Home » Títulos » Colecção Desafios » Arquitectura de Empresa
Arquitectura de Empresa Arquitectura de Empresa

Autor: Amândio Vaz Velho
Nº Páginas: 528
ISBN: 972-8426-94-1
Dep. Legal: 216.052/04
Preço: 32,95 Euros - Esgotado
Data da 1ª Edição: Set/2004
Colecção: Desafios

. Introdução
. Índice
. CV autor
. Excerto gratuito em PDF
(2,89 Mbytes)
. Comentários dos leitores
   

Introdução

Uma abordagem integral da disciplina Arquitectura de Empresa. Este livro trata do todo das organizações, trata da forma como as partes se devem integrar, trata da interoperabilidade entre as partes. O livro aborda o papel da informação e dos sistemas de informação nas organizações e a forma como processos de negócio e sistemas de informação devem ser arquitectados.

  • Inovador. Inovador em termos do formato. A opção por um misto de livro de texto pautado com quadros dos seminários do autor resultou numa leitura muito agradável.
  • Cativante. A gestão que o autor faz do ritmo da sua escrita, o estilo coloquial e intimista, aqui e acolá entrelaçado com doses apropriadas de humor, inverteu o que poderia ter sido maçudo, dada a profundidade técnica que o tema exige.
  • Valor Acrescentado. O livro não se limita a coligir contribuições de outros. O livro tem contribuições próprias do autor em quase todas as valências da disciplina Arquitectura de Empresa. Desde os conceitos, à metodologia, ao modelo de governação, até à componente de gestão da mudança.
  • Qualidade Técnica. Um livro escrito ao melhor estilo anglo-saxónico. Não existem muitos livros no panorama Português, nas áreas de gestão e sistemas de informação, com uma qualidade e profundidade técnica ao nível dos conteúdos como este exibe. Todos os aspectos da disciplina Arquitectura de Empresa são abordados.
  • Cuidadoso. Vê-se que existiu um esforço profundo para garantir a melhor leitura possível aos leitores. É notório o extremo cuidado que foi posto na preparação desta obra.

Por tudo isso, sem sombra de dúvidas, uma obra de referência.

Índice
00. Prefácio
01. Introdução

Parte I – Ciência da Arquitectura de Empresa

02. O Que se Diz sobre Arquitectura de Empresa
03. O Que É Uma Arquitectura de Empresa
04. O Porquê da Arquitectura de Empresa
05. Onde É Que Precisamos de Arquitectura de Empresa
06. Arquitectura de Empresa Quando: Uma Perspectiva Histórica
07. Enquadramento de Zachman

Parte II – Metodologia da Arquitectura de Empresa

08. Desenho da Arquitectura de Empresa
09. Iniciação
10. Sumário Estratégico-Operacional
11. Arquitectura do Negócio
12. Tecnologias e Sistemas Correntes
13. Princípios de Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação
14. Arquitectura de Dados
15. Arquitectura de Aplicações: Resultados Fundamentais
16. Arquitectura de Aplicações: Princípios de Desenho
17. Fases Terminais
18. Competências Para o Desenho da Arquitectura de Empresa

Parte III – Gestão da Arquitectura de Empresa

19. Regime Político e Governação da Arquitectura de Empresa
20. Conselho Director de Tecnologias de Informação
21. Comité de Arquitectura de Empresa
22. Gabinete de Gestão de Dados
23. Gabinete de Gestão de Benefícios
24. Gabinete de Arquitectura de Empresa
25. Gabinete de Gestão de Programas da Arquitectura de Empresa
26. Gestão da Mudança da Arquitectura de Empresa

27. Conclusões
Notas
Índice de Assuntos

CV autor

Amândio Vaz Velho é Doutorado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Após o doutoramento tem continuado a cuidar da sua formação e voltou à universidade para frequentar, entre outros, os seguintes cursos: Developing Strategy for Value Creation, London Business School, Reino Unido; Managing Complex Organizations In a Complex World, New England Complex Systems Institute, Estados Unidos da América; Managing Information Technology for Business Value, Massachusetts Institute of Technology, Estados Unidos da América; Implementing Information Systems Strategies, Cranfield School of Management, Reino Unido.

Preside ao C4E (Centro de Estratégia, Eficácia e Eficiência Empresarial).

É docente e Chefe de Departamento de Informática no Instituto Superior de Gestão. Leccionou no mestrado em gestão (MBA) da Universidade Católica Portuguesa e em cursos de pós graduação no Instituto Superior Técnico de Lisboa, no Instituto Superior de Economia e Gestão e na Universidade do Minho.

Prestou assessoria para destacadas empresas e organismos públicos. Tem ministrado seminários para largas centenas de executivos e gestores. Quer os conteúdos, quer a comunicação, têm sido extremamente apreciados.

Ultimamente tem-se dedicado ao enriquecimento da gestão com correntes científicas modernas, como teorias da complexidade e das redes, gestão de pessoas com base no desenvolvimento de talentos.

O Prof. Vaz Velho é um dos contribuintes do livro Mestres Portugueses da Gestão (Centro Atlântico, Fevereiro 2004). O livro reúne 16 autores, escolhidos de entre os mais relevantes especialistas portugueses de gestão.

Comentários dos leitores

Send: 2 de Abril de 2005

Este livro pode gabar-se de um grafismo e design bastante bons e torna-se bastante fácil de ler devido ao seu estilo de conversa casual. O autor conta bastantes histórias para ilustrar os pontos que deseja realçar.

O exemplo apresentado da Cooperativa de Fruticultores é bastante útil na medida em que ajuda à compreensão dos factos e passos descritos. Consigo imaginar muitos dos quadros apresentados nas paredes de alguns escritórios como rápida referência para o trabalho do dia-a-dia.

Ana Neves
(Editora do Portal KMOL)