
O ANTES, DURANTE E PÓS-IMPLEMENTAÇÃO DE UM ERP
JOSÉ ALBERTO ANDRADE COSTA
EFACEC SISTEMAS DE INFORMAÇÃO,S.A.
  
ERP - A ESPINHA DORSAL DA E-EMPRESA
ANTÓNIO JORGE DE ARAÚJO RIBEIRO DOS SANTOS
ENABLER - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: UM ÁLIBI PARA A MUDANÇA ORGANIZACIONAL
LISETE SALVADOR MORATO ROXO
ESAB - COM. E IND, SOLDADURA, LDA.
   
O DIMENSIONAMENTO DE PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS PARA ERP
LUÍS CÉSAR BRAVO SANTOS CORREIA
COMPANHIA IBM PORTUGUESA, S.A.
  
UMA VELHA QUESTÃO, UMA NOVA ABORDAGEM
PAULO DE MENDONÇA DIAS
ICL PORTUGAL - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, LDA.
  
eCRM, UM NOVO DESAFIO
MÁRCIA MARIA PEREIRA PINHEIRO
METHODUS, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, LDA
    
GESTÃO DOCUMENTAL E ARQUIVO ÓPTICO NUM ERP
VANDA SOFIA DE MOURA SILVA FERREIRA
PEDRO MANUEL VALENÇA REBELO
MICROFIL, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, LDA.
  
IMPLEMENTAÇÕES ERP
ANTÓNIO MANUEL CRUZ NOGUEIRA DA SILVA
OPTIMUS - TELECOMUNICAÇÕES, S.A.
PÓS-IMPLEMENTAÇÃO ERP
MÁRIO FRANCISCO JOSÉ DE CANILHO PINTO RIBEIRO
PDSL, PAPELACO EQUIP. PARA TELETRATAMENTO DE INFORMAÇÃO, S.A.
  
SIMBIOSE DA EMPRESA COM OS SEUS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ANTÓNIO JORGE DE ALMEIDA NUNES
PROCENSUS - CONSULTORES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, S.A.
  
OS ERP’S E AS “MELHORES PRÁTICAS” EM RECURSOS HUMANOS
LUÍS MANUEL ROCHA BRANCO
PRICEWATERHOUSECOOPERS
Curriculum
Firmino Oliveira da Silva José Augusto Cardoso Almeida Alves

É mestrando em Gestão de Informação pela Faculdade de Engenharia do Porto; Licenciado em Engenharia Informática com especialização em Sistemas de Informação pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto.

É Chefe de Departamento de Sistemas de Informação UNIX / SAP desde 1997, sendo responsável pela implementação de projectos ERP no Grupo Auto-Sueco, coordenando equipas de Desenvolvimento e de Administração de Sistemas. Como trabalhos desenvolvidos neste grupo de empresas destacam-se: a migração de plataformas e arquitecturas de sistemas de informação das áreas Administrativa / Financeira / Recursos Humanos de AS/400 para RISC/6000 - ERP SAP; a adaptação desta plataforma em conformidade com o Y2K, e é actualmente responsável pelo projecto técnico de implementação do processo de conversão para EURO das plataformas SAP das empresas do Grupo Auto-Sueco. É coordenador do Grupo de Utilizadores SAP em Portugal - na área técnica de Basis Components.

É coordenador do livro "ERP e CRM - da empresa à e-empresa - soluções de informação reais para empresas globais".

Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores com Especialização na área de Computadores e Sistemas Digitais pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1989);

Director de Serviços da empresa Guião, SA e responsável pelas Telecomunicações (dados e voz) no Grupo Lisgráfica (que inclui empresas como a Lisgráfica SA, Naveprinter SA, Heska SA, Guião SA, Grafimadeira SA, Videodata SA, Porenvel SA, entre outras);

Docente do módulo "Marketing Relacional e Interactivo" no Programa Avançado de Gestão de Sistemas de Informação (2ª edição) a convite da Faculdade de Economia e Gestão (Pós-Graduações e Formação Avançada) da Universidade Católica do Porto (2002); docente do módulo "CRM-Customer Relationship Management" no IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing) em Matosinhos na Pós-Graduação em e-marketing (2001/2002); formador de dois cursos para executivos de "Marketing Relacional na Internet" para o I.I.R.-Institute for International Research em Lisboa (2001); e docente do módulo "WebMarketing" no Programa Avançado de Gestão de Sistemas de Informação (1ª edição) a convite da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (Pós-Graduações e Formação Avançada) da Universidade Católica do Porto (2000);

Coordenador do livro "Experiências de Internacionalização - A globalização das empresas portuguesas". Coordenador e autor dos livros "ERP e CRM - da empresa à e-empresa - Soluções de informação reais para empresas globais", "Euro e Informática - Guia de preparação informática para a adopção da moeda única", "O Futuro da Internet - Estado da Arte e Tendências de Evolução da Internet" e autor do livro "O Melhor da Internet sobre o Euro"

Comentários dos Leitores
From: Mario Ribeiro
Sent: Thursday, January 18, 2001 7:34 PM

Os meus comentários sobre o livro

Quero felicitar os coordenadores, Engº Jose Augusto Alves e Engº Firmino Silva, por este excelente trabalho, tenho muito orgulho em ter contribuido, ainda que com muito pouco, para um projecto com este tipo de conteúdo.
O texto de introdução está muito bem, encadeado, a Impressão de facil leitura e devidamente espaçada. Os artigos demonstram uma enorme evolução em termos de experiência e "Know How" Nacional.

Os meus parabéns, por esta excelente obra.
Cumprimentos
Mario Pinto Ribeiro

From: Luís Costa
Sent: Tuesday, February 20, 2001 12:12 PM

Exmos Srs.

Somos a First Portuguese - Sociedade Gestora de Patrimónios e adquirimos a publicação por vós editada "ERP e CRM" que cremos ser extremamente útil para a reflexão interna sobre a arquitectura de processos e sistemas de negócios que estamos a implementar.

Luís Gomes da Costa
First Portuguese Group
Administrador Responsável Área de Controlo e Sistemas

From: Paulo de Lencastre
Sent: Tuesday, February 26, 2001

Muitos parabéns pelo livro que, numa linguagem normalmente acessível aos não profundamente iniciados como eu, permite abordar múltiplas facetas do e-business, demonstrando ainda o avanço do know-how português. É um óptimo contributo na compreensão da influência das novas tecnologias da informação nas clássicas práticas da Gestão.

Paulo de Lencastre
Professor Auxiliar
Universidade Católica Portuguesa

From: Artur Agostinho - Oni Solutions
Sent: Thursday, November 08, 2001

Já tive a oportunidade de consultar as linhas-mestras da publicação "ERP e CRM" e fiquei muito positivamente impressinado, aproveitando este facto para o felicitar pelo excelente trabalho desenvolvido (o que, no entanto, não me surpreendeu visto já ter plena consciência dos extraordinários conhecimentos e capacidades do Eng. José Augusto Alves e demais colaboradores).
Perante este facto, já tive oportunidade de propôr a leitura deste livro a outros colegas e amigos potencialmente interessados (por motivos profissionais e/ou pessoais).

Artur Agostinho
Gestor Comercial
Direcção de Grandes Contas e Sector Público
Oni Solutions"

Sent: quinta-feira, 1 de Novembro de 2001

Desde já quero dar os parabéns pela compilação dos diversos artigos em livro pela vossa editora, na minha opinião são bastante interessantes e realistas. Acho que é uma óptima aposta juntarem diversas opiniões e experiências. Facto de nos dar uma visão mais próxima da realidade, origina uma leitura agradável.

Continuem a editar livros neste moldes.

João Paulo Jorge
 

From: Maria João Bobone
Sent: Março 27, 2002

Após leitura do livro em análise e conforme a nossa experiência diária, ficamos com a plena noção que a gestão do relacionamento empresa/cliente e a implementação de uma eficiente plataforma de informação, são sem dúvida dois factores muito importantes e indispensáveis para o sucesso de qualquer empresa.
Organizado e escrito de uma forma bastante acessível, recomendamos este livro a todos quanto pretendem conhecer melhor o processo de implementação de um sistema de ERP e CRM.
Parabéns pelo excelente trabalho e ficamos a aguardar outros contributos que serão, tal como este livro o é, uma importante ferramenta de trabalho.

Maria João Bobone
Directora de Informação
ICEP

From: José Nunes
Sent: Sunday, October 19, 2003

Caros Senhores,
Sou um leitor das vossas publicações.
Recentemente adquiri o vosso livro ERP e CRM.
Faço votos para que continuem a publicar obras portuguesas com tanta qualidade como esta.

José Nunes

Copyright @ 2015, Centro Atlântico, Lda. Todos os direitos reservados. Prezamos a sua Privacidade.