Colecção Classicus do Centro Atlântico
  INICIO        OS AUTORES      COMENTÁRIOS/NOTÍCIAS      COMPRAR      CONTACTO  
  
 

O Conto de Vigário
Autor: Fernando Passoa   Prefácio: António Bagão Félix

 
Foto: António Bagão Félix
António Bagão Félix nasceu em Ílhavo, em 1948. Economista, é actualmente Professor Catedrático convidado na Universidade Lusíada, onde rege as disciplinas de Finanças Públicas e Ética. Ministro e Secretário de Estado em vários governos do Portugal democrático nas áreas das Finanças, da Segurança Social, do Trabalho e do Emprego.
Desempenhou também múltiplos cargos em instituições, tendo sido, nomeadamente, vice-governador do Banco de Portugal, administrador nas áreas da banca e dos seguros, Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz e membro de órgãos sociais de várias instituições de solidariedade social. Tem publicados muitos trabalhos e reflexões de âmbito técnico, profissional e religioso e é também autor dos livros Do lado de cá, ao deus-dará e O cacto e a rosa. A sua paixão pela natureza e pelas árvores irá, em breve, traduzir-se em novo livro.
 
foto - Fernando Pessoa
Fernando Pessoa (1888-1935) é considerado um dos maiores poetas de todos os tempos. Ao longo da vida trabalhou em várias firmas como correspondente comercial. Foi também empresário, editor, crítico literário, activista político, tradutor, jornalista, inventor e publicitário, ao mesmo tempo que produzia a sua obra literária. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterónimos (Bernardo Soares, Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos, …).
A produção do mais universal dos poetas portugueses incluía variadíssimos géneros e disciplinas: poemas, contos, crónicas, inquéritos, críticas literárias ou de arte, traduções, ensaios políticos, reflexões estéticas, ensaios e preceitos sobre gestão e negócios, textos publicitários, trabalhos sobre matemática e geometria, registo de patentes de invenção, problemas charadísticos, … com centenas de textos dispersos por livros (Mensagem seria, porém, o único livro editado em vida, em língua portuguesa), jornais e revistas, redigidos nas línguas portuguesa, inglesa e francesa, e uma vasta obra inédita amontoada na sua famosa arca.
 

Uma carta para Garcia
Autor: Elbert Hubbard   Prefácio: Raul Dinis

 
  Foto: Raul de Abreu Diniz
Raul de Abreu Diniz nasceu no Funchal, em 1940. Advogado, é actualmente Professor de Comportamento Humano e Ética nas Organizações na AESE – Escola de Direcção e Negócios, onde é igualmente Presidente da Direcção. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, frequentou o Programa de Alta Direcção de Empresas da AESE. Frequentou igualmente o curso de Strategic Public Sector Negotiation, na John F. Kennedy School of Government (Universidade de Harvard) e o Programa de Doutoramento em Filosofia da Acção e Direcção de Organizações (Universidade de Navarra). Além do ensino, dirigiu várias iniciativas – associativas e cooperativas – de formação e cultura e é solicitado para frequentes conferências, com intervenções nas áreas da sua especialidade – direcção de pessoas, motivação, funcionamento das organizações, liderança e ética. É autor de artigos e comentários em periódicos e revistas.
 
foto - Elbert Green Hubbard
Elbert Green Hubbard (1856-1915) foi um escritor, filósofo, editor e artista americano. Participou, de forma influente, no movimento estético Arts & Crafts. Tendo iniciado a sua vida como vendedor torna-se, em 1892, editor e publicista. Em 1893 funda a Roycroft Press que publica, mensalmente, pequenos ensaios biográficos de pessoas famosas, aos quais junta comentários recheados de sátira. The Philistine é o nome da revista que também publica e na qual é o único redactor. E é nessa mesma revista que, em 1899, surge o famoso texto A Message to Garcia, que elege a perseverança como a maior, e muitas vezes esquecida, das virtudes. Hubbard morre em 1915 num naufrágio e deixa, para a posteridade, 40 milhões de exemplares da sua famosa Carta.
 
         
 

 Copyright ©2011, www.centroatlantico.pt  | Tel. 808 20 22 21

     Centro Atlântico, Lda.