INTERNET 99 - 5º Congresso Internacional de Produtos e Serviços Intra e Internet
O futuro da Internet
Encomende o CD-ROM Internet'99 Congresso Tutoriais Exposição Apresentação Home-Page 5º Congresso Internacional de Produtos e Serviços Intra e Internet
Agentes e o Comércio Electrónico
Alberto Silva Agentes e o Comércio Electrónico
Orador: Alberto M. R. da Silva
A Internet é um espaço vasto, aberto e dinâmico de informação fracamente estruturada. É palco de um número crescente de comunidades de utilizadores e de organizações que estabelecem novas relações, em geral ocasionais, noutros casos mais persistentes e duradouras. Neste contexto, a adopção dos agentes de software parece ser um paradigma bastante adequado à concepção e construção dos futuros sistemas de informação da Internet, em particular nas áreas do comércio electrónico.

A apresentação será predominantemente introdutória e privilegiará a visão do utilizador final em detrimento de uma análise mais tecnológica.

São abordados e exemplificados, entre outros, os seguintes aspectos inerentes ao paradigma dos agentes de software: (1) monitorização de informação; (2) recomendação de produtos e serviços; (3) automatização de tarefas complexas ou rotineiras; (4) filtros de informação; e (5) agentes "casamenteiros". Discute-se as principais forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças que o comércio electrónico suscita a diferentes níveis e segundo diferentes perspectivas.

Por fim, tecem-se especulações/reflexões relativamente às implicações da utilização dos agentes de software no futuro do comércio electrónico na Internet.


CV do Orador
Alberto Silva
Doutorado no Instituto Superior Técnico na Universidade Técnica de Lisboa, onde propôs o modelo de agentes de software como paradigma para o desenvolvimento das futuras aplicações para a Internet.

Além da docência e da consultoria é investigador no Grupo de Sistemas e Serviços Telemáticos do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores.

-Congresso-Home-Page-