Home » Títulos » Colecção Desafios » 50 Gurus da Gestão para o séc. XXI
50 Gurus da Gestão para o séc. XXI
Encomendar

 

50 Gurus da Gestão para o séc. XXI

Autores: Jorge Nascimento Rodrigues, Jaime Fidalgo Cardoso, Catarina Nunes, Ruben Eiras
Nº Páginas:
544
ISBN:
989-615-016-8
Dep. Legal: 234.739/05
Preço (papel): 27,18Euros
Preço (digital): Não existe em e-book
Disponível: Nov/2005
Colecção: Desafios

Introdução

As tendências contam. Não lhes vire as costas.
Em período de enorme turbulência, a atenção aos sinais e factos inesperados é fundamental.
O Futuro pode ser «lido» mais rapidamente, se estiver prevenido com a sensibilidade para entender as tendências. A voz destes 50 autores presta-lhe esse serviço de valor acrescentado.

[qual é a ideia?]
O principal convite desta colectânea é que o leitor olhe de um modo diferente para os temas do futuro, da geopolítica e da geoeconomia. Algumas das entrevistas são perturbantes – o ciclo geopolítico que vivemos entrou em transição e o futuro é altamente incerto em muitos aspectos, como comenta o principal especialista do tema, George Modelski. Podemos estar a atravessar um período de “Inverno” com inundações e frio de rachar na disputa mundial e no ciclo económico. A alta do petróleo e as guerras locais são apenas sinais. Sinais que muita gente continua a ignorar. A cegueira geoeconómica é ainda um mal, tão grande quanto foi a “exuberância irracional” dos tempos do final da bolha das «dot.com».

[a que ideias dar ouvidos?]
Primeiro do que tudo ao seu sexto sentido – a intuição dos sinais. E para educá-lo leia estes 50 especialistas que fazem do espírito atento a sua diferença.

[por onde começar?]
Pela Introdução, pois fazemos-lhe o «briefing» do que pode encontrar no miolo do livro. Depois, «pique» o autor que lhe aprouver, ou entre no tema que mais lhe agrada – tem cinco à sua escolha: FUTURO – GLOBALIZAÇÃO – INOVAÇÃO – CAPITAL HUMANO – MARKETING.

[como tirar dúvidas?]
É o dicionário mais completo em português, que lhe oferecemos nesta edição. Tem 100 CONCEITOS FUNDAMENTAIS para compreender tudo sobre o management.
 


Os 50 Gurus:

A. Michael Spence
Ahmed Bounfour
Ali Bakhtiari
Andre Gunder Frank
Ashutosh Sheshabalaya
Bengt-Ake Lundvall
Charles Handy
Charles Wyplosz
Colin Campbell
David Chapman
David Lewis
David Norton
David Vogel
Elliot Schrage
Elliott Masie
Eric Bonabeau
Fernando Trías de Bes
Frank-Jürgen Richter
Gary Hamel
Geoffrey Garrett
George Modelski
Hervé Sérieyx
Ira Matathia
Jack Schultz
James Boughton
Jeffrey Funk
José Santos
Kevin Roberts
Luc Soete
Marian Salzman
Martha Barletta
Michael Klare
Michael Walker
Michael Yudin
Mike Longhurst
Nicholas Carr
Peter Senge
Peter Williamson
Quy Huy
Richard Boyatzis
Richard D’Aveni
Richard Katz
Rob Schuyt
Robert Reich
Roger Martin
Sam Hill
Sean Meehan
Steve Hannaford
Steven Levitt
Uday Karmarkar
Yves Doz

Índice

 INTRODUÇÃO


FUTURO
Ali Bakhtiari
O especialista iraniano do ouro negro

Charles Handy
O consultor "pulga" que é marca europeia de conhecimento

Colin Campbell
O arauto do fim da Era do Petróleo

David Chapman
O arauto do "Inverno de Kondratieff"

George Modelski
O "pai" dos ciclos longos geo-políticos

Jack Schultz
O apóstolo da nova «agro-urbe»

Marian Salzman
De olho na espécie

Michael Klare
O especialista de segurança e defesa que fala das novas "guerras por recursos"
 
Peter Williamson
O oftalmologista dos ocidentais míopes

Roger Martin 115
O reitor da futura "luta de classes"
 
GLOBALIZAÇÃO

Andre Gunder Frank
O europeu sempre a contracorrente

Ashutosh Sheshabalaya
O "casamenteiro" dos dois poderes "suaves"

Charles Wyplosz
O reformador do FMI e do G7

Frank-Jürgen Richter
Um viajante da "Rota da Seda", optimista e atento

James Boughton
O historiador oficial do FMI

Richard D'Aveni
O geo-político das empresas

Richard Katz
O olhar da 7ª Avenida sobre o Sol Nascente
 
Steve Hannaford
O observador dos oligonómios
 
Uday Karmarkar
O investigador das «pegadas» da língua

Yves Doz e José Santos
Os "pais" do metanacional
 
INOVAÇÃO

A. Michael Spence
O Nobel da "assimetria"

Elliot Schrage
O inovador da gestão da cadeia de fornecimentos

Eric Bonabeau
O físico teórico-empreendedor apaixonado por insectos
 
Gary Hamel
O senhor estratégia

Geoffrey Garrett
O médico para os maus efeitos colaterais

Hervé Sérieyx
O marginal em secante

Jeffrey Funk
Um americano na Terra do Sol Nascente

Kevin Roberts
O homem de negro, fã do rugby

Nicholas Carr
O desmancha prazeres dos vendedores de TI

Steven Levitt
O economista freak
 
CAPITAL HUMANO

Ahmed Bounfour
O autor da medição do Capital Intelectual das Nações
 
Bengt-Åke Lundvall
O "druida" da flexibilidade funcional
 
David Norton
O inventor de um "cartão de pontos" de gestão copiado do golfe
 
Elliott Masie
O "papa" do e-learning, apaixonado por cavalos

Luc Soete
O céptico do pleno emprego

Peter Senge
O anti- Recursos-Humanos

Quy Huy
O crítico do cinismo empresarial

Richard Boyatzis
O detective das informações negativas

Rob Schuyt
O connoisseur do Borgonha que observa os "precários" de luxo

Robert Reich
O apóstolo do não-trabalho
 
MARKETING

David Lewis
O "papa" do neuromarketing

David Vogel
O crítico da "responsabilidade social"

Fernando Trías de Bes
O ibérico do marketing lateral
 
Ira Matathia
O padrinho dos "prosumidores"
 
Martha Barletta
A pioneira do marketing feminino

Michael Walker
O sénior que convence seniores
 
Michael Yudin
O apóstolo do branded-entertainment

Mike Longhurst
O fotógrafo amador militante do Planeta
 
Sam Hill
O "motard" das tendências

Séan Meehan
O advogado do "regresso ao básico"

100 GRANDES CONCEITOS DE GESTÃO
Activity based costing
Adocracia
Alianças estratégicas
Análise competitiva
Análise custo/benefício
Análise de valor
Análise SWOT
Aprender na prática (action learning)
Avaliação de desempenho a 360 graus
Balanced Scorecard
Barreiras à entrada e à saída
Benchmarking
Brainstorming
Break-even
BRIC’s
Business plan
Cadeia de valor
Canibalização
Capital Asset Pricing Model (CAPM)
Capital intelectual
Capital de risco
Ciclo de vida do produto
Ciclo económico
Círculos de Qualidade
Clusters
Coaching/mentoring
Comércio electrónico
Co-opetição
Core competence
Corporate Governance
Costumer Relationship Management (CRM)
Cross-selling
Cultura organizacional
Descentralização
Diferenciação
Diversificação
Downsizing/delayering
Eco-eficiência
Economias de escala/experiência
Economia do carbono
Empowerment
Empregabilidade
Empresa familiar
Empresa metanacional
Empresa transnacional
Entreprise Resource Planning (ERP)
Equipas auto-geridas
Ética negocial
Excelência
Fidelização de clientes
Franchising
Gestão científica
Gestão da marca (brand management)
Gestão da mudança
Gestão de crise
Gestão do conhecimento
Gestão do tempo
Gestão por objectivos
Globalização
Grelha de liderança
Hierarquia das necessidades
Inteligência emocional
Just-in-time
Kaizen
Keiretsu
Lean production
Learning organization
Lei de Pareto
Lei de Parkinson
Liderança
Marketing-mix
Matriz BCG
Matriz de Ansoff
Missão/Visão
Motivação
Networking
Open-book management
Orçamento base zero
Organização horizontal/virtual
Outplacement
Outsourcing
Pensamento lateral
Planeamento estratégico
Planeamento por cenários
Princípio de Peter
Project management
Qualidade total
Reengenharia
Risk management
Segmentação
Sinergia
Tecto de vidro (glass ceiling)
Teoria dos jogos
Teoria X e Y / Z
Time based competition
Tipping point
Trabalhador de portfolio
Trade marketing
Valor actual líquido
Vantagem competitiva

ÍNDICE TEMÁTICO -100 CONCEITOS


CVs dos autores

Jorge Nascimento Rodrigues, 53 anos, é editor dos portais Janelanaweb.com (lançado em 1995) e Gurusonline.tv (lançado em 2000), colaborador do semanário Expresso, coordenador da Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, e CEO do grupo Adventus. Co-autor dos livros Mestres da Gestão, Mestres Portugueses da Gestão e Mestres da Geração Start-Up, publicados pelo Centro Atlântico.

JAIME FIDALGO CARDOSO, 37 anos, é desde 2005 o responsável da divisão de «custom publishing» do grupo editorial Money Media. Foi director-geral e editorial da First Media que publicava as revistas Ideias & Negócios, Fórum Ambiente, Os Meus Livros e Carteira. De 1994 a 2001 fundou e dirigiu a revista Executive Digest. Foi jornalista da revista Exame durante o ano de 1993 no qual venceu dois prémios. Licenciado em Gestão pela Universidade Católica. Colaborador do Grupo Adventus.

Catarina Nunes, 33 anos, especialista em marketing e publicidade é jornalista no Expresso desde 1999. Licenciada em Comunicação e Jornalismo e pós-graduada em Jornalismo Económico, na Universidade Lusófona, e em Marketing Management no Instituto Superior de Economia e Gestão. Começou na actividade jornalística em 1995, no Diário Económico.

Ruben Eiras, 28 anos, foi colaborador do semanário Expresso de 1999 a 2005, tendo coordenado o caderno de Emprego, e gestor de conteúdos do portal ExpressoEmprego.pt. Colaborou, também, nas revistas Executive Digest, Dirigir e Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. Foi director-adjunto da revista RH-Magazine. É assessor de imprensa do Gabinete do Ministro da Economia e da Inovação e investigador na área de capital intelectual no Centro de Administração e Politicas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP). Licenciado em Sociologia do Trabalho pelo ISCSP. Foi fundador do grupo Adventus.


Comentários dos leitores

Um livro fundamental

Semanário Económico
9 de Dezembro de 2005

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Livro do futuro

Jornal de Notícias
9 de Dezembro de 2005

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se quer saber quais as tendências que ditam a ordem do dia por este mundo  fora está perante um excelente «summary» de muitos pensadores da nossa  época. Detalhe importante: neste livro pode saltar de capítulo em capítulo  sem perder o fio da meada. Ou pura e simplesmente deixar-se ir. Se seguir a  última sugestão cruzar-se-á com conteúdos diversificados e no final será  brindado com um dicionário sobre management.

Expresso, Economia
23 de Dezembro de 2005

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em tempos de incerteza e de forte competição no mercado global, aquilo de  que um gestor e, até, o mais comum dos cidadãos necessitam, é de respostas  para as suas dúvidas e de alguém que os ajude a construir uma visão de  futuro. É aos chamados "gurus da gestão" que cabe uma parcela importante  dessa responsabilidade e, se for possível "escutar" as suas opiniões a  partir de uma só fonte, tanto melhor. O livro agora editado pela Centro  Atlântico visa satisfazer essa necessidade.

Público, Dia D
26 de Dezembro de 2005


 

Copyright @ 2015, Centro Atlântico, Lda. Todos os direitos reservados. Prezamos a sua Privacidade.