9 e 10 de Mar/98
Hotel Alfa Lisboa

4º Congresso Internacional de Produtos e Serviços Intra e Internet
Sala de Inovação - AgentSpace

Uma Infraestrutura para Aplicações Dinâmicas e Distribuídas Baseadas em Agentes

Motivação

Num futuro, não muito distante, o utilizador da Internet, em vez de utilizar ferramentas básicas e primitivas, tais como clientes FTP, News, ou Archie, utilizará uma ou mais aplicações especializadas - agentes - que actuarão em seu nome de modo a realizar as tarefas requeridas. Deste modo a Internet tornar-se-á num espaço aberto de agentes, onde distintos agentes possam "viver", negociar, vender e comprar, serem intermediários no estabelecimento de relações entre outros agentes, procurarem parceiros, resolverem colaborativamente tarefas complexas, etc.

Tendo em conta todos os interesses e actividades emergentes, é de prever que a Internet evolua de um espaço estático com utilização/navegação principalmente directa (por acção do ser humano), para um espaço complexo e dinâmico com um maior número de utilização indirecta (por intermédio da acção dos agentes de software) e um número crescente de interacções entre agentes. Esta visão pode ser perspectivada segundo diferentes pontos de vista:

  • Utilizador doméstico - este possuirá um ou mais agentes (alojados em distintos servidores de agentes), cada qual especializado numa gama de possíveis actividades, tais como: pesquisa e obtenção de informação; notificação de ocorrência de eventos especiais; gestão "inteligente" de correio electrónico; gestão de contas bancárias; compra de produtos; tratamento de questões burocráticas com a administração pública; etc.
  • Organizações (cuja área de negócio não são as telecomunicações) - estas providenciarão um leque de agentes especializados com objectivos e comportamentos bem definidos. Esses agentes serão responsáveis por inúmeras tarefas, tais como: venda e compra de produtos ou serviços; estatísticas e marketing da organização; promoção e distribuição de outros agentes (de nível utilizador final); etc.
  • Organizações de telecomunicações - estas organizações, para além das suas funções existentes actualmente, providenciarão "espaço computacional" para instalação e gestão de agentes. Poderão providenciar serviços de valor acrescentado, tais como, serviços de contabilização, de monitorização; acesso e gestão de bases de dados; conjuntos de (tipos de) agentes prontos a serem instanciados.

Esta visão de "espaço aberto de agentes" sendo adoptada preferencialmente no contexto da Internet, pode com efeito ser também adoptada no contexto dos sistemas computacionais internos de uma ou um conjunto restrito de organizações (Intranets).

Arquitectura do AgentSpace

Os objectivos principais do AgentSpace são o suporte, desenvolvimento e gestão de aplicações dinâmicas e distribuídas baseadas em agentes. Estes objectivos são concretizados através de três componentes integradas conforme ilustrado na figura seguinte.
Diagrama

Ambas as componentes cliente e servidor AgentSpace são executadas sobre um ORB (object request broker) Java - o sistema Voyager da ObjectSpace -, e em última análise sobre a máquina virtual Java (JVM). Ambas as componentes podem ser executadas na mesma, ou em máquinas distintas.

Os agentes são executados sempre no contexto de um AS-Server. Por outro lado, estes interagem com os utilizadores através de applets (específicos ou genéricos) executados no contexto de clientes Web.

O servidor AgentSpace (AS-Server) é um processo Java, de múltiplas actividades, no qual os agentes são executados. O AS-Server providencia vários serviços, designadamente: i) criação de agentes/locais de execução; ii) execução de agentes; iii) persistência de agentes; iv) controlo de acessos; v) suporte à mobilidade e comunicação de agentes; vi) geração de identificadores únicos e globais; e vii) opcionalmente uma interface (shell) simples de gestão/monitorização.

O cliente AgentSpace (AS-Client) permite a gestão e monitorização de agentes e de outros recursos existentes. O AS-Client é constituído por um conjunto de applets Java, armazenados na máquina do AS-Server, permitindo uma adequada integração com a Web, oferecendo a qualquer utilizador da Internet, salvaguardando questões de controlo de acessos e de segurança, a possibilidade de facilmente gerir os seus próprios

A API AgentSpace (AS-API) é um package de classes e interfaces Java, que definem as regras de como escrever (classes de) agentes. Em particular, a AS-API suporta o programador na construção de: i) classes de agentes que são criadas e armazenadas no AS-Server para posterior utilização; e ii) classes de applets específicos de forma a providenciar-se uma interface de utilizador para agentes remotos.

Para mais informação, contactar:
INESC, Rua Alves Redol, 9, 1000 Lisboa


InovaçãoHome Page